A tecnologia do VR (virtual reality 360), faz parte do processo BIM, sigla em inglês “Building Information Modeling”, que significa Modelagem de Informações para a Construção, proposta que faz com que a construção possa ser executada corretamente.
Essa tecnologia permite caminhar virtualmente por todo projeto de arquitetura e, isso tem sido uma grande tendência ao querer visualizar os espaços das edificações que ainda não foram construídas fisicamente.
Claro que o projeto pode contar com as tradicionais maquetes, no entanto, algumas empresas/ escritórios de arquitetura e grandes incorporadoras já investem em distintos portfólios feito em vídeos 360.
Essa tecnologia VR está interligada com o processo BIM, uma técnica usada pela engenharia para representar digitalmente o processo de construção, no qual visa facilitar a troca e a interoperabilidade da informação/ dados em formato digital, como se fosse a própria construção, porém apresentada de forma virtual.
O BMI abrange na tecnologia VR:
- Geometria;
- Relações espaciais;
- Informações geográfica;
- Quantidade e propriedade construtivas dos componentes.
Ele pode ser usado também para demonstrar todo o ciclo de vida da construção e, incluindo, os processos construtivos e etapas de instalação.
Esse método também possibilita realizar um tour virtual, do qual transmite rapidamente os conceitos arquitetônicos, proporcionando assim a sensação de realidade ao indivíduo.
As construtoras e incorporadoras perceberam que simulando a construção com a realidade virtual, conseguem saber com exatidão como ela será futuramente.
Outro aspecto importante para as construtoras de arquitetura, é que por conseguirem visualizar o projeto, isso ajuda a reduzir substancialmente os erros que podem acontecer no processo de construção.
A realidade virtual vem mostrando cada vez mais aplicações diversas, incluindo a engenharia. As percepções como a estética, tem o funcionamento na dinâmica dos espaços, desenvolvendo assim melhores técnicas para imersão virtual.
Conheça mais sobre realidade aumentada na construção civil
Muitas empresas ao redor do globo que mexem com software destinado a engenharia civil aproveitam novas possibilidades oferecidas pelos equipamentos de: realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista para completar a produtividade nas construções civis.
A realidade aumentada serve em quase todas as fases da construção, garantindo uma medição nas dimensões de um espaço ou estrutura.
A praticidade dessa tecnologia é apresentar aos futuros compradores o imóvel já mobiliado, ou seja, consegue desenvolver uma simulação para auxiliar e até reduzir alguns custos operacionais. Modelos de Informação da Construção (BIM) também podem ser utilizados dessa maneira.
Essa tecnologia permite checar estruturas, fazer ajustes, correções e até melhorar a precisão dos cálculos. Por causa da interatividade da realidade aumentada, suas aplicações podem até agregar traços de gameficação (games).
Também é possível realizar o compartilhamento de experiências entre os usuários. Independentemente do software escolhido, a execução da construção civil é transformada pela realidade aumentada.
Conheça mais sobre o VR óculos
Um dos equipamentos que pode ajudar a transformar os ambientes em realidade virtual é o VR oculos, que, apesar do seu pequeno tamanho, precisa de alguns elementos para seu funcionamento, como ter um hardware poderoso, ou seja, precisa ter um computador que possa suportar sua capacidade de uso.
Outro aspecto desse objeto é que ele pode ser oneroso se for um top de linha. O seu preço pode variar acima de R$799, no entanto, é possível encontrar fornecedores com preços mais acessíveis.
O VR óculos é uma tecnologia revolucionária, pois seu visor de 360° é dividido por dois, permitindo uma sensação de imersão sem igual, mudando completamente a forma e a experiência de jogar, pois o jogador não assiste mais ao jogo e, sim, participa dele.
A imersão 3D pretende ser ainda maior com tecnologia do áudio binaural nos headsets, do qual consiste em reproduzir e capturar o som da mesma maneira que ouvidos humanos.
Essa gravação ocorre com dois microfones, dos quais são colocados um em cada lado da cabeça, resultando em um som tridimensional.
Além dos óculos, há outros equipamentos disponíveis no mercado que podem ajudar a agregar mais capacidade na realidade virtual como aplicativos de smartphones, headsets, entre outros.
Procure um especialista e saiba mais sobre realidade virtual e todos os seus benefícios que ela pode oferecer, seja no campo de games como no campo da vida real.
Para obter mais informações a respeito de tais recursos, basta contatar profissionais especializados para compreender de forma simples e clara.