Confira os meios para melhorar sua infraestrutura

Todo e qualquer edifício, seja ele residencial ou comercial, tem que contar com uma infraestrutura básica. Estão incluídos neste rol itens como saneamento, distribuição de energia elétrica, de gás, entre outros.

A ideia é fazer com que quem frequenta o local possa usufruir dele de modo seguro e confortável, graças à presença de alguns elementos básicos.

Entretanto, não basta construir tal estrutura e dar a tarefa por concluída: é preciso que esta infraestrutura seja mantida em bom estado, e, em alguns casos, expandida, de modo que possa satisfazer às necessidades dos moradores ou dos trabalhadores que atuam neste segmento.

Quer aprender como manter a infraestrutura de um edifício em bom estado? Então confira, a seguir, alguns serviços que podem ajudar com isso:

  1. Manutenção preventiva das instalações

Por mais que todas as estruturas de um edifício sejam projetadas para serem tão duráveis quanto possível, elas não são indestrutíveis. Na prática, isso significa que, à medida que elas são usadas, a tendência é que elas se desgastem, e que deem sinais disso.

Deste modo, é essencial que o proprietário do imóvel invista em manutenção tubulação de gás, bem como nos canos de água e na estrutura de distribuição de energia elétrica.

Vale ressaltar que ela não deve ser somente reativa, mas preventiva; em outras palavras, isso significa que a estrutura deve ser vistoriada mesmo que ela não esteja dando sinais de que há algo errado com ela.

No caso de uma instalação de gas, por exemplo, isso pode evitar vazamentos, que, por sua vez, podem causar desde intoxicações até incêndios.

A boa notícia é que isso é muito mais simples do que parece. Para garantir que todas estas estruturas estejam em bom estado, basta montar um cronograma de vistorias que seja conhecido pela equipe de manutenção.

Assim, os próprios funcionários saberão quando chegar o momento de realizar tal procedimento em determinada área do edifício.

  1. Consultoria ambiental

Atualmente, a sustentabilidade está cada vez mais em voga. Devido a problemas como a falta de espaços adequados para o descarte de lixo e o aquecimento global, cada vez mais pessoas têm se convencido de que é preciso ter um estilo de vida que gere menos impacto ambiental.

Isso, por sua vez, gerou um aumento na procura por serviços ambientais, como as empresas de tratamento de efluentes e a consultoria ambiental.

Ambos permitem que um imóvel adote atitudes estratégicas sob o ponto de vista da sustentabilidade, como o descarte correto do lixo e o uso de energias renováveis.

Em alguns casos, a tais práticas podem, até mesmo, gerar uma redução nas despesas de manutenção do imóvel.

  1. Consultoria de AVCB

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, incêndios não são exclusividade de edifícios antigos e mal conservados: qualquer imóvel que tenha certos fatores de risco está exposto à possibilidade de que aconteça uma tragédia do tipo.

Por conta disso, é essencial que a sua infraestrutura inclua itens de prevenção e combate a incêndios, tais como:

  • Sistema de hidrantes;

  • Extintor de incêndio;

  • Saídas de emergência bem localizadas;

  • Detectores de fumaça.

Do mesmo modo, é essencial que todos esses componentes estejam adequados às normas que o Corpo de Bombeiros local fixa para os imóveis em sua jurisdição.

Do contrário, seu proprietário não poderá obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Trata-se de um documento que atesta que aquele imóvel segue todas as boas práticas indicadas para mitigar o risco de incêndios.

A boa notícia é que não é preciso que o dono do espaço leia a legislação e defina os equipamentos necessários por conta própria: ele pode contar com ajuda profissional para isso, mediante a contratação de uma consultoria de AVCB.

Neste serviço, um especialista analisa as características do imóvel e ajuda o proprietário a providenciar todos os itens necessários para que ele fique seguro e nos conformes da legislação pertinente.

Por fim, vale ressaltar que, assim como no caso de tubulações de água e gás, bem como da rede de distribuição elétrica, é preciso investir em manutenções constantes em todos os equipamentos de prevenção e combate a incêndios.

Todos, desde um hidrante a um extintor, tendem a se desgastar com o tempo, ou, até mesmo, a esgotar seu prazo de validade.

Caso isso aconteça e eles não sejam reparados ou substituídos, pode ser que eles não funcionem adequadamente durante um episódio de fogo.