A acessibilidade é essencial em projetos de construção civil e arquitetura. Todos os espaços devem ser acessados pelo maior número de pessoas, respeitando a diversidade humana. Esse é o modelo de arquitetura inclusiva.
Dessa forma, pessoas com deficiência também conseguem transitar em um espaço idealizado pelo arquitetura inclusiva, pois o projeto deve possuir rampas, Piso tátil PVC, elevadores, sinalização inclusiva, barras de apoio, entre outros aspectos que facilitam a locomoção desse grupo de pessoas.
Independente da deficiência, seja ela física, auditiva, visual ou motora, é preciso que os ambientes sejam adaptados de forma a possibilitar a circulação.
Além disso, os idosos, gestantes e pessoas obesas também necessitam de facilidades e adaptações nos ambientes para que consigam transitar de forma mais fácil. Sendo assim, a arquitetura inclusiva é extremamente importante.
Para realizar qualquer obra da construção civil, seja ela de pequeno ou grande porte, uma boa dica é realizar o Aluguel de maquinas para construção civil, ao invés de adquirir novos equipamentos. Isso porque o aluguel reduz o custo e proporciona os mesmos resultados.
Equipamentos de proteção individual
Os equipamentos de proteção individual, também conhecidos com EPI’s são muito importantes na prevenção de riscos e garantia da manutenção da integridade física de um funcionário durante o desempenho da sua atividade.
As empresas precisam se preocupar com a segurança dos seus colaboradores e os direitos dos trabalhadores, baseando-se em normas de segurança que são traçadas pelo Ministério do Trabalho.
Dessa forma, uma empresa deve possuir o contato de uma loja de epi para adquirir os produtos exigidos.
No caso de empresas da área química, por exemplo, é indispensável o uso de alguns equipamentos que protegem o funcionário, evitando ferimentos, doenças e até mesmo acidentes que pode ser fatais.
Nesses casos, o uso de respirador, luvas, óculos, creme protetor, Sapato epi, avental e demais roupas apropriadas são só alguns dos itens que o trabalhador deve possuir para executar a sua função com segurança.
Independente do segmento da empresa e de qual é o seu porte, os donos devem se preocupar em fornecer todo o material adequado para que o funcionário desempenhe seu trabalho de forma confortável e segura, garantindo também a máxima produtividade.
Isso pode envolver o uso de botina em fábricas, por exemplo.
O Equipamento de Proteção Individual deve ser usado pelo trabalhador visando protegê-lo contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
Quando as medidas de proteção coletiva não forem suficientes para fornecer toda a segurança, evitando os possíveis riscos de acidentes de trabalho ou doenças profissionais em consequência do desempenho do trabalho, é obrigatório o uso de um epi.
Dentre os riscos que eles auxiliam na proteção, estão:
- Enclausuramento acústicos de fontes de ruído;
- Ventilação ideal do local de trabalho;
- Proteção das partes móveis das máquinas;
- Sinalização de segurança;
- Contato com produtos químicos .
Construções civis
A engenharia civil é a área destinada para a responsabilidade de projetar, construir e manter todas obras e infraestruturas que uma sociedade necessita.
Essas construções abrangem desde casas, prédios, estabelecimentos comerciais, até pontes, usinas geradores de energia, entre outros.
Independente do tamanho da construção, o aluguel de máquinas pode ser uma boa opção, pois o investimento para comprar as máquinas que realizam as obra é muito alto.
Os materiais mais usados em todo tipo de construção civil são: cimento, areia, pedra brita, concreto, cal, argamassa, aço, tijolo, blocos de concreto, entre outros.
Na área de construção civil, também é fundamental que todos os profissionais utilizem os equipamentos de segurança, pois o número de acidentes fatais que acontecem nelas por falta da correta utilização de equipamentos de segurança é grande.
O capacete de segurança é o equipamento mais básico e seu uso é indispensável por todas as pessoas que estão no canteiro de obras, sejam elas operários, engenheiros, arquitetos ou até mesmo quem está visitando a obra.
O capacete tem a função de proteger a cabeça de fortes impactos causados por possível queda de materiais, evitando lesões graves e até traumatismo craniano.
Os operários que trabalham em andaimes em alturas superiores a 2 metros devem utilizar também o cinto de segurança tipo paraquedista, para que assim ele fique protegido de cair.
Esses são só alguns exemplos de itens que são indispensáveis para a segurança dos trabalhadores em uma obra, mas existem diversos outros itens fundamentas.