Os serviços de manutenção nos imóveis são muito importantes para manter a qualidade da estrutura e dos cômodos para que as pessoas possam usufruir o melhor do espaço.
Os profissionais que pode cuidar do projeto e execução do trabalho de manutenção são os engenheiros e arquitetos, que elaboram planejamentos específicos, conforme as necessidades da edificação.
Em um condomínio residencial, a manutenção da parte estrutural e em alguns pontos da área externa são muito importantes para manter a qualidade para os moradores, que poderão aproveitar o melhor do terreno.
O síndico que é o responsável pelos assuntos e cuidados do prédio pode avaliar os locais que necessitam de reparos específicos e conversar com os moradores em assembleia para saber o que estes pensam sobre os serviços de manutenção.
Os investimentos podem ser feitos com o capital que fica nas contas do prédio.
Depois de conversar com as pessoas que vivem no condomínio, o síndico pode começar a pesquisar informações sobre uma empresa de arquitetura e de manutenções gerais para realizar o trabalho no prédio com eficiência e segurança.
A importância dos serviços de manutenção nas edificações
A manutenção predial é um trabalho que ajuda a detectar e prevenir falhas para manter a funcionalidade da construção e atender as exigências de segurança.
Com o decorrer do tempo, as estruturas e o imóvel como um todo precisa de uma atenção especial para manter vida longa.
Esta modalidade de manutenção vai muito além de consertar grandes problemas ou realizar reformas de pequeno e médio porte, pois a técnica predial envolve todo o cuidado com a infraestrutura e com os equipamentos presentes na edificação.
No escopo desta manutenção estão:
- Inspeções de rotina para avaliar as condições de cada elemento da edificação;
- Reparos elétricos, hidráulicos e de outras naturezas no condomínio;
- Bom uso dos equipamentos e instalações para prevenção de problemas conforme o tempo;
- Planejamento de todas as etapas.
Os principais serviços estão de caráter corretivo, preventivo e preditivo onde todos os elementos e a estrutura, detectando onde está o problema e propondo soluções inteligentes para resolver a questão.
A equipe de manutenção é formada por encanadores, eletricistas, engenheiros, faxineiros, pedreiros, pintores, vidraceiros, técnicos especializados na instalação de ar condicionado e gás, entre outros conforme as necessidades do condomínio.
Manutenção da parte externa
A fachada do imóvel é considerada o cartão de visita, pois é a primeira imagem que as pessoas que circulam pelo bairro tem a respeito do condomínio ou casa.
Um investimento que possui ótimo custo-benefício é a manutenção de fachadas com pastilhas que podem ser feita por profissionais especializados.
Com aplicação simples, fácil e rápida, as pastilhas tem sido muito utilizadas nos projetos de arquitetura para a fachada do imóvel.
O segredo para durabilidade está relacionada a instalação, pois quando bem executada faz com que a pastilha dure por um longo tempo. As variações climáticas e outros fatores podem gerar a necessidade de uma manutenção.
Uma limpeza com a técnica de hidrojateamento pode ser feita usando detergente neutro para não danificar o rejunte. Descolamento de pastilhas e infiltrações podem vir a ocorrer, fator exige a realização de uma pequena reforma para fazer a reaplicação do revestimento.
Elevadores
O elevador é um equipamento muito importante para o transporte das pessoas até o seu apartamento com qualidade, rapidez e segurança.
A manutenção periódica é essencial para manter a eficiência e evitar paradas inesperada e acidentes durante o uso por parte dos moradores.
Um elevador de pistão residencial é um modelo muito comum nos condomínios. O acionamento acontece via pistão hidráulico que apresenta maior resistência a situações de perigo. O pistão é preso por um sistema de amarração que sustenta a cabine e é abastecido por uma mangueira hidráulica.
Este elevador é um dos mais utilizados nos prédios, visto que não exige uma casa de máquinas para o funcionamento.
Materiais que aumentam a segurança
Utilizar elementos para aumentar a proteção nas escadas são formas de evitar acidentes (escorregões e quedas). A fita antiderrapante para escada 3m pode ser aplicada em superfícies que são muito lisas, para aumentar a segurança.
Este produto tem uma camada autocolante que permite a aplicação de forma simples e rápida.
Nas sacadas e varandas, um material que podem ser colocado é a rede de proteção, item que mantém as crianças e animais fora de perigo, pode evitar a entrada de insetos dependendo do diâmetro escolhido e possui um preço acessível.
Deste modo, os trabalhos de manutenção são essenciais para manter a eficiência, qualidade e design agradável no condomínio, proporcionando bem-estar aos moradores.