Começar uma casa do zero pode não ser uma tarefa fácil, mas com essas dicas de materiais necessários o processo pode se tornar menos complicado e mais acessível para o proprietário.
A primeira coisa a ser pensada, após a compra do terreno, é fazer uma lista de mercadorias à serem usadas e qual a finalidade de cada uma.
A areia, por exemplo, é um material construção fundamental para qualquer obra. Podendo ser encontrada em depósito de areia, é divididas em três categorias, sendo elas grossa, média e fina, pode ser utilizadas em diversas etapas do processo de construção, desde fundições até acabamentos, passando pela estrutura e vedações.
Para cada etapa é necessário que um tipo seja escolhido, podendo variar a granulometria e pureza do material.
Confira dicas para a escolha certa de areia
Areias finas podem conter outros compostos, o que pode afetar a qualidade onde será usada. A areia dos rios, a princípio, não deve ser lavada, enquanto a areia de barranco (ou de cava) tem mais chances de conter impurezas, então recomenda-se a lavagem.
Mas quando lavar? Pegue-a, e se sua mão ficar suja, ela necessita de lavagem.
Suas cores podem ser amarelada, avermelhada ou branca, mas a cor em si acaba não sendo um fator tão importante, já que só diz respeito ao tipo de rocha mãe de que a areia veio.
Entretanto, mantenha-se atento caso a cor venha de alguma impureza como excesso de terra, sendo esta de procedência duvidosa.
A areia mais escura pode indicar a presença de produtos estranhos. Se caso depois de lavada o problema persistir, faça um teste de decantação, misturando a areia junto a uma quantidade considerável de água em um recipiente e deixando-as em repouso.
Após a decantação, a areia irá ficar no fundo do recipiente e os materiais indesejados estarão acima dela. As areias com impurezas devem ser utilizadas apenas nas funções de baixa responsabilidade, como enchimentos e lastros, e sempre que possível ser recusadas nas obras.
É necessário que se peneire a areia, sendo ela média ou fina, retirando os grãos maiores para se fazer a argamassa.
O processo de peneiramento pode ser feito manualmente ou com o auxílio de máquinas específicas. Se a argamassa for utilizada no assentamento de tijolos, é recomendado que se utilize a areia média ou grossa.
O telhado da construção
Talvez o modelo mais conhecido de telhados seja o que possui telha colonial, que é famoso por seu estilo elegante e rústico, fazendo referência aos telhados da época colonial (daí a origem de seu nome).
Sua telha é constituída por um canal profundo, fazendo alusão a uma barca. Sendo indicado para regiões com intensa quantidade de chuva por facilitar o escoamento da água.
Dentre os modelos mais conhecidos, destaca-se o que possui telhas de cerâmica, sendo usado com as telhas em sua cor natural ou pintadas.
Referente ao seu uso, o telhado colonial pode ser encontrado em três modelos, sendo eles:
- Duas águas: com divisão ao meio;
- Quatro águas: sendo mais usados em imóveis quadrados;
- Meia água: usado mais em regiões como varandas.
Outra opção de construção de telhados é o sarrafo de madeira, que é indicado em telhados mais pesados e pode ser um belo substituto às ripas, e podem auxiliar também na minimização da caída de água.
Outro item a ser pensado para a construção de uma residência, ainda falando sobre telhados, é a calha de chuva.
Existem diferentes modelos disponíveis no mercado, e os mais conhecidos são revestidos por materiais como PVC e zinco.
As calhas de PVC tendem a ser mais baratas que a calha de alumínio, oferecendo boa resistência ao efeito do tempo e às ações da natureza, além de receber a tinta com maior facilidade, fazendo com que sua adequação aos telhados seja mais fiel.
Vale ressaltar que o PVC tem suas limitações quando se trata de grandes pesos e pressões, o que pode acabar causando acidentes como sua própria quebra.
Já as calhas de aço galvanizado, sendo bem similares as de zinco, possuem grande resistência à ferrugem e corrosão, mas caso a aplicação de tinta seja algo que faça diferença ao seu gosto, indica-se a opção de material em PVC, já que esta não possui boa aderência à pintura.