obra

Ancoragem predial e segurança para obra

Quem vê uma obra em construção ou somente com o bloco de alvenaria e algumas peças de ferro, pode não entender a complexidade que é uma obra e todos os detalhes técnicos que são exigidos no local.

Existem várias regras e normas de segurança que são importantes para garantir um bom andamento da obra, assim como a segurança de quem participa do processo de construção.

Nesse artigo, separamos alguns itens que são importantes nesse processo.

Segurança na obra

Um dos pontos principais em uma obra é estar atento à segurança dos trabalhadores. Por isso, existem algumas normas e regulações de segurança, com o objetivo de garantir o acesso aos equipamentos de proteção individual, assim como evitar acidentes durante a obra.

Uma das regulamentações diz respeito às atividades realizadas em alturas. Uma das normas que regulamentam essa atividade é a NR 35, por meio do estabelecimento dos pontos de ancoragem.

Esses pontos são instalados por meio de uma ancoragem predial, que consegue fixar elementos metálicos resistentes para suportar o peso do trabalhador que estará suspenso.

Sendo assim, essa ancoragem do prédio serve como um elemento de proteção, que facilita o acesso tanto no processo de construção, como também para manutenção da fachada e sua limpeza.

Para isso, as interfaces metálicas são formadas por aço, um metal altamente resistente e versátil. Para sua instalação, é necessário que ocorra um planejamento para verificar alguns pontos, assim como o tipo de aço que será instalado.

É importante que esse material não sofra desgaste com o tempo ou por conta de fatores externos. Por isso, é importante verificar qual é o tipo de peso suportado por esse metal, quais serão os pontos fixos, assim como se existirão pontos não fixos.

Quem auxilia nesse processo de proteção é a linha de vida telhado ou uma linha de vida para os pontos de ancoragem estabelecidos no prédio.

Essa linha, no caso do telhado, é um elemento que permite a ancoragem, evitando quedas, ou desequilíbrio de quem está trabalhando. Ou seja, traz fixação, firmeza, evitando deslizamentos e acidentes com os profissionais que precisam lidar com altura.

Diante da importância dessa ação, é fundamental estabelecer um projeto que defina qual será a ancoragem predial do local.

Por isso, é importante analisar quais são as normas e regulações em vigência, onde instalar esses pontos, assim como a linha de vida, a altura do local, os elementos de tração assim como de segurança.

E na hora de pensar na segurança de uma construção, existem outros detalhes que precisam ser vistos, desde a segurança dos equipamentos e a prevenção de acidentes, como incêndios.

Por isso, é importante que o local esteja equipado com vários elementos de prevenção ou de contenção inicial de um incêndio, como é o caso dos extintores, e também de mangueiras que são fixadas em hidrantes.

Para isso, é necessário realizar um orçamento a respeito da mangueira para hidrante preço, verificando qual é o melhor material para o seu empreendimento e para o modelo de hidrante no local.

A instalação de guias e meio fio

Além dos pontos de ancoragem como elementos que ajudam a garantir a segurança em um determinado local, existem outros elementos que são importantes para a construção civil. Dentre eles, podemos destacar a guia de concreto preço.

Esse tipo de guia apresenta algumas funções, como:

  • Delimitação do canteiro;
  • Delimitação de calçadas;
  • Facilitação do deslocamento de água;
  • Evita o desnível dos pavimentos.

Sendo assim, essa guia faz parte de um projeto hidráulico de calçadas e de construções em locais abertos, para direcionar o caminho da água para os locais de coleta.

Além disso, pode estar presente em rodovias, nas garagens e até mesmo em algumas ciclovias. É possível contar com esse guia também se for ocorrer a instalação de pisos ou até mesmo, em guias de concreto que sejam pré-moldadas.

É importante ressaltar que essas guias são fáceis de montar, além de apresentar elevada resistência. Por isso, é importante falarmos também sobre o meio fio para jardim, que pode ser instalado em parceria com as guias de calçadas.

Esse meio fio, além de ajudar a orientar as pessoas sobre qual trajeto elas devem adotar em um gramado, contribui para reduzir o desnivelamento do local, sendo fundamental para sua durabilidade.