Por mais que a casa costume ser vista como um local seguro por boa parte das pessoas, ela também esconde alguns perigos.
Um deles são os acidentes domésticos, que acometem principalmente crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, e que acontecem em locais de risco, como escadas, varandas e sacadas.
Por conta deste risco, desenvolveu-se uma série de itens a serem instalados em tais espaços, de modo a diminuir a janela de oportunidade para acidentes. Entre eles, um dos mais conhecidos é o corrimão.
Quer aprender mais sobre este item de segurança? Então continue lendo e confira algumas de suas vantagens:
O que é o corrimão?
De acordo com profissionais da área da arquitetura, corrimões são apoios laterais para a mão, que pode ser instalado em locais como:
Banheiros adaptados para pessoas com deficiência;
Sacadas;
Rampas;
Uma escada, seja ela rolante ou normal.
A ideia por trás dele é que a presença deste apoio permita que pessoas com dificuldade de locomoção possam transitar pelo espaço com mais segurança, reduzindo as chances de acidentes.
Quais as vantagens do corrimão?
A melhora na segurança do espaço, entretanto, não é a única vantagem trazida pela instalação de corrimões em locais críticos de uma casa ou de um espaço corporativo. Ao contrário da crença popular, este item traz benefícios tais como:
Grande quantidade de modelos disponíveis
A matéria-prima mais clássica para a elaboração de corrimões é a madeira. Afinal, além de bonita, ela é resistente, durável e não escorregadia, sendo perfeita para a confecção desta estrutura.
Contudo, é interessante considerar que também há outras opções de materiais no mercado que podem ser usados com essa finalidade.
O corrimão de inox, por exemplo, tem ganhado cada vez mais adeptos por seu apelo estético moderno, durabilidade e alto nível de higiene (como este material tem a superfície muito lisa, ele dificulta o acúmulo de bactérias).
Além disso, sua versatilidade permite que ele seja combinado com outros materiais, tanto para melhorar a segurança quanto o apelo estético da estrutura.
Pode-se, por exemplo, criar um efeito de corrimão de vidro por meio da instalação de um guarda-corpo feito com esta matéria-prima.
Diretrizes claras para instalação
Por mais que os corrimões sejam de grande ajuda para evitar acidentes em residências e em espaços comerciais, instalá-los sem critério algum não adiantará nada: é preciso que medidas como a altura e a distância da parede permitam que ele seja usado de modo intuitivo.
A boa notícia é que trata-se de uma tarefa bastante simples.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa tais medidas de modo objetivo, fazendo com que a instalação de um corrimão de escada seja simples e rápida, e permitindo que o item realize sua função sem maiores problemas
Vale ressaltar que, no caso de estabelecimentos comerciais, o não cumprimento de tais regras pode gerar sanções para o proprietário, tendo em vista que ela infringe a legislação brasileira de acessibilidade. Assim, todo o cuidado é pouco.
Versatilidade
Por mais que as escadas sejam os principais locais onde corrimões são instalados, nada impede que eles também estejam presentes em outros espaços, como rampas e, até mesmo, banheiros adaptados para idosos ou pessoas com deficiência.
Por conta disso, tal estrutura é amplamente conhecida por conta de sua versatilidade.
Ainda assim, é preciso ter em mente que, dependendo do ambiente, certos materiais não serão apropriados.
No caso do banheiro, por exemplo, por se tratar de um “cômodo molhado”, a madeira não é indicada, tendo em vista sua baixa tolerância à umidade; o aço inoxidável é uma opção muito melhor.
Possibilidade de ser usado junto com outros itens
Em locais como varandas e escadas, é normal que haja um vão entre os corrimões neles instalados e o chão.
Apesar disso, este espaço acarreta um alto risco de acidentes envolvendo principalmente crianças. Logo, é preciso encontrar uma maneira de se acabar com ele.
Felizmente, nada impede que os corrimões sejam complementados com outros itens de segurança, como os guarda-corpos.
Trata-se de uma espécie de meia parede, que é instalada nestes vãos justamente para evitar quedas.
Assim como o suporte para mãos, ele pode ser feito de diversos materiais: é possível desde adquirir um feito sob medida em uma vidraçaria até comprar um feito em um material menos nobre, como um metal ou uma madeira.