Um dos fatores importantíssimos para a movimentação da economia mundial é, sem dúvidas, o transporte e armazenagem de cargas.
Existem diversas formas para se transportar uma carga, o que exige uma lógica eficiente para atender prontamente as demandas do mercado mundial.
Com a globalização, tornou-se mais fácil realizar ambos os trabalhos. No transporte de mercadorias, as formas mais utilizadas são:
- Transporte rodoviário: usado para transporte de cargas em embalagens específicas, como cargas gerais, cargas a granel, cargas frigorificadas e cargas perigosas;
- Transporte ferroviário: usado para transporte de cargas de grandes volumes, produtos agrícolas em geral e minérios;
- Transporte aquaviário: usado para diversos tipos de cargas, como automóveis e grãos de cereais;
- Transporte aéreo: usado para cargas urgentes, documentações, produtos específicos e de alto valor;
- Transporte dutoviário: usado para transporte de produtos derivados do petróleo.
Já na armazenagem de cargas, contamos com diversos equipamentos que facilitam o serviço e aumentam a qualidade do mesmo.
O preço de empilhadeira nova, pode variar grandemente, pois o mercado disponibiliza modelos que atendem diferentes necessidades, bem como marcas e funções.
Conheça modelos mais utilizados do equipamento
Também é possível encontrar acessórios, que aumentam consideravelmente a autonomia e adequação de trabalhos e funções específicas.
Uma empilhadeira é uma máquina própria para carregar e descarregar mercadorias em paletes. Contando com diversos tipos classificados em seis classes diferentes, uma das opções mais populares é a empilhadeira eletrica, sendo própria para operar em lugares fechados, como depósitos e lojas.
Tende a ser compacta, e graças ao seu desenho e características operacionais, pode exercer tarefas em corredores estreitos e por possuir torres de elevação com grande altura, pode facilmente estocar cargas em prateleiras altas.
Movidas a eletricidade, sua principal fonte de energia são baterias tracionárias, a maioria com 48 Volts. Possui um eixo de manobras em alto grau e opera silenciosamente, fatores importantíssimos em um ambiente produtivo.
- Uma empilhadeira manual, possui uma variedade muito grande, atendendo diversas necessidades, tendo como diferencial, o fato do profissional poder operar em pé ou enquanto caminha segurando o timão;
- As empilhadeiras a combustão GLP, gasolina ou diesel, são mais robustas e podem chegar até 70 toneladas e altura até 6,5 metros. Sendo próprias para trabalhos em docas e portos, também é possível fazer uso de acessórios que aumentam a autonomia e trabalhos específicos;
- Empilhadeiras portuárias, são próprias para mover contêineres, sendo usadas em portos.
Já sabe como alugar uma equipamento?
Também é possível alugar empilhadeira, seja elétrica, a combustão ou qualquer outro modelo, fazendo o melhor negócio para a sua empresa sem estourar o orçamento.
É necessário realizar uma pesquisa, pois uma empilhadeira exige alguns cuidados e manutenções, além dos diversos modelos de empilhadeira que se adaptam para diferentes tarefas e funções.
Dentre os acessórios disponíveis para uso, um dos mais comuns e utilizados, são os porta-paletes, também conhecidos como paleteiras.
Sendo um equipamento para a movimentação de paletes, disponibiliza duas versões no mercado: a paleteira manual e a paleteira elétrica.
É operada por apenas uma pessoa – que deverá ser um profissional qualificado –, de forma que o garfo fique posicionado embaixo dos paletes e possa ser movido até o local desejado.
Além das empilhadeiras, também é possível fazer uso de outro equipamento para elevação e movimentação de cargas pesadas, o guindaste.
Os primeiros modelos de guindastes foram produzidos na Grécia e eram administrados por pessoas ou animais de carga, sendo utilizados para a construção de edificações e até mesmo veículos.
Com o tempo, foram aprimorados, permitindo a elevação de cargas maiores e mais pesadas, sendo atualmente constituído por uma torre equipada com roldanas e cabos, utilizado para erguer e baixar materiais pesados.
Uma opção inovadora e popular, é o guindaste hidráulico, que funciona sob o princípio físico de Pascal, envolvendo a força através da pressão aplica a um fluído.
Ou seja, sempre que houver uma variação de pressão em um dos pontos, será igualmente distribuída para todos os lados; seguindo estes parâmetros, foi possível facilitar a compreensão de seu funcionamento e reduzindo o desgaste físico do homem.
Seguindo essa linha de pensamento, o caminhão munck é um equipamento próprio para realizar a movimentação de cargas pesadas, contêineres e materiais que auxiliam na construção civil.
Utilizando um sistema hidráulico de remoção e içamento de materiais pesados em obras, apesar de possuir uma utilização similar à do guindaste, oferece a vantagem de realizar movimentações para maiores distâncias.
Com a grande disponibilidade de produtos, materiais e acessórios para transporte no mercado, tornou-se possível transformar uma tarefa pesada em algo menos cansativo e simples, facilitando tanto a rotina diária do trabalhador, quanto o resultado da obra.