O condomínio residencial é um projeto de construção executado pelas empresas de obras civis, que compram os terrenos que estão desabilitados nas cidades, ou seja, que não são utilizados e transformam este espaço em um local com várias torres de apartamentos.
O desenvolvimento do projeto acontece mediante a elaboração de uma planta com todas as especificações, medidas e tamanhos do imóvel.
Os engenheiros e sua equipe criam um plano de obra e organizam todas as questões burocráticas antes de iniciar o trabalho prático. No canteiro de obra os ajudantes executam diversas etapas que tem como objetivo a construção da edificação.
Os processos são serviços preliminares, elaboração da infraestrutura (fundações e lajes), vedação com a torre d’água, pilares e paredes, cobertura, colocação dos pisos e revestimentos, esquadrias (portas e janelas), instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura interna e externa.
Estas atividades resultam na construção de vários apartamentos e consequentemente do condomínio. Após a finalização da obra, as empresas especializadas em imóveis começam o processo de venda para as pessoas que desejam ter um espaço para chamar de seu.
A importância da organização no condomínio
Com muitas pessoas diferentes vivendo no condomínio, ter um serviço especializado para manter a ordem no local é algo que pode deixar os moradores satisfeitos.
Conversar com o síndico sobre um bom sistema de portaria, que possa controlar e monitorar a entrada e saída dos indivíduos são formas de manter todos em segurança.
O síndico pode avaliar a situação financeira do condomínio e dependendo do resultado, pode pesquisar informações e referências sobre os melhores serviços de portaria.
Estes trabalhos se resumem em atividades que visam administrar os acessos (entradas e saídas) de encomendas, moradores, visitantes, entre outros.
O controle de acesso permite aumentar a proteção, pois os indivíduos que desejam acessar o local precisa realizar um cadastramento de dados.
A checagem de permissão, processos de identificação e registros de movimentações são métodos que os profissionais da portaria executam para evitar que desconhecidos tenham acesso à propriedade.
Os benefícios que este serviço oferece são mais segurança, redução de custos, qualidade, comodidade aos moradores, entre outros ganhos.
Um trabalho muito interessante para melhorar a área externa do condomínio é o paisagismo residencial, uma maneira de recuperar o local preservando o ecossistema e vegetação.
Os arquitetos e paisagistas podem realizar este serviço, estudando o espaço e propondo soluções que ajudam manter o equilíbrio entre a natureza, deixando o jardim, área de lazer, quintal e outros locais mais convidativos.
Os benefícios do paisagismo se resume em:
- Promove mais o espaço verde;
- Conexão com a natureza;
- Ajuda na saúde das pessoas;
- Ambiente mais purificado;
- Melhora a aparência do local.
Sendo assim, investir no trabalho de paisagismo são formas de melhorar o espaço do condomínio e deixar os indivíduos mais felizes com o ambiente onde vive.
O papel da segurança nos condomínios residenciais
A proteção das pessoas é algo fundamental em espaços com grande circulação.
Deste modo, investir parte do capital na implementação de um sistema de incêndio, estrutura com equipamentos que ao serem acionados disparam jatos de água ou de produtos químicos que tem como objetivo controlar os princípios ou situações de incêndios.
Além de extinguir o fogo, este sistema ajuda manter o local seguro, prevenindo ferimentos, prejuízos e até a perda de vidas por conta do fogo.
Os elementos que compõem um sistema de combate a incêndio são:
- Bombas centrífugas;
- Abrigos para mangueiras;
- Extintor preço;
- Controladores de pressão;
- Sprinklers;
- Alarme de incêndio;
- Detectores de fumaça.
Estes são apenas alguns exemplos de equipamentos e dispositivos que podem ser usados para cuidar da segurança das pessoas, além de evitar acidentes.
A importância da manutenção dos extintores
A recarga de extintores é um procedimento essencial para manter a qualidade do equipamento, deixando-o sempre preparado para qualquer situação.
O recarregamento permite que extintor tenha a quantidade adequada de produto para combater o fogo, impedindo o alastramento. O processo de recarregar deve ser feito respeitando alguns parâmetros para manter a eficiência.
Sendo eles a data de vencimento, fornecimento do selo de conformidade, obedecer às exigências do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e periodicidade anual.
Deste modo a compra extintor e os investimentos em recursos que garantem a segurança das pessoas são formas dos moradores do condomínio viverem em harmonia e sem problemas.