Cada vez mais as pessoas planejam se mudar de suas casas para morar em condomínios.
Quem gosta mais de praticidade e não necessita de grandes espaços opta por apartamentos em prédios, porém também existem opções para quem não consegue se adaptar a eles.
Os conjuntos de casas só aumentam, de forma que é possível investir no conforto sem precisar buscar outro tipo de moradia.
São inúmeras as vantagens de morar em um condomínio, mas entre as principais delas podem ser citadas
privacidade;
áreas de lazer;
segurança;
vida comunitária;
praticidade.
Os condomínios acabam sendo mais privados, justamente, porque as pessoas que não têm acesso a eles não sabem quem entra e sai de cada casa ou apartamento.
Assim, fica mais difícil observar a movimentação em seu interior. Nisso também entra a questão da praticidade, pois o controle de entrada e saída é feito pelos porteiros.
Um ponto que é útil, principalmente para as crianças, é a área de lazer, pois na maioria dos condomínios é possível encontrar espaços feitos para os pequeninos se divertirem, como parquinhos e quadras poliesportivas.
Alguns deles ainda oferecem churrasqueiras, piscinas e academias.
Isso também acaba permitindo que haja um aumento da vida em comunidade, pois nestas áreas comuns é possível se integrar com os seus vizinhos de maneira mais fácil.
A segurança é um ponto chave para o sucesso dos condomínios.
Câmeras, porteiros, sistemas de monitoramento e de detecção de acidentes são, extremamente, importantes para que a vida dentro dos muros seja de qualidade e sem grandes preocupações.
Confira algumas medidas que são importantes para garantir a segurança dentro de um condomínio.
Para raio
Este dispositivo foi inventado para prevenir que hajam acidentes relacionados a raios nos edifícios.
Feito de metal, que pode ser tanto alumínio quanto aço inoxidável, aço galvanizado ou cobre, ele é colocado no ponto mais alto do prédio.
Para que as descargas elétricas não atinjam os prédios e não danifiquem as estruturas do local, o para raio, com a ajuda de cabos que possuem uma pequena resistência elétrica, consegue direcionar toda a energia do choque até o solo.
É extremamente importante que este aparelho seja instalado, pois é impossível antecipar o acontecimento dos raios.
Se um edifício não contar com a presença deste equipamento, ele pode sofrer altos danos, havendo a chance, inclusive, de causar mortes ou deixar as pessoas em um estado grave.
Depois da instalação, é necessário adquirir um laudo para raio.
Para adquiri-lo deve ser feita uma inspeção realizada por uma empresa qualificada e especializada no assunto, que atestará se o funcionamento está adequado e se o prédio está apto para ser habitado.
Esse laudo deve, obrigatoriamente, seguir as Normas Regulamentadoras sobre a emissão deste tipo de documentação.
Cuidado com os potenciais incêndios
Nos dias de hoje, é quase impossível encontrar nas grandes cidades casas que não contem com um sistema de gás, seja ele em botijões ou encanado.
Isso porque esta substância facilita ainda mais o dia a dia das pessoas, principalmente, quando se trata de cozinhar.
O sistema de gás, inclusive, não serve apenas para ser adaptado ao fogão.
É possível, inclusive, utilizá-lo, quando encanado, para o aquecimento de chuveiros e torneiras, sem a necessidade de usar a energia elétrica.
Contudo, é necessário ter muito cuidado com este tipo de sistema.
O gás é uma substância altamente nociva e inflamável, de modo que ele pode provocar grandes acidentes. Por conta disso, é importante investir em um detector de gás.
Este aparelho é responsável por medir a concentração de alguns tipos de gases no ambiente, de modo que ele avisará quando há algum escapamento.
Assim, você conseguirá administrar a situação e revertê-la antes de qualquer tipo de combustão.
De qualquer forma, ainda é necessário aplicar o uso de outros equipamentos para auxiliar no caso de incêndios dentro do condomínio. Instalar sensores de fumaça nas áreas comuns são, extremamente, importantes para isso.
A central de alarme será a responsável por disparar várias sirenes no caso de fogo, de modo que todos os condôminos saberão que é necessário fazer uma evacuação.
Além disso, o sistema avisará, de maneira automática, o corpo de bombeiros, para que eles possam ir até o local e resolver esta situação o mais rápido possível e com grande eficácia.