Conheça os benefícios da cinta em obras

A cada dia nas áreas industriais a demanda por métodos inovadores para movimentação de carga aumenta, para isso, é necessário itens que unam segurança, estabilidade e custo-benefício.

O ramo de construção civil é um dos que mais necessita desse tipo de aparato, seja para elevação de carga ou amarração de peças e objetos.

Para responder a essa demanda alta, o mercado criou diversos produtos de proteção dos mais variados tipos de materiais, vamos abordar neste artigo um desses materiais em específico, que são as cintas.

EPIs

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) estão cada vez mais presentes em várias indústrias, isso porque garantir a segurança do ambiente e também das pessoas ali presentes se tornou uma prioridade máxima. Esses equipamentos geralmente são:

  • Botas;

  • Uniformes;

  • Sinalizadores;

  • Luvas.

Como o próprio nome sugere são utilizados para proteção individual, mas como a segurança é uma prioridade as indústrias estão optando sempre por métodos que garantam a segurança estrutural para o seu negócio e também a proteção dos seus colaboradores.

Nesse cenário, para potencializar a segurança e ampliar a área de construção civil, surgiram as cintas. Vamos entender um pouco melhor sobre a aplicação de cintas em obras e o porque tem sido um material tão dissuadido assim no mercado.

Cinta para carga

A cinta para carga é popular em muitos setores, principalmente os que possuem muito contato com materiais e maquinários pesados.

Realizar a elevação ou movimentação desses aparatos pode ser um procedimento muito difícil, principalmente por se tratar de materiais com um valor alto e que demandam uma atenção extrema.

Esse tipo de cinta que normalmente é feita de poliéster e foram criadas para substituir os cabos de ferro que faziam essa tarefa anteriormente.

Esse tipo de material apresenta mais maleabilidade e confiança para se adaptar a certos produtos, principalmente por não gerar atrito que danifique o item.

A cinta para elevação de carga conta com variados modelos e cada um possui uma aplicação muito específica, antes de escolher alguma, é necessário ter uma completa noção da demanda de produtos para realizar a elevação.

Essas cintas seguem um padrão de normas para garantir maior segurança. Esse tipo de cinta para elevação deve sempre ser um pouco mais elástica que as demais, garantindo assim a adaptação ao “molde” de cada peça que sofrerá a elevação.

Cinta de amarração

Diferente do tópico anterior, a cinta de amarração de carga é a responsável, como o nome já diz, por amarrar um conjunto de carga para que elas trabalhem em conjunto sem apresentar problemas estruturais e entregando uma melhor solidez.

A escolha do tipo desse material se dá pelo modelo de produto que deseja realizar a elevação, se for um item mais pesado é recomendado uma cinta mais larga e mais grossa, em caso de materiais mais leves e delicados, as peças mais finas e que possam literalmente “amarrar” o produto são mais aconselháveis.

Em caso de interesse saiba que a cinta de amarração de carga preço é acessível e de fácil localização no mercado, podendo ser encomendada até em tamanhos e larguras específicas. Mas lembrando que, nesses casos, é preciso ter uma noção completa das matrizes relacionadas ao material que será amarrado.

Principais benefícios

Em relação à outros materiais que são utilizados para fazer a amarração, transporte e elevação de cargas, as cintas apresentam a melhor relação custo-benefício, como são feitas de um material barato e possuem uma segurança ainda maior que outros produtos, são as mais aconselháveis para uma gama muito grande de procedimentos.

A cinta de elevação de carga tomou conta do mercado, substituindo de forma rápida o seu antecessor feito de cordas de metal e/ou aço, que apresentava certa estabilidade, mas possuíam muitas chances de estragar o material transportado.

Outro ponto que vale ressaltar é a maleabilidade desse material, enquanto os cabos de aço precisavam de uma estrutura grande para a sua movimentação, as cintas já oferecem o benefício de serem aplicadas em estruturas simples e sem muitos problemas.

As cintas são hoje, com certeza, o melhor meio de realizar a elevação e amarração de produtos em obras, substituindo de forma viável qualquer outro aparato.

Uma facilidade que faz parte do produto é a sua presença no mercado, se tornando cada vez mais acessível, podendo ser adquiridas em lojas terceirizadas ou direto numa fabrica de cintas de amarração.