Praticidade, segurança e economia. Estes princípios costumam ser procurados pelas pessoas na realização de suas atividades cotidianas, sendo levados em conta na hora de se contratar produtos e serviços.
Apesar disso, nem todos sabem que é possível trazê-los para dentro de sua própria casa: basta investir em soluções de automação para a residência.
Com elas é possível otimizar boa parte das rotinas da casa, o que deixa os donos mais tranquilos em todos os momentos.
Não sabe muito sobre essa solução? Então continue lendo este artigo e aprenda mais, bem como suas vantagens:
O que é a automação residencial?
Como o próprio nome diz, a automação residencial consiste em uma tecnologia que permite que diversas ações domésticas normalmente executadas por humanos sejam feitas de modo automático. Entre elas, estão:
Acender e apagar luzes;
Trancar e destrancar portas e janelas;
Ativar e desativar alarmes;
Controlar a temperatura do ambiente e o termostado.
Tudo isso, por sua vez, só é possível graças aos avanços na conectividade com a internet observados nos últimos anos. Isso porque a comunicação entre os dispositivos de automação é feita pela internet.
Consequentemente, a casa pode ser controlada até mesmo pelo smartphone.
Quais são as vantagens da automação residencial?
Por mais que muitas pessoas vejam a automação residencial como um luxo, algo plenamente descartável, isso não é verdade: imoveis que contam com essa solução oferecem uma série de benefícios a seus moradores. Entre eles, estão:
1. Valorização do imóvel
Comprar um imóvel pode ser um investimento que gerará um retorno financeiro interessante no longo prazo.
Contudo, para que isso funcione, é fundamental que o proprietário invista em algumas melhorias que agreguem valor à propriedade.
Por mais que isso normalmente seja associado à instalação de móveis planejados ou mesmo a troca do piso, o investimento em soluções de automação também é uma opção.
Afinal de contas, trata-se de algo inovador e que tem potencial para melhorar a vida de quem vive no imóvel.
2. Corte de custos
É claro que a instalação de uma estrutura de automação residencial exige um certo investimento. É preciso, por exemplo, contar com um roteador, que tenha a capacidade de garantir um sinal de internet de qualidade em todas as instalações bem como sensores que detectem os comandos.
Porém, também é preciso considerar que, no longo prazo, a tendência é que a solução traga economia.
Como os sensores evitam o desperdício de água, luz e gás, a tendência é que as contas destes serviços tenham valores bem mais baixos. Assim, além de economizar, o imóvel torna-se mais sustentável.
3. Espaços mais cômodos
Para boa parte das pessoas, a casa é uma espécie de santuário, um local onde é possível esquecer-se do stress e da correria da rotina.
Por conta disso, muitos investem valores consideráveis na elaboração de ambientes cômodos.
Contudo, nem todos consideram que a automação residencial pode assumir esta função.
Boa parte dos sistemas presentes no mercado vêm com atmosferas pré configuradas, sejam elas relaxantes, românticas ou mesmo de cinema, para assistir a um filme.
Isso, por sua vez, é feito controlando aspectos como a iluminação, o volume do som ambiente e até mesmo a temperatura do termostato, criando um ambiente perfeito e rico em detalhes.
4. Controle remoto do imóvel
Recentemente, fabricantes de smartphones passaram a oferecer aplicativos elaborados especificamente para controlar as funcionalidades de smart homes.
De maneira semelhante à realizada com automóveis, os aparelhos podem ser pareados com o sistema e permitir um controle total do local, bastando ter acesso a uma rede de wifi.
Contudo, poucas pessoas pensam que, na prática, isso significa que é possível controlar e monitorar o imóvel a distância sem ser preciso estar dentro dele.
Tudo que o usuário tem que fazer é entrar na aplicação, identificar-se e realizar os procedimentos que quiser.
Assim, é possível chegar do trabalho e aproveitar uma atmosfera agradável e relaxante, ou mesmo encontrar a casa pronta para uma sessão de cinema.
5. Acessibilidade
Como a automação residencial permite que um imóvel seja plenamente controlado ao tocar alguns botões, ele oferece uma vantagem que normalmente não é considerada: a acessibilidade.
Afinal, os comandos normalmente podem ser acionados até mesmo por pessoas portadoras de deficiência ou indivíduos que tenham dificuldades de locomoção, eliminando barreiras espaciais normalmente presentes em residências.