Quando aquecido, o setor da construção civil costuma ser um dos que mais gera empregos em toda a economia. O motivo por trás disso é que, ao contrário de outros segmentos, os cargos e funções construção civil não foram fortemente afetados pelo fenômeno da automação: é preciso contar com um contingente grande de pessoas para tirar um projeto do papel.
Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo! Este post contém informações importantes a respeito de cada um dos profissionais que atuam no segmento.
Arquiteto
Por mais que muitas pessoas confundam o arquiteto com o engenheiro, estas profissões da construção civil são bastante diferentes. No caso do arquiteto, seu papel é conhecer as necessidades e demandas do cliente, levantando pontos como:
Orçamento disponível;
Destinação que será dada ao imóvel;
Preferências de acabamentos;
Quantidade de cômodos (quartos, salas, banheiros, etc).
Em seguida, ele se responsabiliza por iniciar o planejamento do projeto, levando em consideração todos os dados proporcionados pelos clientes.
Vale ressaltar que o arquiteto também pode ser útil depois da conclusão da obra. O motivo por trás disso é o fato de que há profissionais especializados em design de interiores, o que os torna aptos para projetar a decoração de todos os ambientes do imóvel.
Engenheiro civil
Por mais que o engenheiro costume ser o profissional mais conhecido em campos de obras, ele não realiza o projeto totalmente sozinho. Na verdade, seu papel é colocar em prática o projeto que foi elaborado pelo arquiteto, supervisionando e guiando os trabalhos.
Da mesma forma, os cálculos estruturais também fazem parte da alçada da engenharia civil: cabe a este profissional realizá-los. Assim, ele também costuma participar das etapas preliminares do projeto, como o estudo topográfico do terreno e o levantamento de sua área.
Pedreiro
Quando se trata de obras, são os pedreiros que fazem a mágica acontecer. Guiado por um projeto elaborado pelo arquiteto e pela orientação proporcionada pelo engenheiro civil, ele é o responsável por erguer as estruturas e fazer com que tudo o que foi pensado para a construção tome forma.
Entretanto, é preciso levar em conta que as competências do pedreiro não são todas iguais: quanto mais experiente for o profissional, mais responsabilidades ele pode assumir dentro do canteiro de obras.
Por conta disso, a maior parte deles ingressa no campo como assistente, responsabilizando-se principalmente pela organização do espaço de trabalho e por auxiliar os pedreiros que já têm mais experiência.
Mestre de obras
Ainda dentro do campo dos profissionais que tiram o projeto do papel, há um personagem fundamental para o sucesso dos trabalhos: o mestre da construção, ou mestre de obras. Junto com o engenheiro, ele se responsabiliza por supervisionar e guiar o trabalho dos pedreiros subordinados a ele.
Por conta da importância desta posição, é preciso ter em mente que ela não pode se ocupada por qualquer um. Normalmente, quem atua nela traz consigo anos – quando não décadas – de experiência em canteiros de obras, tornando-o apto a administrar toda uma equipe de profissionais.
Eletricista
Eletrodomésticos, eletroportáteis e iluminação. Todos estes itens têm algo em comum: dependem da eletricidade para funcionar. Isto pois a corrente que vem pela rede de distribuição é a responsável por proporcionar a energia que seus componentes necessitam para operar.
Consequentemente, é fundamental que toda e qualquer edificação conte com um projeto elétrico muito bem elaborado, de modo que seja eficiente e seguro. Isto, por sua vez, é tarefa do engenheiro civil.
Porém, contar com profissionais de confiança para colocá-lo em prática é igualmente importante. Isso significa que é fundamental contar com um eletricista de confiança: cabe a ele instalar todos os componentes do circuito, e tomar todas as medidas para evitar acidentes.
Encanador
Além da eletricidade, é óbvio que todo edifício precisa estar conectado à rede de distribuição de água. Da mesma forma, é preciso que o líquido proveniente dela seja distribuído de maneira eficiente e segura por toda a edificação, pois vazamentos podem causar sérios problemas estruturais no imóvel.
Enquanto que o projeto hidráulico fica nas mãos do engenheiro civil, a sua montagem fica a cargo do encanador. Ele é o responsável por posicionar todas as peças necessárias da estrutura (canos, abraçadeiras, etc) da maneira correta. Da mesma forma, ele pode realizar testes para se assegurar de que não há vazamentos ou falhas na rede.