Preocupado com o que é necessário para construir a sua empresa?

Fazer os próprios horários, ser o próprio chefe e obter um retorno financeiro maior. Estes são alguns dos motivos que fazem com que boa parte dos brasileiros sonhe em abrir um negócio.

Contudo, o caminho para tirar o projeto do papel não é nada fácil.

O primeiro obstáculo é a legislação do país, tida como amarrada pelos especialistas: a formalização do negócio só acontece depois de muita burocracia.

Por conta disso, recomenda-se que todos os empreendedores façam o trâmite assessorados por um profissional da área, como um contador.

Isso, porém, não é tudo: em qualquer lugar do mundo, começar um negócio exige muita pesquisa e planejamento.

Um dos momentos mais delicados é a escolha do ponto ou do escritório onde a empresa vai funcionar, tendo em vista que essa é a imagem que proporcionará a primeira impressão do estabelecimento, à clientes e colaboradores em potencial.

Confira a seguir alguns itens imprescindíveis – mas nem sempre lembrados – ao construir a sede de uma empresa:

  1. Objetos de organização

Estabelecimentos de comércio precisam de um lugar para organizar o estoque. Prestadores de serviço, muitas vezes, usam certas matérias-primas.

Tudo isso tem que ser organizado, em prol tanto da eficiência quanto da imagem do negócio.

Uma ótima maneira de fazer isso, é contar com algum tipo de estrutura metalica.

 Usando barras de materiais de metal, é possível construir prateleiras sob medida, conforme as necessidades do negócio.

  • Esta opção apresenta várias vantagens. Entre elas, estão:

  • Versatilidade;

  • Durabilidade do metal;

  • Possibilidade de adaptar a mobília caso seja preciso;

  • Facilidade para montar e desmontar.

Para investir nesse serviço, deve-se procurar uma empresa que trabalhe com montagem de perfilados e conferir as soluções por ela oferecidas.

  1. Itens de conforto ambiental

A decoração e o conforto proporcionados por um ambiente comercial, são mais importantes do que muitas pessoas imaginam.

Em primeiro lugar, já está comprovado que, quando funcionários trabalham em um local bem projetado, com ar condicionado, decoração agradável e poucos ruídos, eles são mais produtivos, o que significa uma empresa mais desenvolvida.

Em segundo lugar, o profissionalismo emanado pelo local onde funciona um negócio, tem muita influência sobre a maneira como os clientes veem o local.

Novamente, um escritório bem projetado, com itens de conforto, demonstra a dedicação e a seriedade dos proprietários com o seu negócio.

Consequentemente, a imagem do estabelecimento sai ganhando.

Portanto, por mais que algumas pessoas os tenham como algo supérfluo, objetos que proporcionem conforto ambiental são importantes para que ao local pareça mais profissional.

Além disso, é fundamental que eles sejam instalados de maneira igualmente profissional, como no caso da instalação de ar condicionado fujitsu, que deve ser feita com mão de obra especializada.

  1. Itens de segurança

Contudo, de nada adianta que o ambiente de uma empresa seja confortável, se ele não for seguro.

Para evitar problemas que comprometam a integridade de quem circula pelo local, os próprios órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros e a Sabesp, estabelecem normas e têm a obrigação de fiscalizá-las.

No caso dos Bombeiros, há uma série de regras a respeito da prevenção e combate a incêndios, tanto que o órgão só confere o alvará de funcionamento à empresas que funcionem em imóveis que as obedeçam.

Entre as regulações, estão a presença de itens como:

  • Extintores de incêndio;

  • Portas corta-fogo;

  • Sinalização de emergência.

 

Há, ainda, outros elementos de proteção que não são lembrados, como a caixa para hidrômetro.

Como o seu próprio nome diz, sua função é proteger este aparato, que tem como objetivo mensurar o consumo de água por parte do imóvel.

Vale ressaltar que cada empresa de distribuição local, tem certas normas e padrões para este objeto e que elas devem sempre ser cumpridas.

Por exemplo: imóveis no estado de São Paulo, devem contar com uma caixa para hidrometro padrão Sabesp.

Por fim, outro elemento de segurança fundamental em estabelecimentos comerciais, é um sistema pára-raios (SPDA).

Instalado em edifícios altos e/ou com grande circulação de pessoas, ele evita que eventuais descargas elétricas cheguem até a estrutura da edificação, o que pode prevenir desde problemas elétricos a incêndios.

Assim como os demais itens de segurança, sua instalação deve ser verificada por um engenheiro responsável, que também ateste que o item obedece a todas as normas de segurança.