Quem está construindo ou reformando precisa estar atento a diversos detalhes no projeto residencial. Construir não é apenas colocar tijolo sobre tijolo, escolher os melhores itens e deixar o projeto lindo.
Construir também significa qualidade e proteção da construção contra os malefícios que podem surgir com o tempo.
A umidade é um dos fatores que mais colaboram para o surgimento de problemas e danos nas construções e ela pode surgir de vários fatores, como chuvas e vazamentos.
Provocando danos como mofos, fungos, rachaduras e até comprometimento da estrutura, impermeabilizar a construção para evitar que problemas futuros apareçam é muito importante para fazer valer a pena cada centavo investido na construção.
Como impermeabilizar a construção?
Conforme falamos, a impermeabilização é um procedimento importante que garante que a estrutura da construção não seja prejudicada ao longo do tempo pela umidade.
Existem diversos casos onde a falta de impermeabilizantes resultou na queda de telhados e paredes, o que pode trazer consequências graves.
Muitas pessoas acreditam que os problemas causados pela umidade podem ser resolvidos com uma simples pintura ou algo to tipo, mas está enganado quem pensa dessa maneira.
Providenciar uma nova pintura irá apenas maquiar o problema, mas a solução está em diversos outros produtos, além da tinta.
Um desses produtos é a manta de borracha. Trata-se de uma tecnologia recente nas obras pelo Brasil e é um impermeabilizante que se molda perfeitamente a qualquer forma onde seja necessária sua aplicação.
Além disso, essa manta é extremamente resistente e elástica às movimentações e sua durabilidade pode chegar até 40 anos. Ou seja, trata-se de um produto de longa duração que oferecerá proteção para a construção por muitos anos.
Para usos comerciais, as mantas de borracha podem se estender a proteger os equipamentos de trabalho contra infiltrações, como no caso da manta de borracha para bancada.
Esta manta protege as superfícies contra arranhões, desgastes, perfurações e também umidade, sendo geralmente fabricada em borracha natural para seu composto.
Outra vantagem é que é possível adquirir essa manta de acordo com tamanho e espessuras solicitados pelo consumidor.
E ainda entre as mantas utilizadas para proteção contra umidade, está a manta asfáltica adesiva.
Esta é um dos métodos para impermeabilizar lajes mais utilizados que, após ser aplicado nas superfícies, forma uma membrana que bloqueia o local e o protege contra a ação da água.
Por ser muito eficaz, é um impermeabilizante muito procurado e evita os danos provenientes da umidade, como bolor, infiltração, mau cheiro e dentre outros problemas.
Essa manta pode ser comumente encontrada em dois tipos mais comuns, sendo a manta asfáltica de alumínio, muito indicada para:
- Lajes não transitáveis;
- Lajes inclinadas;
- Telhado de fibrocimento;
- Telhado de barro;
- Telhado de zinco;
- Telha ecológica.
Já a manta asfáltica de poliéster é mais indicada para:
- Lajes transitáveis planas ou inclinadas;
- Muros de arrimo;
- Jardineiras;
- Caixas d’água;
- Áreas frias.
É muito importante saber escolher um bom impermeabilizante para laje, pois ele irá garantir mais durabilidade para a construção residencial, protegendo-a dos riscos da umidade.
Mas além de pensar na proteção contra umidade, é muito importante pensar no conforto térmico. Confira no tópico a seguir algumas dicas sobre isso.
A importância do conforto térmico
O Brasil é um país de clima quente, praticamente, o ano todo e isso obriga as pessoas a procurarem alternativas para melhorar o ambiente residencial em suas casas e no trabalho.
Uma das melhores opções para isso é a instalação de um isolante térmico no telhado da construção.
É possível encontrar diversos materiais que possuem essa função, sendo que, construções que possuem isolantes térmicos instalados reduzem em até 45% seus gastos com energia elétrica, além de amenizar em cerca de 5º a temperatura nos ambientes.
Portanto, trata-se de uma maneira muito inteligente e moderna de garantir um ambiente de clima muito mais agradável. O uso contínuo de ar condicionado nos ambientes pode ser prejudicial não somente para o bolso, como também para a saúde.
Os ventiladores nem sempre proporcionam o conforto térmico residencial que procuramos e os climatizadores também não, por isso, nada como investir em um procedimento muito mais prático para o conforto térmico das construções.
Investir em impermeabilizantes é uma maneira de preservar o seu projeto por muitos anos, assim como pensar no conforto térmico fará com que você se sinta muito melhor dentro do seu projeto pronto. Maneiras inteligentes de valorizar a sua construção de forma inigualável.