Descubra como equipar a área externa de um condomínio

Existem vários ambientes que devem ser muito bem elaborados durante a concepção de um condomínio, de forma a fornecer o máximo desempenho em segurança, praticidade, funcionalidade e, claro, economia.

Por isso, as alternativas na hora de construir os pisos e revestir áreas externas variam muito, ainda mais com os avanços constantes nos setores da construção civil e da decoração de áreas de lazer.

No artigo a seguir, acompanhe algumas tendência no segmento e saiba como as opções voltadas para instalação de coberturas, portões e revestimentos do piso podem fazer toda a diferença na composição final, tanto no aspecto estético quanto na segurança e na durabilidade das estruturas.

Cobertura

Sejam de policarbonato, lona ou alumínio, os toldos são extremamente importantes, pois oferecem o máximo de proteção contra os efeitos nocivos do sol e também de interferências como impactos variados e quedas d’água.

Por isso, são responsáveis por filtrar a luz do sol e, assim, controlar não apenas a luminosidade, mas também a temperatura nos ambientes onde são instalados.

Os tipos podem variar de acordo com o tipo de material do qual o toldo é feito, mas eles também se diferenciam pelo sistema de instalação, pelo tamanho, pelo mecanismos, etc.

 Dessa forma, é possível encontrar opções que vão do famoso Toldo Articulado ao tipos embutidos.

Cada modelo tem uma forma de ser melhor utilizado e precisa contar com uma instalação de qualidade, evitando prejuízos e graves riscos de lesões no futuro.

Desse modo, o uso inadequado e a negligência durante a instalação dessas estruturas pode ser extremamente prejudicial para condomínios que buscam oferecer o máximo em proteção e impacto visual aos seus residentes.

Dentre os principais tipos, estão:

  • Toldos enroláveis;
  • Toldos móveis retos;
  • Toldos embutidos;
  • Toldos fixos;
  • Toldos retráteis;
  • Toldos de braço articulado.

Além de proteger, esse produto fornece uma ótima possibilidade de composição decorativa.

Além disso, alguns modelos, como o articulado, são extremamente fáceis de instalar e bonitos depois de aplicados.

É possível, portanto, fazer a escolha de acordo com a demanda do local, sempre optando por materiais de qualidade certificada e boa procedência junto às fornecedoras.

Portões

portão de ferro é extremamente eficaz e seguro pois é constituído desse material extremamente resistente a diversos tipos de impacto.

Mesmo os mais fortes e insistentes, sem falar em sua alta durabilidade, proporcionando que a peça dure muitos anos sem que haja a necessidade de ser reposta ou substituída.

Existem diferentes tipos de materiais, tamanhos e formatos que podem ser utilizados na composição dos portões.

Pode-se dizer que este é extremamente importante para a proteção dos condôminos e também para um efeito estético agradável.

Nesse sentido, o Portão metálico é muito indicado por apresentar vantagens como o núcleo de poliestireno, que aumenta a resistência e diminui efeitos de impactos.

Além disso a qualidade térmica do portão também se eleva com esse tipo de composição.

Outros benefícios de utilizar estruturas de metal em áreas restritas do condomínio é que elas são leves, sua manutenção é de baixo custo.

A alta performance é garantida e o material não oxida, ou seja, não se sofre com as reações do ambiente externo, tornando-se muito mais durável.

O mais importante, no entanto, é avaliar a combinação de impacto visual com resistência, pois os ambientes devem ser compostos por elementos que conseguem criar a harmonia adequada e possibilitem que os usuários se sintam aconchegados.

Levando mais qualidade de vida não apenas pelo efeito na segurança do condomínio como também no seu potencial estético.

Pisos

Os pisos são uma das preocupações mais importantes quando o assunto é proporcionar um ambiente agradável e que possa oferecer segurança máxima sem comprometer o devido impacto visual que deve causar nas pessoas que ali transitam e residem.

Por isso, existem diversas alternativas no setor que são voltadas para a união entre praticidade e alta proteção, de forma que muitos modelos diferentes conseguem cumprir as demandas nesse sentido.

Para obter ainda mais desempenho, escolher o piso antiderrapante é a melhor solução.

Entre suas principais vantagens está que ele impede o risco de quedas por meio do uso de materiais que evitam que as pessoas escorreguem, por exemplo.

Dessa forma, diferentes materiais podem ser utilizados com esse objetivo, seja na construção de garagens, rampas de acesso ou saguões.

Dentre eles, estão:

  • Cerâmica;
  • Pedras;
  • Piso emborrachado;
  • Cimento;
  • Cimento queimado;

Além disso, existem variações de textura que podem combinar mais com cada ambiente, de acordo com a composição estética planejada.

O mais importante na utilização de qualquer item mencionado aqui é a procedência dos produtos e a garantia de um alto desempenho.

Evitando transtornos no futuro causados pela instalação inadequada ou pelo uso e materiais que não apresentavam resistência e durabilidade.