Existem muitas formas de otimizar o cotidiano da construção civil e uma das mais importantes diz respeito aos procedimentos de armazenamento e estocagem, seja de máquinas, materiais ou outros tipos de carga.
Desse modo, é mais do que essencial para a geração de resultados mais satisfatórios para o setor avaliar essa área e utilizar sempre métodos e materiais que tornem o seu cotidiano mais prático, seguro e rentável.
No artigo a seguir, saiba mais sobre algumas alternativas existentes no mercado atual e entenda como elas podem fazer toda a diferença dentro de galpões, armazéns e demais espaços voltados para o armazenamento nos canteiros de obras.
Portas e portões
As portas e os portões são importantes não só para garantir a segurança como também gerar mais otimização e dinamicidade no cotidiano de tarefas da construção civil.
Dessa forma, um dos primeiros aspectos a serem levados em conta na hora de escolher uma porta, por exemplo, é o seu desempenho.
Existem diferentes mecanismos de acionamento para que os espaços reservados para a estocagem de cargas sejam protegidos e otimizados.
A Porta de enrolar é um dos modelos mais utilizados atualmente por apresentar uma série de benefícios como a agilidade e o elevado nível de resistência contra impactos mecânicos.
Além de serem indicadas para galpões, as portas de enrolar também podem ser encontradas em diversos estabelecimentos, tais como:
- Lojas;
- Escritórios;
- Restaurantes;
- Indústrias.
Outro modelo que confere um grande arsenal de vantagens, dentre elas a versatilidade, é o portão automático, que pode ser controlado a distância e garante, com isso, muito mais praticidade e conforto ao cotidiano de trabalho.
Existem diferentes tipos de acionamento para os portões, sendo os pivotantes e os basculantes os mais comuns.
O portão basculante é indicado especialmente para armazéns e demais ambientes destinados ao armazenamento, pois ele se levanta e libera a passagem do condutor ou do colaborador de modo rápido e seguro. Entre as suas maiores vantagens, podemos destacar:
- Ventilação natural;
- Iluminação natural;
- Forro reforçado;
- Composição em aço;
- Valorização estética.
Empilhadeiras
É impossível falar sobre procedimentos de estocagem sem mencionar as famosas empilhadeiras, que são utilizadas em diverso setores industriais e também na construção civil para otimizar a estocagem de materiais e o recolhimento de cargas, bem como sua locomoção segura e prática.
Existem diferentes tipos em empilhadeira hyster e, no geral, elas têm como principal finalidade carregar produtos, peças, ferramentas, equipamentos e diversos materiais de um local a outro com o mínimo de esforço e o máximo em organização.
Para ambientes fechados, nos quais é preciso contar com equipamentos mais compactos e de performance elevada para a movimentação plena em espaços limitados, a Empilhadeira retrátil é o modelo ideal.
Com uma cabine em que é possível que o controlador realize todas as operações de forma confortável, esse modelo não conta com o timão, como é o caso das empilhadeiras patoladas.
No geral, possui um volante com uma manete e uma tela na qual é possível fazer o controle e a supervisão de dados como nível de carga, velocidade, peso, diagnósticos, etc.
A Empilhadeira elétrica retrátil oferece vantagens como:
- Robustez;
- Capacidade de carga elevada;
- Tamanho compacto;
- Capacidade de elevação elevada;
- Não polui o ambiente.
Paleteiras
As paleterias são dispositivos utilizados para a movimentação organizada e segura de itens em um estoque. Também conhecidas como transpaletes ou carros hidráulicos, elas apresentam vantagens como a manutenção simples e o manejo facilitado.
Dessa forma, uma paleteira pode ser considerada um item altamente estratégico na estocagem e nos processos gerais de armazenamento e logística do local.
Isso porque ela oferece alto desempenho em otimização das atividades de carregamento como também promove mais economia e rentabilidade a partir de sua aplicação intuitiva e seu trabalho eficaz.
Existem diferentes tipos de paleteiras e as mais básicas são empregadas em demandas mais simples e em locais de estocagem menos frequente, ou quando é necessários lidar com um número de cargas menor.
Já os modelos completos podem contar, inclusive, com a composição em materiais mais resistentes, como o aço inox, que previne o instrumento contra corrosão, desgaste acelerado e deterioração mecânica.
O mais importante é sempre utilizar equipamentos e dispositivos de alto padrão, evitando problemas operacionais que possam colocar em risco não só o patrimônio como a vida e o bem-estar de todos os trabalhadores envolvidos nos procedimentos de estocagem e organização dentro da construção civil.