O setor da construção civil oferece uma série de recursos que tornam as estruturas não só mais seguras como também mais confortáveis e otimizadas, de modo que é possível utilizar os espaços sem transtornos e garantindo a devida durabilidade, que é tão importante nas edificações.
Por isso, vale a pena conhecer algumas técnicas que envolvem procedimentos como a impermeabilização estrutural, o que é necessário em diversos caso.
Isso sem falar na obediência às legislações vigentes no setor, que devem ser levadas em conta desde a elaboração do projeto.
No artigo que você confere a seguir, saiba mais sobre alguns aspectos que não podem ser deixados de lado quando estamos falando da composição estrutural de edifícios e até mesmo de residências, em especial aquelas que contam com espaços destinados à instalação de piscina.
Tudo começa no projeto
É impossível garantir que uma edificação ofereça toda a estabilidade estrutural, a funcionalidade cotidiana no seu uso depois de concluída e a segurança obrigatória sem que essas sejam demandas que sejam levadas em conta desde o começo.
Por isso, é necessário se atentar para todos os detalhes logo na elaboração do projeto, o que pode ser feito por meio de um Projeto de fundação.
Esse projeto é responsável por definir de forma esclarecedora e precisa todas as demandas relacionadas com a transmissão de cargas provenientes da edificação ao solo.
Por isso, apenas profissionais com a devida capacitação e especialização nessa área podem elaborar esse documento, o que deve ser feito juntamente com o projetista estrutural da construção.
Por meio de uma planta de cargas, é possível saber quais serão as cargas que exercerão peso contra o solo e contra a própria estrutura, de modo que é possível adaptar todo o projeto de acordo com esses dados, garantindo resistência e segurança.
Assim, o engenheiro responsável também consegue definir de forma assertiva todo o planejamento de contenção que se faz necessário em cada caso.
O Projeto estrutural residencial é também de extrema obrigatoriedade, de modo que as residências também possam contar com toda a segurança que uma construção exige para não oferecer nenhum tipo de risco depois de ser concluída ou até mesmo durante a realização dos procedimentos dentro do canteiro de obras.
Impermeabilização
A impermeabilização, tanto de áreas que lidam diretamente com grandes níveis de armazenamento de água (como o local em que será instalada uma piscina) ou em terraços (que acumulam água da chuva em alguns casos), também é indispensável.
Dessa forma, é importante conhecer algumas alternativas oferecidas pelo setor da construção civil de forma a promover mais qualidade estrutural.
A Impermeabilização de piscinas com manta asfáltica é uma das técnicas mais utilizadas pois esse é um material que consegue reter todo o líquido sem deixar que ele se infiltre na estrutura e, com isso, provoque danos que podem gerar problemas na edificação e até mesmo acidentes graves.
Entre os maiores perigos que são evitados por meio desse processo, podemos destacar:
- Desgastes, trincos e fissuras;
- Proliferação de fungos;
- Corrosão das armaduras;
- Deterioração do concreto;
- Descascamento da pintura.
Já quando estamos falando da Impermeabilização de terraços, que também é fundamental, precisamos levar em conta que, em primeiro lugar, vale a pena investir na aplicação de uma argamassa de qualidade na laje.
Além disso, deve ser feito um declive, para que a água possa escorrer adequadamente sem ficar acumulada na estrutura, o que geraria problemas de umidade e suas consequências.
Por esse motivo, a aplicação de uma manta que reveste a área é de extrema importância, geralmente constituída de PVC ou mesmo de borracha.
Isso porque esse material que vai garantir que, assim como no caso das piscina, a água não se infiltre na estrutura, causando danos de alto nível de periculosidade para a segurança e a durabilidade da edificação.
Individualização em apartamentos
A Medição Individualizada de água em Apartamentos é uma demanda inegável e que deve ser feita de forma qualificada, evitando transtornos para os moradores de um condomínio, por exemplo.
Isso porque cada morador deve pagar apenas pelo que consumiu com relação à distribuição de água pelas concessionárias, de modo que é necessário haver um controle preciso do uso de cada apartamento.
Sendo assim, é indispensável que a Medição Individual de água em Apartamentos seja feita de forma correta, o que é possível por meio de medidas cautelosas e especializadas durante a realização dos procedimentos construtivos.
O mais importante é sempre utilizar técnicas comprovadamente eficazes e materiais que confiram todos os benefícios esperados, sem falar na mão de obra qualificada, gerando mais segurança, rentabilidade e satisfação.