construção

Componentes presentes na construção

Os projetos de construção são compostos por uma série de elementos e etapas, que vão desde a definição do tipo de laje a serem usadas, como a laje nervurada vão, uso de máquinas e ferramentas, bem como os projetos de coleta de esgoto e hidráulicos.

Todos esses processos permitem que as obras e as construções consigam ter uma boa execução, dando qualidade em todos as etapas e configurações.

Neste artigo abordaremos sobre a prevenção de acidentes, cumprimento de normas regulamentadoras e os projetos, como o de instalações elétricas que definem o uso de protetor de surto eletrico, entre outros.

Afinal, conhecer esses processos permitem que a obra seja feita de forma adequada e muito mais segura. Confira.

Segurança no canteiro de obras

A prevenção de acidentes dentro de um canteiro de obras é fundamental para que o projeto seja executado de forma eficiente. Conhecer as ações que podem ser tomadas para que tais problemas ocorram garantem processos e planejamentos mais eficazes.

Além disso, todos esses componentes trabalham em conjunto para garantir uma maior segurança no canteiro de obras, tanto para os trabalhadores como para as empresas e os clientes.

As atividades no canteiro de obras são diversas, que vão desde a organização de elementos pré fabricados de concreto, até o uso de equipamentos e outros componentes.

No entanto, a ação dessas atividades trazem risco e, assim, é necessário prezar pela saúde e pelo bem-estar das pessoas envolvidas nessas ações.

Uma das formas de garantir a segurança é ter um planejamento de segurança, o que:

  • Reduz acidentes;
  • Evita desenvolvimento de doenças ocupacionais;
  • Garante a aprovação legal;
  • Economiza os recursos.

Muitas ações são usadas para garantir a segurança da obra, como o uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual e os equipamentos de proteção coletiva.

Outro ponto é seguir as normas regulamentadoras quanto a atitudes e o uso de equipamentos adequados, como o acesso por corda, por escada e andaimes.

Os projetos elétricos em uma obra

Os projetos elétricos residenciais é um dos projetos complementares dentro de um plano de arquitetura e tem como objetivo a execução de um documento que incluem todos os detalhes, localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajetos dos condutores e as cargas de cada circuito, entre outros.

De maneira bastante genérica, o projeto elétrico residencial compreende quatro partes básicas. São elas:

  • Memória;
  • Conjunto de plantas;
  • Especificações;
  • Lista de materiais.

O primeiro ponto, que é a memória, é quando o projetista descreve a solução elétrica de todo o processo.

O segundo ponto consiste no conjunto de plantas, o desenho de esquemas e detalhes que contém todos os elementos necessários à execução do projeto.

A parte de especificação é a descrição dos materiais que serão usados na obra, como o disjuntor DPS, painéis elétricos e as normas para a aplicação.

Já a lista de materiais consiste na quantidade de itens que serão usados no projeto.

Existem vantagens em realizar o desenvolvimento dos projetos elétricos, como economia nas aquisições de materiais e na execução das instalações, segurança nos sistemas elétricos evitando acidentes e o dimensionamento personalizado para que as demandas sejam atendidas.

A locação de equipamentos para construção

Uma construção consiste no planejamento adequado de suas etapas dentro de um cronograma, para que a execução seja feita dentro do prazo e, principalmente, que os custos sejam diminuídos. Para que essas ações sejam feitas de forma correta e com qualidade, é fundamental o uso de máquinas e ferramentas.

Para que isso seja possível, existe uma modalidade que vem atraindo empresas e profissionais autônomos da construção que é a locação de equipamentos e máquinas.

A locação de máquinas e ferramentas tem muitas vantagens e uma das principais é o custo.

O custo nas modalidades de locação é menor pois não há a preocupação com o armazenamento da máquina quando ela não estiver sendo usada.

Do mesmo modo, o empreendedor não terá que custear manutenções e nem suporte. Afinal, todos esses processos são assumidos pela locadora e o preço – consequentemente – se torna menor. Além disso, há a variedade de equipamentos, atendendo todas as necessidades possíveis.

Algumas locadoras também fazem o aluguel de container para canteiros de obras, de forma que sejam usados para armazenar materiais e ferramentas da obra.

Assim, cada construção possui uma demanda e uma experiência, mas a junção de todos os componentes que tratamos aqui garantem um bom desempenho na execução e segurança do projeto.