Como escolher e instalar uma cobertura para garagem

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem vários toldos e coberturas disponíveis no mercado. Cada um deles tem suas particularidades, vantagens e desvantagens, que devem ser sempre considerados antes da instalação.

No caso da cobertura para garagem, isso não é exceção. Por mais que sua instalação seja sempre uma boa ideia, é preciso analisar todas as opções disponíveis para fazer a melhor escolha. Confira, neste post, algumas dicas para escolher o material ideal para isso.

Como escolher uma cobertura para a garagem?

Algumas das opções de coberturas disponíveis no mercado são:

  • Lona;
  • Vidro;
  • Policarbonato;
  • Alumínio;
  • Laje.

Cada um tem um desempenho distinto quando se trata de estética, custo e proteção. Confira alguns fatores a serem analisados antes de optar por um ou outro:

Defina o valor que pode ser gasto

Assim como em qualquer reforma, o primeiro passo para optar por um material é decidir quanto dinheiro será usado, pois isto define todo o andamento do projeto.

No caso das coberturas para garagem, a lona para toldo é a opção mais em conta. Além de este material em si ser mais barato, ele é mais leve, logo, não requer uma estrutura tão robusta quanto outros.

Por outro lado, quem está disposto a investir, também conta com algumas opções interessantes, como o vidro e o policarbonato.

Da mesma forma, pode-se optar por um material mais moderno, como a cobertura de alumínio para garagem. Muito usado na indústria, este metal é extremamente resistente, fácil de limpar e tem um excelente apelo estético. É, assim, uma ótima maneira de cobrir o espaço.

Entretanto, vale ressaltar que materiais rígidos, como o alumínio, não permitem que a cobertura seja retrátil, como no caso do toldo articulado manual. Assim, é preciso ter isso em consideração.

 

Analise o local de instalação da cobertura

Da mesma forma, é preciso analisar o local que receberá a cobertura. Garagens que ficam na fachada do imóvel, por exemplo, merecem uma maior preocupação estética do que aquelas situadas nos fundos – principalmente em estabelecimentos comerciais, que têm na fachada um importante elemento de atração de clientes.

Além disso, no caso de uma cobertura colocada na fachada, é importante ter cuidado redobrado com a higiene. Dependendo da altura, é possível usar uma escada extensiva de fibra para remover a camada de sujeira que se forma sobre ela com o tempo, além de retirar folhas das árvores.

Decida se quer proteção contra o sol

Por mais que a chuva seja considerada a grande vilã para a conservação da lataria de automóveis, ela não é a única coisa com a qual os proprietários de veículos devem se preocupar: o sol excessivo também deve ser evitado.

Por conta disso, é importante ter em mente que nem todas as coberturas oferecem proteção contra essa radiação. Por exemplo: apesar do forte apelo estético, o policarbonato e o vidro não oferecem barreira alguma contra ela – salvo, no caso deste último, os modelos mais modernos, chamados tecnológicos, que podem filtrar parte dos raios.

Defina se quer uma cobertura retrátil

Quem vive em casas de rua comuns muitas vezes usa a área da garagem também como área de lazer. Espaçosa, ela é o ambiente ideal para reunir família e amigos em ocasiões especiais. Nestes casos, pode ser vantajoso contar com a opção de fazer com que o cômodo seja a céu aberto.

A boa notícia é que é possível fazer esta alteração facilmente: basta instalar toldo retratil. Como o próprio nome diz, ele pode ser aberto e fechado por meio de um mecanismo automatizado e sem quaisquer dificuldades.

Pense na limpeza do ambiente

Uma cobertura para telhado pode ter tanto formato de duas águas, como um telhado tradicional, ou simular uma laje plana. Mais do que estética, a definição deste aspecto influencia nos cuidados necessários com ela.

Isto porque, quando o material escolhido tem uma cobertura natural, elementos como folhas das árvores e água da chuva escoam naturalmente, não permitindo entupimento dos canos e outros espaços responsáveis por esse tipo de serviço.

Já no caso do formato laje, será preciso contar com uma escada de aluminio, ou de qualquer outro material resistente, para fazer uma limpeza periódica na cobertura. Em casos graves de acúmulo de dejetos, ela pode até ceder.