Ao procurar uma casa ou apartamento em condomínio, muitas pessoas preferem os condomínios por motivos de segurança, conforto, tranquilidade e relaxamento.No entanto, apesar das muitas vantagens da copropriedade, a condição das áreas comuns afeta diretamente a vida dos moradores. Afinal, viver bem significa ter um espaço agradável, fresco e com condições atrativas.
Imagine morar em um local com vazamentos, mal pintado e com aparelhos perigosos espalhados.
Provavelmente não é a imagem ideal de um condomínio. Diante disso, percebe-se que o cuidado passa também pela manutenção da estrutura, bem como das áreas comuns, para a boa convivência dos moradores.
A sindicação desempenha um papel fundamental na manutenção da copropriedade. No entanto, moradores e inquilinos podem contribuir para a preservação do espaço, respeito às regras, cuidado com o patrimônio e respeito às áreas comuns.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para manter uma boa manutenção do condomínio.
1 – Observar o estado da pintura
Seja em prédio ou condomínio, o acabamento da pintura é um dos aspectos mais marcantes de uma estrutura.
Funciona como um “cartão de visita”, pois as condições da imagem influenciam a percepção das pessoas sobre este local em particular.
Atenção especial deve ser dada à fachada, mas as estruturas internas do prédio também devem ser elevadas. Normalmente, a repintura é feita a cada 5 anos, porém, esse período pode variar dependendo da qualidade da pintura, da incidência de intempéries e das condições climáticas.
A tinta industrial preço tem sido muito utilizada para manutenção de apartamentos, é uma tinta resistente ao calor, atrito, impacto e produtos químicos.
Com isso, pode haver um maior tempo entre os reparos e, portanto, menor custo para o condomínio.
Vale repetir que as tintas epóxi são vezes mais duráveis que outras tintas. Por isso, é utilizado em ambientes com muita gente, máquinas, carros, além de ser eficaz contra trincas, trincas e impermeabilização em paredes e pisos.
Outras vantagens das tintas epóxi para condomínios são:
- Melhor relação custo-benefício;
- Secagem rápida (cerca de 12 horas);
- Disponível em várias cores;
- Fácil aplicação em paredes e pisos.
A condição de pintura não se limita a aplicações de pintura. Deve-se ter cuidado com rachaduras e infiltrações, pois podem penetrar nas paredes do prédio e causar danos estruturais.
Por isso é aconselhável verificar as tubagens, assim como todas as paredes e pavimentos.
2 – Verificação dos sistemas de água, electricidade e aquecimento
Engana-se quem pensa que a manutenção do condomínio inclui apenas actividades de reparação, ou seja, resolução de problemas.
A qualidade do ambiente depende mais de ações preventivas e preditivas, para evitar erros e antecipar possíveis falhas, riscos e acidentes.
Por isso, é de extrema importância que os prédios de apartamentos analisem as condições das instalações de aquecedor de ar industrial elétrico, bem como das redes elétricas e hidráulicas. Por exemplo, imagine que um gasoduto estourou.
O risco de incêndio em todo o edifício é muito alto, portanto, é necessária manutenção preditiva.
Ressalte-se que, embora não seja de natureza corretiva, ou seja, reparos, manutenções preditivas e preventivas devem ser realizados por profissionais especializados, dada a complexidade dos sistemas e equipamentos. Além disso, qualquer ação errada realizada por um funcionário sem conhecimento prévio também pode causar um acidente.
Para além das condutas eléctricas, hidráulicas e de gás, para os apartamentos com este sistema de segurança é importante respeitar as condições de instalação câmera cftv hdcvi.
O objetivo primordial da videovigilância é proteger o patrimônio contra vandalismo e intrusão, por isso a manutenção preditiva desse sistema é um meio de garantir a segurança dos moradores locais.
3 – Fique atento à Portaria
Como mencionado anteriormente, muitas pessoas procuram condomínios justamente pela proteção e segurança que eles proporcionam – principalmente quando há uma portaria.
A Portaria controla o acesso de pessoas e veículos, e somente pessoas autorizadas podem entrar no prédio. Isso evita roubos, arrombamentos e outras ações ilegais que causam danos à propriedade.
No entanto, para garantir a tranquilidade dos moradores, é fundamental verificar as condições de acesso, principalmente o funcionamento das portas, que normalmente são eletrônicas.
