Os serviços de topografia são usados para indicar a localização e fazerem o mapeamento das características da superfície de um terreno.
Além disso, é por meio do levantamento topográfico que é possível medir e mostrar o formato, a configuração, alívio e demais características tridimensionais que envolvem o solo na criação contornos.
Uma outra função do serviço de levantamento é realizar o detalhamento da natureza do local, como árvores e rochas, além de identificar as artificiais, como edifícios, muros de contenção, ruas, calçadas, etc.
A partir do levantamento topográfico, é produzido um mapa que também possui informações das linhas de limites exatas, sendo usadas em casos de possíveis contratempos. O georreferenciamento é um processo obtido por meio do levantamento topográfico.
O mapa topográfico é fundamental para que a obra seja executada de forma segura, evitando erros ou desastres ocasionais.
Além disso, o documento que é feito como resultado do levantamento topográfico fornece dados que ajudam a estipular o quanto será gasto na obra. O governo exige que algumas obras façam o levantamento topográfico de forma obrigatória, como é o caso de:
Construção de novas casas;
Construção de calçadas;
Realização de melhorias rodoviárias;
Construção de pontes;
Construção de sistemas sépticos;
Construções de barragens.
Caso algum local apresente algum problema em sua área natural, é com base no levantamento topográfico que eles vão poder ser detectados.
O mapa topográfico faz a indicação dos retrocessos de limites ou dos recursos existentes da natureza para que seja possível fazer uma nova edificação.
Por isso, é considerado como um instrumento de trabalho fundamental para os engenheiros e arquitetos possuírem, em mãos, todas as informações que são necessárias para fazer um novo projeto. Antes de começar a obra, esse documento deve estar pronto.
Para que serve a perfuração de poços
Por meio de uma sonda de perfuração, é possível realizar a perfuração de poços, ação necessária principalmente nas indústrias de petróleo e gás.
Uma broca fixada a uma coluna de perfuração é forçada e rotacionada em direção às rochas. Essa coluna de perfuração possui comandos, que são os tubos de paredes espessas, tubos de perfuração e os tubos de paredes finas.
Enquanto a rocha é perfurada, são formados cascalhos que são removidos por meio da injeção de fluido de perfuração ou ainda por meio da lama para escoamento dos resíduos por meio do anular do poço.
Esses resíduos são formados por fragmentos de rochas perfuradas e são enviados, posteriormente, para a análise de geólogos que conseguem ver de qual profundidade foi realizada a retirada.
Se os perfis das rochas encontrados em poços perfurados de uma mesma área forem comparados, dá para se ter uma visão tridimensional da sequência de rochas existentes naquela determinada área.
A lama de sondagem originada pela sondagem mista também impede que a água subterrânea, o gás ou o petróleo que podem ser encontrados deixem as rochas em que estão localizados, chegando à superfície enquanto ocorre a perfuração.
No entanto, caso isso ocorra mesmo com a existência da lama, alguns dispositivos que são instalados no poço conseguem fazer com que a lama não seja jorrada para fora do poço.
Qual é a função do rebaixamento de lençol freático
O rebaixamento de lençol freático tem, como principal função, facilitar o processo de escavação e de construção de estruturas que ficam abaixo do nível da água.
Contudo, é um procedimento que precisa ser feito com cautela para evitar danos às redondezas. Para construir novos empreendimentos, muitas vezes é necessária fazer escavações para executar garagens subterrâneas.
Quando os andares que ficam abaixo do térreo chegam a atingir o lençol freático, é preciso fazer o rebaixamento para que a água esgote.
Normalmente, essa técnica é feita no local da construção, mas, em alguns casos, ela pode atingir vários metros de distância, sendo necessária a sua realização em outros locais da vizinhança.
Para saber qual é o melhor método de rebaixamento, é fundamental fazer a análise do solo.
O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo por meio do qual o órgão ambiental concede a autorização da localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e outras atividades que vão utilizar recursos ambientais.
Sua principal função é administrar as atividades que podem, ocasionalmente, causar poluição ou degradar o meio ambiente. Dessa forma, ele é um instrumento fundamental de gestão da Administração Pública, pois ele controla as atividades humanas que podem interferir no meio ambiente.