Na hora de reformar o seu negócio, é preciso muita atenção na aquisição de certos produtos, principalmente os que são considerado básicos. Isso porque, o mercado oferece uma diversidade de itens e pode ser um pouco difícil escolher os materiais adequados.
Neste cenário, é preciso pensar não só na aplicação de cada material, mas na sua manutenção e no desgaste ao longo do tempo. Afinal, escolher um material mais delicado em áreas de alto tráfego irá demandar manutenção e gastos regulares.
Iremos abordar durante este artigo algumas dicas para auxiliá-lo em como fazer a aquisição correta de materiais básicos para o seu projeto.
Madeira: investindo em algo duradouro
A madeira é, com certeza, um dos materiais mais duradouros que podem ser aplicados em um negócio.
Além da resistência, existem muitos tipos de usabilidades para esse material. Por esse motivo, vamos dar uma atenção maior nos pisos feitos de madeira.
Afinal, o piso é um local que além de refletir o cuidado com o ambiente, é o responsável por sustentar toda a estrutura.
1. Assoalho de madeira
O assoalho, diferentemente de outros tipos de piso, tem uma aplicação que entrega uma maior firmeza para as peças de madeira que irão se conecta.
Suas peças são intercaladas, como uma madeira tipo macho e outra tipo fêmea. O material recebe essa distinção pois cada tipo contém um encaixe perfeitamente constituído para a outra peça, dando firmeza e rigidez para todo o assoalho.
Uma das maiores preocupações para se implementar esse tipo de piso é a sua manutenção. Afinal, muitos têm a impressão que cuidar desse item e manter a madeira brilhante é trabalhoso.
No entanto, essa impressão está errada. A raspagem de assoalho de madeira é feita de forma simples e pode ser realizada pelo proprietário seguindo alguns passos, como:
Lixamento – essa etapa consiste na retirada de todo e qualquer tipo de risco, sujeira ou resquício de produtos que podem ter acumulado com o tempo.
Calefação – nessa etapa será removida toda a poeira restante do passo anterior e também as fissuras e vãos serão tratados, deixando o piso uniforme e pronto para o próximo passo.
Aplicação do verniz – essa é a etapa mais importante para todo o processo, pois a aplicação do verniz deve ser feita uniformemente por toda a madeira, a fim de proporcionar uma elegância maior no local.
No entanto, sempre é recomendado contar com profissionais gabaritados para a operação. Isso porque uma empresa de renome fará o tratamento da maneira mais adequada.
Isso sem mencionar que com a análise das reais necessidades do local pela empresa, a restauração terá efeitos mais duradouros.
2. Piso laminado
O piso laminado de madeira tem o objetivo estético de apresentar uma peça “única” feita de ponta a ponta no chão. Assim, ele é feito sob medida para o ambiente em que ele for aplicado.
Para o caso de empresas, esse tipo de material é muito usual pela fácil aplicação e por formar um bom conjunto com praticamente qualquer ambiente, desde uma sala de reuniões até uma copa e/ou galpões.
Uma curiosidade que vale destacar é que esse tipo de piso é muito resistente a riscos, fissuras e abrasões, tornando-o muito viável para áreas de alto tráfego de pessoas.
3. Carpete de madeira
O carpete de madeira tem tomado uma boa parte do mercado nos últimos anos, isso por ter como principal característica uma fácil aplicação, que pode ser feita por cima de um piso frio.
Esse piso frio é basicamente uma “camada a mais”, que facilita a aplicação de algum outro material. O piso frio pode ser feito de :
Porcelanato;
Granito;
Mármore;
Silestone;
Tábua Corrida.
O carpete feito em madeira precisa ser aplicado em cima desse tipo de pré-piso, isso porque as réguas de madeira são finas (para ter um efeito de carpete) e com esse tipo de aplicação ela se tornará mais resistente.
Como abordamos aqui, os pisos de madeira são muito resistentes, sendo um material muito viável para qualquer tipo de negócio, além de ser muito bonito e elegante.
Cobertura: Qual escolher?
Outro ponto muito importante para qualquer negócio é a escolha das coberturas.
Um ponto que vale destacar é a facilidade de encontrar toldos em Campinas, assim como em outras regiões. Assim, lojas são um local que poderá fornecer várias opções de materiais duradouros e bonitos.
Vamos dar atenção especial a dois tipos de coberturas que poderão atender corretamente a necessidade da sua empresa.
1. Cobertura retratil
Todas as coberturas podem ser feitas de uma infinidade de materiais, como vidro, alumínio e até mesmo de madeira.
Contudo, o mais usual é que seja feita de vidro, por trazer benefícios como a entrada de luz natural, mesmo que fechada, trazendo uma economia em energia elétrica.
A cobertura retratil é muito prática também, sendo que pode se adaptar a qualquer tipo de imprevisto.
2. Toldo para garagem
Dependendo do foco do seu negócio, a garagem pode ser um local de muita importância e que deve ser coberta para não gerar desgastes desnecessários em veículos de uso constante.
Isso porque deixá-los expostos a intempéries (sol, chuva e calor) pode prejudicar a lataria e comprometer o seu uso a longo prazo.
Assim, o toldo para garagem é uma ótima opção para evitar isso e ainda deixar o ambiente mais bonito, podendo ser feito de alumínio, aço ou de poliéster.