Conhecendo mais sobre o levantamento planimétrico

O levantamento planialtimétrico é uma avaliação estrutural de todo um ambiente a fim de entender quais são as elevações, depressões, dificuldades, facilidades e demais dados que podem ajudar no projeto de construção de algum local.

Esse levantamento normalmente é consolidado em um documento que facilitará de forma ampla a aplicação de um projeto personalizado para aquele terreno.

Esse levantamento conta com diversas técnicas para captar as informações sobre o terreno para, assim, compor o documento.

Durante este artigo você irá conferir como funcionam algumas dessas técnicas, além de entender um pouco sobre a avaliação ambiental e como investir na segurança de quem executará a construção de um projeto.

Como é feito o levantamento?

O levantamento topográfico planimétrico só pode ser feito por um profissional qualificado e que possua cadastro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) que utilizará diversas ferramentas para realizar a medição do local, entendendo as distorções que a geografia do local apresenta.

Esse procedimento é executado com equipamentos que possuem sensores capazes de identificar as nuances do solo mesmo sem ter contato direto com ele, fazendo assim uma avaliação muito mais rápida e precisa.

A topografia com drone, por exemplo, é a mais popular atualmente. Isso acontece porque o drone é um dispositivo que pode fazer diversas manobras e permite a adaptação dos sensores para que ele possa identificar os defeitos geográficos do local.

Qual a finalidade?

Identificar essas distorções do ambiente fará com que o plano de construção do edifício naquele local aconteça de forma muito mais rápida e segura.

Para se ter uma ideia, caso exista a necessidade de assentamento de certas áreas esse procedimento será efetuado com precisão, evitando qualquer perigo de deslizamento ou de que essas distorções possam influenciar na estrutura do edifício depois de pronto.

Estes dados são muito específicos e, na maioria das vezes, contam com informações como inclinação, posição real do norte (dado muito importante para algumas decisões que podem ser tomadas antes da construção), os perímetros e muitos outros dados técnicos.

Verificando a questão ambiental

Além da preocupação geográfica é claro que existe a questão do meio ambiente. Qualquer tipo de indústria produz resíduos que podem fazer mal para o meio ambiente, principalmente se não houver o descarte correto desses resíduos.

Sendo assim, o monitoramento ambiental serve para identificar toda a vegetação presente no local em que a edificação será construída de modo a identificar se o objetivo do empreendimento não afetará de forma grave a vida vegetal daquele local.

Mais ainda, esse laudo levará em conta quais são as principais funções do empreendimento, quais resíduos serão produzidos, como serão descartados e se utilizam produtos tóxicos.

Essa avaliação é minuciosa e, caso for identificado a viabilidade do projeto, serão emitidos os documentos reconhecendo que a implementação daquela indústria naquele local não será prejudicial para o meio ambiente e para a vida nativa daquela região.

Equipamentos de segurança para a construção

Após toda a avaliação da parte geográfica e da viabilidade ambiental da construção, é hora de investir na segurança de quem irá realizar a construção de toda a estrutura.

Confira alguns equipamentos que ajudam a manter esses profissionais seguros:

1. Botas

As pessoas que irão trabalhar na obra de construção do edifício irão circular no meio de diversos maquinários pesados e, por conta disso, estarão sujeitos a esbarrar ou ter choques com partes pontiagudas ou muito pesadas.

Nesse contexto, as botas de segurança do trabalho são essenciais nesse momento, garantindo a resistência adequada contra choques e impactos.

Esse pode parecer um equipamento básico, mas pode evitar acidentes graves. Outros equipamentos que precisam ser usados em um ambiente de construção são:

  • Capacetes;

  • Luvas;

  • Protetores auditivos;

  • Coletes.

Para escolher esses equipamentos é preciso entender quais serão os principais riscos que essas pessoas estarão sujeitas no local para prevenir os riscos da forma mais adequada possível, preservando sempre a saúde dos colaboradores.

Óculos EPI

O uso dos óculos de segurança epi devem ser feitos em todos os ambientes da construção pois a poeira que é emitida de diversos processos podem trazer graves problemas oculares para os colaboradores. Além disso, em obras é muito comum o uso de maquinários de corte que emitem faíscas que, em contato com os olhos, podem causar um acidente muito grave.

O uso desses equipamentos será sempre a melhor opção para precaver os colaboradores de possíveis acidentes que, em alguns casos, podem ser fatais.