Construindo a sua casa sustentável

Cada vez mais a preocupação com o meio ambiente cresce e é incorporada aos empreendimentos urbanos.

Com a crescente mudança climática, a poluição do ar, das nascentes fluviais e também o desperdicio de agua, esse anseio por preservar o meio ambiente têm se tornado fator importante na hora de projetar casas e edificações.

O intuito é que elas tenham o compromisso com a preservação ambiental e com uma vida mais ecologicamente consciente, sem deixar que se perca a praticidade, o conforto e a segurança que a modernidade nos oferece.

Você também tem o desejo de construir sua casa com um sistema sustentavel?

Para isso, separamos algumas dicas pra você que deseja incorporar métodos ecologicamente corretos em sua construção, fazendo com haja uma melhor economia financeira e também consciência ambiental para o seu lar e quem ali mora.

Por isso, continue sua leitura e saiba mais sobre a sustentabilidade em casas e apartamentos. Veja como você pode fazer de seu lar, um local mais sustentável e ecologicamente correto.

A casa sustentável

O conceito de casa sustentável é baseado em uma diversidade de ideias que trazem a ecologia para a residência.

Estão incluídas nesse conceito desde construções bioclimáticas até uma melhor aplicação de técnicas e métodos que trazem maior economia de energia, o reaproveitamento de materiais e o uso de ingredientes que trazem baixo impacto para a natureza.

A adoção desses métodos sustentáveis em casa, aumenta o conforto e o bem-estar de quem ali irá residir, além disso, eles reduzem riscos e valorizam o imóvel.

Também é possível trazer a economia para a construção e que consiga ter menores custos de manutenção na residência. Vejamos agora, alguns itens a serem adotados para que se tenha uma casa verdadeiramente sustentável.

Sistema de coleta de água da chuva

A água é um bem inestimável. Usamos ela para uma infinidade de coisas e só estamos vivos por causa dela. Por questões de desperdício e pelas mudanças climáticas, o alerta sobre a falta de água é evidente; além disso, seu custo tem crescido cada vez mais.

Tudo isso implica em se buscar soluções econômicas de armazenamento e utilização dela.

A coleta de água da chuva em reservatórios específicos é uma boa opção. Ela pode ser usada em atividades cujo o uso de água em forma potável não seja fundamental, como em casos de descargas ou na limpeza de objetos e locais da casa.

Em síntese, esses sistemas trazem consigo:

  • Economia financeira;

  • Economia de água potável;

  • Garantia de água em períodos de racionamento;

  • Maior autonomia no consumo de água.

Captação de luz solar

Eficiência e autonomia energética é um dos pontos positivos que a casa sustentavel traz. A captação de luz é um método ecologicamente correto que busca, por meio de placas especiais, captar a energia provinda do Sol.

Essa energia, pode ser utilizada para o sistema de iluminação interna das residências ou mesmo para aquecer a água do banho, por exemplo.

Não é só para a captação de energia elétrica que deve se estar atento. Os projetos de construções sustentáveis devem buscar a melhor otimização e aproveitamento da luz natural, que incide em boa parte do dia por meio de frestas e janelas bem planejadas.

Telhado verde

Basicamente, o item se refere a técnica de impermeabilização da área de cobertura da casa, para que posteriormente ela possa receber solo fértil e vegetação, criando assim uma área de jardim suspenso em cima da habitação.

Essa opção faz com que se reduza a incidência térmica na moradia.

O entorno

Além dos elementos citados acima, para se concretizar o plano de ter uma casa sustentável, é interessante que se pense num lugar apropriado para a construção da moradia, de preferência longe de áreas de preservação de mananciais.

Isso deve ser pensado para que não haja nenhum impacto negativo à natureza. Outra característica que deve ser observada é a facilidade de acesso, passível do uso de transporte público e que não tenha a urgente necessidade da utilização diária de carros.

Uma casa devidamente sustentável traz enormes benefícios, não só para o morador, mas também para a comunidade do entorno e todo o meio ambiente.

É importantíssimos termos iniciativas como essa, para que a urbanização e a modernidade continuem avançando, porém, com a devida consciência ambiental.

É importante  salientar que fazemos parte da natureza, por isso é nosso dever resguardá-la de perigos, desperdícios indevidos, impactos negativos e uma série de outros fatores que a urbanização pode causar.