A construção civil é um setor muito amplo em muitos aspectos, tanto no quesito de tecnologia onde são usados balão de iluminação, máquinas de alta precisão e materiais sustentáveis, como no sentido de possuir diversas vertentes.
Isto significa que um arquiteto ou um engenheiro, tradicionalmente, profissionais da construção civil podem atuar nos mais diversos pontos como na execução de projetos, além de:
- Coordenação de equipes de trabalho;
- Manutenção dos controles de qualidade;
- Elaboração de ruas, casas, pontes e outras estruturas;
- Emitir certificados e laudos técnicos.
Assim, a construção é de grande importância para o desenvolvimento das cidades, pois, ela pensa esse espaço de maneira ampla, pensando em soluções como o bueiro inteligente.
Esse bueiro é um coletor de matérias como garrafas plasticas, por exemplo, que são coletadas por meio de alças laterais feitas, geralmente, em metal, com diversas medidas, de acordo com cada modelo.
Essa rede ajuda na limpeza, remoção e manutenção dos bueiros, evitando que ocorra alagamentos nas cidades.
Ao longo desse artigo falaremos de alguns componentes que estão presentes na construção civil e que permitem o desenvolvimento de uma cidade mais orgânica e eficaz.
A construção civil e suas características
A construção civil é um setor muito importante dentro da economia de diverso países e estados. Segundo o jornal “O Estadão”, apenas em 2019, esse setor representava cerca de 6,7 milhões de postos de trabalhado.
Em um quadro geral, esses postos de trabalho equivaliam a cerca de 7,3% de todos os empregos do país, ou de forma mais clara, a cada 14 pessoas, uma trabalhava neste setor.
Outra vantagem deste setor é que o orçamento de obra pode ser feito tanto por investimentos estrangeiros, trazendo maior estabilidade para a geração de empregos, e também podem ser incentivados pelo setor público com obras de infraestruturas.
As obras de infraestrutura urbana são geridas em grande parte pelo poder público e elas representam diversos tipos de construções como ferrovias, rodovias, portos, gerador de energia elétrico, solar e hidrelétrica, aeroportos e muitos outros.
Por meio de concessões, privatizações ou parcerias públicos-privadas, este setor é um dos maiores da construção civil por, geralmente, atrair grandes obras.
Quando bem realizados, a infraestrutura urbana gera empregos e atraem mais investimentos para o país, colocando sempre este em primeiro lugar.
Um exemplo de construção civil de grande impacto é a construção de moradias. Há linhas de crédito específicas para tal, de modo que governo subsidia as construções e consegue disponibilizar para a população melhores condições de adquirir.
Portanto, a construção civil atua de forma intensa e bastante geral na sociedade, construindo de casas privativas, casas populares passando por grandes construções, como as usinas hidrelétricas.
As topografias urbanas
Um dos grandes setores da construção civil é a infraestrutura das cidades, e para que tudo ocorra bem com os projetos, o setor desenvolveu uma série de metodologias e ferramentas que os auxiliam na escolha do jeito mais eficiente de se construir.
Uma das metodologias é da topografia urbana. A topografia urbana é um levantamento técnico para evitar erros por meio de demarcações de limites e também de nivelamentos do terreno, além de modificações da obra, entre outros. Abaixo falaremos com mais detalhes sobre essa técnica.
O projeto de topografia urbana ou levantamento topográfico, consiste em um tipo de representação de pontos notáveis dos relevos, acidentes geográficos de determinado local, tanto um terreno específico como de toda a cidade.
Esse projeto gera uma carta topográfica, que representa os acidentes do relevo por taludes e curvas de níveis.
Assim, essas cartas topográficas são usadas em todos os projetos de construção civil trazendo segurança e eficiência, pois apresenta ao construtor e ao projetista, onde a construção estará instalada ou construída.
Para que a topografia urbana seja feita é preciso seguir alguns pontos. O primeiro deles é saber quais serão os pontos de referência para situar os elementos que estão no terreno.
Primeiro é definido um ponto aleatório com o piquete e todos os demais pontos formação uma poligonal dentro do espaço.
Do piquete será posicionado um aparelho de medição de ângulos e distâncias. Depois, o profissionais medem todas as posições. Feito isso, os dados são transformados na carta topográfica que serão fornecidas aos projetistas e aos arquitetos.
Desse modo, vimos que a construção civil atua em diversos setores e que ferramentas como a topografia são usados para a melhoria e segurança dos seus processos.