Entenda o funcionamento de compressores de ar para pintura

Uma das reformas mais frequentes é a pintura externa de casas. Afinal, é um aspecto essencial para a estética da casa, sobretudo quando a sua fachada é o que a maioria das pessoas vê.

Como os intempéries climáticos estão em contato com a tinta diariamente, ela acaba descascando, mofando, desbotando e apresentando outros problemas que demandam outra pintura.

Além disso, também é comum ver a tinta de uma casa manchada por causa da poluição.

Vantagens do compressor e dicas

A primeira vantagem na qual as pessoas pensam é no Compressor de ar preço, que é muito acessível. Além do aparelho em si ser barato, há a economia com a tinta.

A tinta tradicional, pintada com rolo, tem preço muito superior à tinta utilizada em um compressor.

Entretanto, as vantagens vão muito além do custo. Por exemplo, para resolver os problemas com a durabilidade da tinta, pode-se acrescentar uma resina impermeabilizante.

O exemplo mais comum no mercado é a epóxi, que possui características hidrofóbicas e é muito resistente. Ao acrescentar a epóxi, porém, a tinta pode ganhar um aspecto brilhoso, refletindo a luz.

Ao utilizar um compressor de ar direto se consegue pintar em tempo muito mais rápido e sem falhas, de forma uniforme.

Uma dica importante é se certificar de diluir bem a tinta, deixando-a com aspecto fino. Quando está espessa pode gerar falhas.

Além disso, pintar com compressor gera muito menos sujeira, não é preciso utilizar materiais para proteger as regiões que não serão pintadas.

Outra dica importante para quem resolve utilizar o equipamento para pintar a casa é não desligar o compressor enquanto estiver usando.

Se o apetrecho for ligado e desligado várias vezes ao longo da pintura há o risco da tinta secar no bico da pistola. Para um melhor resultado, não posicione o compressor muito próximo à parede.

Algumas desvantagens acerca do compressor são que, dependendo da unidade escolhida, ele pode aquecer durante o uso ou gerar muito ruído.

São problemas comuns quando se procura equipamentos por preços menores, é preciso tomar cuidado com produtos baratos demais, pois isso pode significar que deixam a desejar em qualidade.

Como o compressor funciona?

Agora que você já sabe o porquê de ser uma ótima ideia trabalhar com o compressor resta entender como essa ferramenta funciona.

O Compressor de ar industrial é um item extremamente comum nas indústrias e na construção civil.

A classe de equipamentos que o utilizam para funcionar é chamada de pneumáticos.

Obviamente o compressor industrial é mais potente e maior que o usado para pintura doméstica, mas seu funcionamento é semelhante.

Existem dois tipos de compressor, o dinâmico e o volumétrico. Eles funcionam de forma distinta.

O compressor dinâmico também é conhecido como turbo-compressor e ele transforma a energia cinética do ar em energia de pressão, usando rotores para isso.

O compressor volumétrico, por sua vez, utiliza pistões para aspirar o ar e o comprime em um reservatório, aguardando uso.

O tipo mais comum nessa categoria é o compressor de ar industrial parafuso, que adiciona pressão ao ar por meio da ação de um parafuso.

O volume do ar é progressivamente reduzido ao longo de um parafuso, gradativamente pressurizando.

Como o ar é uma fonte limpa e inesgotável, os compressores são muito populares. Eles marcam presença em diversos setores comerciais e industriais, alguns exemplos de suas aplicações são:

  • Lixadeiras para polimento de carros;
  • Sistemas de portas de ônibus públicos;
  • Marteletes rompedores para a construção civil;
  • Parafusadeiras e furadeiras;
  • Broca de dentista;
  • Robôs industriais.

Essa lista evidencia a versatilidade desse equipamento e como a sua utilização foi uma verdadeira revolução.

Eles podem ser usados para equipamentos que precisam de muita força, como é o caso do martelete rompedor, usado para perfurar o solo e fazer demolições, mas também podem ser usados para abrir e fechar a porta do ônibus, uma tarefa simples e que não exige força.

A conclusão é que a melhor opção para a pintura externa de casas modernas é o compressor de ar.

O equipamento utiliza ar pressurizado para realizar trabalho e consegue reduzir o tempo de trabalho, aumentando a qualidade da pintura.

Uma dica é utilizar uma resina impermeabilizante para que a tinta dure mais tempo e não acumule sujidades.

Ao comprar o equipamento, busque por opções mais silenciosas e que apresentem menos vibrações.

O ruído e a vibração, a longo prazo, prejudicam a saúde. Utilize Equipamentos de Proteção Individual para evitar esse cenário.