As chapas de aço são peças planas obtidas por meio de processos industriais que possuem como objetivo atender às exigências do consumidor final com atributos químicos e mecânicos.
Uma chapa possui propriedades que a torna durável e muito resistente a impactos, ácidos, oxidação, entre outros, por isso, é constantemente empregada na indústria metalúrgica.
A produção das chapas de aço tem início no processo de mineração, quando o aço é extraído da natureza de forma bruta e é então encaminhado para as usinas siderúrgicas, onde é submetido a altas temperaturas, sendo transformado em ferro gusa.
O ferro gusa é livre das impurezas da composição do aço.
Depois disso, o ferro gusa passa pela aciaria, quando é convertido em placas de aço. É durante essa etapa também que elementos químicos são implantados, dando origem aos diversos tipos de aço existentes.
Após ser produzida, a placa passa por um processo de laminação que vai originar chapas de aço, como a chapa expandida, chapa perfurada, entre outras.
Aplicações das chapas de aço
Cada chapa de aço possui uma processo de produção diferente e, por consequência, apresenta propriedades distintas.
Cada uma delas também tem suas funções específicas. Os tipos mais comuns de chapas encontradas no mercado são:
- chapas grossas;
- chapas xadrez;
- chapas laminadas a frio;
- chapas laminadas a quente;
- chapas galvanizadas;
- chapa inox.
As empresas de aço possuem como principal produto distribuídos as chapas grossas. Elas podem ser usadas para diversas finalidades, pois possuem grande resistência mecânica.
Elas são usadas na indústria de produção de peças mecânicas, na fabricação de telhas, em construções civis, em tanques de armazenamento, na indústria automotiva, entre outros.
As chapas de aço xadrez, popularmente conhecidas como chapas de piso, possuem um relevo característico que é antiderrapante, sendo muito usadas em construções, rampas e pisos industriais.
As chapas laminadas a frio são produzidas em uma temperatura bem abaixo do que os outros tipos de chapa, abaixo dos 100° Celsius.
Esse tipo de produção as torna mais flexíveis, maleáveis e com um acabamento mais refinado. Sendo assim, elas estão presentes na fabricação de painéis, luminárias, eletrodomésticos, esquadrias, construção civil e outros.
Já as chapas de aço a quente são produzidas em altíssimas temperaturas, passando os 900° Celsius, sendo bem mais duras. São mais utilizadas em tubos metálicos, rodas, móveis, fabricação de autopeças, longarinas, etc.
A chapa perfurada, como o próprio nome já diz, possui como principal característica aberturas que são eficientes em diversas situações, como na passagem de ar, propagação de sons, entre outros,
Chapas metálicas galvanizadas
As chapas metálicas galvanizadas são formadas folhas finas de aço que receberam uma camada de zinco, tornando-as mais resistentes à corrosão e aumentando a durabilidade do material.
Ela possui diversas formas de uso, como na construção de casas e estruturas comerciais.
Também está presente em empresas de produção de máquinas e equipamentos que possuem chapas metálicas em sua composição, já que esse material possui a capacidade de resistir à exposição à umidade, produtos químicos e gordura.
O metal galvanizado também é muito usado nas caixas de ferramentas, prateleiras de metal e móveis de metal.
Itens básicos de consumo e eletrodomésticos, incluindo máquinas de lavar roupa, geladeiras e fogões e alguns móveis e equipamentos importantes, como frigoríficos e equipamentos industriais, possuem chapas metálicas em sua composição.
Elas também são muito encontradas em aplicações marítimas, pois minimizam a oxidação e a corrosão que pode ser causada pelo contato com a água salgada. A chapa expandida preço varia conforme o fornecedor.
O que é um alambrado?
Além das chapas de aço, um outro item que passa por galvanização é o alambrado. O alambrado é uma cerca feita com fios de arame com o objetivo de delimitar um terreno.
As indústrias siderúrgicas produzem elas de malha quadrangulares que são confeccionadas em arames galvanizados e revestidos em PVC . Normalmente, são encontrados nas cores verde, azul e cinza.
Os alambrados são espirais entrelaçadas que formam cercas sem emendas que se estendem por muitos quilômetros, independente de altura e abertura das malhas.
O alambrado é muito usado nas cabeceiras de quadras de esportes, para fechar terrenos, indústrias, piscinas, chácaras, rodovias, aeroportos, entre outros.
Antigamente, a malha era quadrangular ou losangular, mas, com o passar dos anos, passou a ser somente quadrangular, pois é esteticamente mais agradável.