Um acabamento é composto por etapas de colocação de pisos, forros, azulejos, louças, esquadrias, pintura, gesso, entre outros processos. Quando o comércio está quase pronto, é importante verificar se é necessário refazer alguma etapas, para que não haja falhas durante as reformas ou construções.
O piso e o azulejo da parede, por exemplo, precisam se manter alinhados e no esquadro correto. Caso eles não estejam assim, podem aparecer dificuldades como para o fechamento de portas.
Também é possível que existam dificuldades em posicionar os móveis caso o piso não esteja em um alinhamento correto, o que pode gerar problemas estruturais graves futuramente.
Nesse contexto, é fundamental ter um planejamento de todos os materiais que serão usados, verificar marcas e preços podem ajudar a definir prioridades no acabamento.
Ter acompanhamento de um profissional também pode te ajudar com dúvidas e evitar que haja desperdícios com quantidade de material e medidas.
A fase de acabamento do seu comércio pode causar muita euforia e ansiedade, algo que pode prejudicar essa etapa e, para que o acabamento não fique de forma indesejada, é necessário muita paciência. Quanto melhor o acabamento, mais tempo poderá durar a obra. Veja mais detalhes a seguir.
Portas de madeira
Quando um projeto de construção é iniciado, é preciso verificar na planta em quais locais serão instaladas as portas. Não é atoa que a porta de madeira interna, que possibilita a circulação de um ambiente ao outro, também possuem uma função estética que deixam o ambiente mais rústico e moderno.
Existem no mercado diversos modelos de portas, cada uma atendendo a uma necessidade específica. Isso além do quesito segurança que deve ser atendido perfeitamente por qualquer modelo de porta.
As janelas seguem o mesmo padrão das portas, ou seja, tudo vai depender de como e onde essa ela será instalada e qual tipo de proteção ela terá.
Algumas pessoas têm o hábito de colocar toldos para evitar que as janelas de madeira tomem chuva e venham a danificar. O que é, inclusive, uma ótima opção para a decoração e preservação do ambiente, ao conter que a chuva ou calor extremo entrem na residência.
As janelas costumam ficar expostas a chuva e ao sol e, nesse contexto, é importante realizar manutenções para evitar com que ela empene ou que surjam cupins.
Quais são os modelos de portas?
As portas são compostas por folhas – ou seja a quantidade de madeira ou outro material que é utilizada – e por formatos de abertura ou texturas, veja as opções a seguir:
Porta de abrir;
Porta basculante;
Porta pivotante;
Porta sanfonada;
Porta camarão.
Todos esse modelos são utilizados por estética e por trazerem uma praticidade para o dia a dia.
A porta de abrir é a mais utilizada por ser o padrão comum das residências. Ela possui dobradiças verticais e precisa de um espaço livre a sua frente para que seja aberta.
Um modelo muito utilizado para ambientes pequenos é a porta de correr por gerar praticidade e otimização do espaço. Isso porque a sua folha, normalmente única, se move por meio de trilhos que ficam aparentes ou embutidos na parede.
Cortinas para sala
O uso de cortina se tornou padrão há muitos anos, mas ainda existem dúvidas de como ou quando utilizá-las.
O mercado disponibiliza diversos modelos, cores, tamanhos e texturas, tornando a escolha um pouco mais difícil para aqueles que não entendem muito do assunto. No entanto, essa diversidade proporciona muitas ventagens para o consumidor, que pode dinamizar sua estrutura.
Além da cortina fazer parte da coração da maior partes dos ambientes, ela deixa o local privativo e controla a luminosidade.
As cortinas para sala, por exemplo, costuma ser escolhida de acordo com a cor interna do ambiente, como móveis e itens de decoração. Já ambientes que necessitam de cor e mais movimento podem ser utilizados modelos com estampas e cores.
Em muitos casos são utilizadas persianas, esse modelo é um item coringa na decoração por serem práticas, baratas e apresentarem uma qualidade muito boa.
As persianas costumam proteger o ambiente, podendo ser feitas em PVC, metal ou madeiras, sendo verticais ou horizontais.
Uma das persianas mais utilizadas nos comércios para salas de reuniões ou escritórios é a persiana rolo. Esse modelo é feito de painéis em tela solar, que ajuda a manter o ambiente em uma temperatura estável por ser possível controlar a luminosidade.
Toldos nas janelas
Os toldos cumprem com a mesma função que as cortinas, porém, de uma forma mais resistente, ajudando a proteger da chuva e dos raios solares, trazendo uma sombra para o comercio em dias de muito sol.
Quando for necessário escolher um toldo, você irá se deparar com diversos modelos, cores, formatos e tamanhos.
Por este motivo, é importante verificar qual a necessidade do toldo no seu comércio, qual tipo de lona que atende a sua necessidade, a cor que combina com a sua decoração e o tipo que melhor atende suas necessidades.
Entre as opções é possível encontrar modelos de toldo como a cortina, capota, flexível, fixos, entre outros.
Porque é importante reformar os toldos?
A estrutura deste produto é composta por barras de aço, ferro ou alumínio, sendo coberto pelo material desejado.
Esse produtos costumam sofrer desgaste natural com o passar do tempo. Por este motivo é preciso realizar a manutenção da limpeza do item e pode vir a ser necessário realizar a reforma de toldos.
Realizar a reforma é um método mais rápido e fácil do que trocar o material e pode, inclusive, ser feita quando desejar alterar a decoração ou a fachada do local.