Como em todos os equipamentos e sistemas automatizados, as portas e portões são suscetíveis a danos e se isso acontecer, o conserto de portao automatico sao paulo deve ser feito imediatamente.
De fato, algumas firmas especializadas estão abertas 24 horas por dia para lidar com emergências.
Além de afetar a segurança, um portão eletrônico com defeito impede que as pessoas saiam de casa por faltar a compromissos importantes.
O ideal é realizar manutenções preventivas mensais em portas e portões, com verificações funcionais e avaliações de integridade dos componentes.
Outro elemento de segurança e controle de acesso que merece atenção é a cancela de estacionamento automática, que também é comum em prédios de apartamentos.
Responsável por liberar ou proibir o acesso de veículos, além de obrigar os visitantes a parar para identificação na entrada.
No entanto, se estiver danificado, o portão pode afetar os carros de visitantes e moradores, com muitos danos.
Recomenda-se, portanto, que todos os equipamentos, incluindo os sistemas inteligentes de fechamento automático de portas, sejam atendidos com proteção por fotocélula e detectores de massa de metal.
4- Limpeza de calhas e beirais
Muitas estruturas foram danificadas por infiltrações de água. A água afeta a durabilidade das paredes e, além disso, pode contribuir para o crescimento de mofo e bolor.
Assim, uma das maneiras de impermeabilizar um prédio de apartamentos é limpar regularmente as calhas, toldos e telhados, principalmente quando chove muito.
Limpe removendo folhas, insetos e outros materiais presos e, se necessário, revestindo com tinta à prova d’água.
Locais com telha cerâmica americana mesclada levam vantagem, pois o produto foi desenvolvido especialmente para resistir aos efeitos da água da chuva e é durável. No entanto, isso não elimina a necessidade de limpeza periódica.
Se algum ladrilho ou calha estiver desalinhado, ele precisa ser reparado e substituído por um novo.
O teto do carro também merece atenção especial. Mesmo que não entre em contato com as paredes do condomínio, a presença de materiais orgânicos no revestimento pode ser prejudicial aos moradores, pois podem cair sobre a cabeça dos veículos.
As abas são muito utilizadas em estacionamentos de apartamentos fechados, pois possuem base ampla e entrada livre.
Além disso, carros, motocicletas e outros veículos são protegidos da chuva, raios UV e outras intempéries. Capas vêm em uma variedade de cores e espessuras.
Alguns apartamentos também possuem acessórios para toldos em sp. Mais simples que os toldos, os toldos podem ser instalados no telhado e utilizados apenas quando necessário. No entanto, eles também exigem manutenção e limpeza.
5 – Cuidar da piscina, jardim, playground
A área comum do prédio deve estar sempre arrumada, limpa e bem conservada.
Contribuem para a harmonia na vida comum dos moradores e, além disso, são um local para horas de relaxamento e recreação.
Apartamentos com banco para piscina devem ser limpos, trocadas de água e pH medido semanalmente. O ideal é realizar esses passos na segunda-feira, logo após o fim de semana (quando as piscinas são mais usadas). No entanto, a decisão é deixada para o administrador e os gerentes.
A manutenção da piscina inclui a limpeza de bordas com produtos biodegradáveis, limpeza de filtros, remoção de impurezas (folhas e insetos) e uso de cloro em níveis adequados.
Para melhor conservação da piscina, recomenda-se que as pessoas não usem óleos corporais ou soltem animais na água.
O jardim deve ser regado diariamente. Verifique se há pragas, animais venenosos e outras plantas que podem afetar a beleza das plantas e flores no jardim.
Além disso, o prédio deve adubar o solo, colocar uma placa para alertar os moradores a não pisar na grama, nem arrancar flores. Se houver plantas espinhosas e venenosas, o prédio de apartamentos deve disparar alarmes, até mesmo arrancá-las.
O apartamento tem área de lazer, os brinquedos das crianças devem desinfetar os equipamentos semanalmente.
Para segurança dos pais e/ou responsáveis, troque o tipo de areia do solo, preferindo areia filtrada. Poste sinais de segurança, regras de uso e classificações de idade para cada brinquedo.
É importante destacar que as áreas comuns são compartilhadas por todos os condôminos, por isso é importante conscientizar os moradores sobre os cuidados e manutenção das piscinas, jardins e playgrounds.
Este texto foi originalmente desenvolvido pelo grupo de blogs Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.