Tão importante quanto a construção finalizada é o planejamento das instalações elétricas e da climatização de uma residência. Afinal, além da beleza, uma casa precisa de conforto e segurança.
Por esse motivo, investir recursos em estratégias como o Projeto spda – que significa Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas – é uma tendência cada vez mais comum.
Na prática, o SPDA tem como finalidade reunir um conjunto de elementos que protegem as instalações elétricas de uma residência contra raios.
A ideia é que, no caso de uma descarga elétrica, toda a energia do fenômeno seja direcionada para um aterro mais próximo, de forma que a edificação não seja atingida. Essa é uma boa forma de melhorar os projetos eletricos de uma casa e, sem dúvidas, aumentar a segurança do ambiente.
Além desses cuidados, há outros planejamentos que podem trazer muitas vantagens para um projeto residencial como a aquisição de aparelhos de ar condicionado.
Se você está no momento de escolha e planejamento desses detalhes tão importantes para uma residência, esse artigo é para você. Saiba um pouco mais sobre o ar condicionado split e outras instalações elétricas que você precisa conhecer!
Projeto spda e proteção para raios: uma tendência
Em caso de descargas elétricas e raios, as chances de equipamentos queimarem e da instalação elétrica ser danificada aumentam. Por isso, o spda é uma tendência cada vez mais comum no planejamento elétrico de uma residência e complementa a construção civil.
Neste caso, a ideia é proteger a edificação e as pessoas que moram nela em situações de emergência.
Para isso, o projeto é elaborado por engenheiros elétricos, eletricistas e profissionais que analisam a construção e os componentes necessários para essa proteção. O Projeto spda pode ser dividido de duas formas:
Externa (com componentes que protegem a edificação);
Interna (para proteção dos equipamentos e sistemas elétricos).
É importante destacar que esse projeto não interrompe ou evita as descargas elétricas. Mas, funciona como uma espécie de para raio ao desviar a ação dessas cargas elétricas para o aterro mais próximo.
É por esse motivo que essas estratégias complementam os projetos eletricos comuns de uma residência.
Antes de investir neste serviço, é importante que você escolha profissionais que respeitam a NBR 5419, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata sobre o assunto.
Instalação de ar condicionado: vantagens do modelo split
Uma casa arejada e com boa ventilação, sem dúvidas, é uma casa mais saudável. Por isso, além de portas e janelas adequadas, optar por equipamentos como o ar condicionado split é uma escolha muito interessante.
Na prática, esse equipamento é dividido em duas unidades. Uma fica dentro da residência e é chamada de evaporadora. A outra fica no ambiente externo, portanto, se chama condensadora.
Dentro desse modelo há uma variedade de equipamentos, os mais comuns são instalados na janela, no teto ou chamados de multi split.
Antes de escolher o modelo certo para o seu projeto, é válido fazer uma análise com especialistas em instalação de ar condicionado. Para isso, é bom ter algumas informações da sua residência em mãos, como:
Tamanho da área que precisa de climatização;
Número de pessoas que circulam no local;
Características da construção;
Informações da tubulação hidráulica e instalação elétrica.
Independente do modelo, o ar condicionado split pode proporcionar algumas vantagens para seu ambiente. A sensação de um ar mais fresco em dias de calor intenso, o equilíbrio da temperatura e mais qualidade no ar (já que o aparelho filtra bactérias e impurezas) são algumas das vantagens.
Mas lembre-se: para manter a vida útil do aparelho é preciso fazer a Manutenção ar condicionado split de forma adequada.
Quando fazer a Manutenção ar condicionado split?
Para manter a vida útil do equipamento, de tempos em tempos, é preciso fazer uma limpeza no filtro. Como o ar condicionado atua como uma espécie de “pulmão” ao captar sujeiras e impurezas, é importante fazer a manutenção periódica.
Dependendo das condições e da frequência de uso do aparelho, esse processo é feito a cada seis meses, ou sempre que necessário.
A Manutenção ar condicionado split pode ser feita de várias formas. As mais comuns são: reparatória e preventiva.
A primeira, acontece quando, de fato, alguma peça precisa ser substituída, ou quando o aparelho estraga. A segunda existe justamente para evitar a troca e a substituição do equipamento e prolonga a vida útil do aparelho.
Sendo de forma reparadora ou não, esse tipo de cuidado deve ser feito somente por profissionais experientes, já que geralmente, o aparelho é desmontado.
A mesma recomendação vale para a Higienização de ar condicionado split, que precisa de cuidados específicos para não danificar o dispositivo.
Durante a limpeza, o aparelho é desmontado: tanto o painel como o filtro. Produtos químicos devem ser evitados e há o jeito certo para limpar cada componente, sem danificar a peça.
Como é um trabalho que exige tempo e precisão, o ideal é contar com empresas especializadas em Higienização de ar condicionado split para garantir o bom funcionamento do aparelho depois.