Os revestimentos internos de uma residência são itens de suma importância para oferecer charme em um espaço. Combinações de cores, texturas e de estruturas específicas podem compor a decoração, gerando um ambiente único e agradável para os moradores.
Nesse sentido, serão abordados revestimentos que podem ser utilizados para tornar as residências ainda mais especiais:
- Os assoalhos de madeira;
- Os pisos laminados;
- Os pisos antiderrapantes;
- Os pisos de tinta epóxi;
- A iluminação para tetos de gesso.
O luxo proporcionado por assoalhos de madeira
Um assoalho de madeira pode trazer um ar rústico e sofisticado para os locais. O piso possui uma grande importância e versatilidade dentro dos ambientes domésticos, podendo ser usado em praticamente todos os cômodos de uma casa.
Além disso, ele pode ser aplicado tanto na forma de madeira bruta, como é o caso do piso feito de tacos de madeira, quanto na forma de um piso laminado, composto por agregados de madeira capazes de gerar um piso tão bonito e resistente, quanto aquele feito com uma madeira original.
O que são os pisos laminados?
Pode-se dizer que os pisos laminados representam um tipo de piso feito a partir de compostos de substrato.
Ou seja, peças que possuem várias madeiras aglomeradas e prensadas em um mesmo local, também conhecidas como HPP ou HDF, os quais são revestidos com papéis decorativos cobertos por resina.
O piso laminado recebe tal nome pois é constituído por várias lâminas de madeira de diversas larguras e comprimentos diferenciados.
É válido ressaltar que o produto final é mais resistente à medida que o substrato utilizado for mais denso, tornando esse tipo de piso um ótimo isolante térmico e, principalmente, acústico.
Portanto, ele pode ser utilizado em locais de gravação de sons, estúdios, teatros e entre outros.
Além disso, esse piso é revestido de vernizes os quais o protegem de vários desgastes e riscos, fornecendo resistência, além de possibilitar um maior conjunto de desenhos e tonalidades específicas sem perder a beleza natural da madeira.
Todas essas características podem ser buscadas de acordo com o gosto do morador de uma residência na hora de comprar piso laminado.
A importância dos pisos antiderrapantes
Visto que a função principal de um piso de porcelanato antiderrapante é evitar a derrapagem dentro de um ambiente.
A sua superfície possui uma importância e absorção de substâncias quase nula, evitando que produtos como água e óleo adiram à superfície do porcelanato antiderrapante, gerando quedas.
Por esse motivo, o piso de porcelanato antiderrapante só pode ser instalado por meio do uso de colas especiais ou de argamassas.
Contudo, apesar de possuir uma superfície irregular e muitas vezes rugosa, o piso antiderrapante possui uma limpeza fácil e uma resistência muito grande.
Por essa razão, tal piso possui uma grande durabilidade sem perder sua aparência estética, tal qual o seu brilho e os desenhos dos seus formatos.
A funcionalidade anti-quedas do piso de porcelanato antiderrapante é mais explorada em casas em que há crianças e idosas, já que se torna necessário planejar um espaço que não favoreça os acidentes dessas pessoas.
Mesmo estando molhado, esse piso ainda é capaz de evitar escorregamentos fáceis.
Porque apostar no piso epóxi?
Um piso epóxi industrial também é muito conhecido como piso de porcelanato líquido. Ele recebe tal nome pois sua superfície é coberta por uma tinta especial que dá um aspecto líquido ao chão, sendo que, por isso, este piso é muito mais liso do que a maioria.
As maiores vantagens do piso epóxi é que ele possui uma resistência grande, além de possuir propriedades impermeabilizantes, capazes de prolongar a vida útil do produto.
Assim, é possível unir a beleza de um piso de mármore ou de granito com a durabilidade da tinta epóxi.
O que é a iluminação para teto de gesso?
Os projetos de iluminação teto de gesso vêm recebendo cada vez mais destaque nos dias atuais, tendo em vista a crescente utilização do gesso dentro dos espaços.
Assim, a luz em tais tetos é capaz de realçar objetos de uma maneira única e elegante.
Um jogo de iluminação pode ser eficiente para dividir os espaços dentro de uma casa, utilizando luzes diferentes para locais distintos de acordo com o destaque que se deseja dar a determinados móveis.
Além disso, a iluminação é capaz de modificar a sensação de amplitude de um espaço, sendo que interiores bem iluminados aparentam ser maiores e, portanto, mais aconchegantes.