O telhado talvez seja a parte mais importante em uma residência, pois tem o dever de proteger os moradores que ali vivem, seja da chuva, dos raios solares ou da entrada de animais indesejados, como aranhas e ratos.
Mas, durante o andamento da obra, não adianta só construir o telhado e se mudar para a casa em questão, uma vez que é necessário realizar a impermeabilização da laje.
A técnica de impermeabilização serve para amenizar alguns danos causados ao telhado com o passar dos anos, como infiltração e rachaduras na estrutura, que geralmente aparecem por causa dos raios solares.
A fim de evitar esses problemas, abaixo, você vai conferir as melhores dicas para realizar a impermeabilização de terraços, lajes e qualquer tipo de telhado. Continue lendo a partir do próximo tópico.
Problemas causados pela falta de impermeabilização
A aquisição de uma casa é um dos principais sonhos não só do brasileiro, como para qualquer pessoa que queira um lar para chamar de seu. No entanto, existem cuidados que precisam ser tomados no que diz respeito à construção da moradia.
A ausência da manta para telhado, embora pareça ser algo não muito importante a princípio, pode ser o fator cabal para corromper toda uma estrutura.
Por ficar do lado exterior da residência, o telhado é a parte da casa que mais sofre com pancadas de chuva, excesso de raios UVA e qualquer outro tipo de contato com a natureza. Para ter uma ideia, uma laje construída sem a impermeabilização adequada pode ruir em poucos anos.
Confira os problemas implicados pela falta de proteção impermeabilizante:
- Infiltrações;
- Fragilização da estrutura da casa;
- Exposição térmica;
- Aparição de trincas e rachaduras;
- Diminuição no valor do imóvel.
Cabe destacar que uma laje sem a devida impermeabilização não é nada confortável, porque quem mora nela acaba não sentindo segurança, principalmente em dias mais chuvosos. Para evitar o problema, o ideal é aplicar a manta para telhado com vazamento. Entenda o porquê logo abaixo.
Para que serve o impermeabilizante de laje
Assim como o nome já sugere, os impermeabilizantes servem para proteger a laje. A técnica de aplicação impede que a água da chuva escorra pela estrutura da casa, além de fornecer total proteção contra raios solares, um dos principais causadores de rachaduras e trincos na construção.
Além de fornecer proteção, a aplicação do produto para impermeabilizar laje proporciona mais resistência para o telhado, aumentando, assim, a vida útil da residência e poupando o proprietário de realizar possíveis reparos.
Tipos impermeabilizantes
Quando alguém procura por impermeabilizantes em uma loja de material de construção sem antes ter nenhum conhecimento prévio, é muito comum ficar boiando na hora que o atendente mostra a alta gama de variedades e marcas desse produto.
Entretanto, na hora da escolha é preciso seguir a risca o que o pedreiro determinou para a obra. Caso utilize o impermeabilizante errado, o resultado pode ser diferente do imaginado.
Por isso, confira os tipos mais usados onde devem ser aplicados:
Manta: também conhecida como manta asfáltica para laje, o produto é o mais comum entre os impermeabilizantes, uma vez que é utilizado para vedar telhados de casas, por exemplo. Além disso, a aplicação é desse tipo de manta é uma das que mais agradam os proprietários.
Hidro-repelente: geralmente, este tipo de impermeabilizante é utilizado para proteger solos e subsolos, especialmente da água. Ele pode ser aplicado em tijolos, concretos e superfícies porosas.
Calafetador: o impermeabilizante calafetador é muito usado para preencher o espaço entre dois elementos, pois possui aparência mais sólida e de fácil manuseio.
Argamassa: a argamassa é o sistema de impermeabilização mais recomendado para lugares com alto índice de umidade, como piscina, poços de elevadores, dentre outros.
Em suma, a mais utilizada para construções e, provavelmente, recomendada pela maioria dos pedreiros é a manta de telhado. Ela é fácil de aplicar e possui um ótimo custo benefício, tendo em vista que o preço da manta asfáltica, comparada aos outros sistemas de impermeabilização é muito mais baixo.
Como é aplicada a manta
O sistema de impermeabilização deve ser feito por um engenheiro ou pedreiro que entenda e seja qualificado para a atividade. Sendo assim, o profissional vai desenvolver a solução responsável por proteger a laje e fazer a aplicação. No entanto, a superfície deve estar limpa e, caso haja alguma deformidade, como buracos, os mesmos devem ser devidamente tampados.
Feito isso, o produto deve ser aplicado com uma vassoura de pelo em toda a extensão do telhado. Depois, o recomendado é deixar secar por durante 6 horas, para aplicar a segunda demão.
O recomendado é passar de 3 a 6 demãos em toda a laje. Para verificar se houve eficácia do produto, após 5 dias, basta colocar água no local da aplicação e acompanhar se está ou não impermeabilizado.