Em uma construção, independentemente de seu porte, naturalmente, diversos tipos de equipamentos são utilizados.
Neste cenário, é interessante citar que muitas vezes surge a dúvida de alugar ou adquirir determinados itens, em especial, ao levar em consideração a grande variedade de equipamentos que podem ser exigidos ao longo das etapas que uma construção envolve.
Para analisar se compensa o aluguel de ferramentas, primeiramente, é necessário levar alguns fatores em consideração, tais como:
- Levantamento de gastos;
- Mão de obra exigida;
- Materiais indispensáveis;
- Tempo de execução;
- Versatilidade que os equipamentos podem apresentar.
Entre as principais vantagens que a locação de equipamentos pode proporcionar, as que recebem maior destaque é a diminuição da mão de obra e de custos com manutenção, logística e armazenamento.
No entanto, conforme citado, é preciso realizar uma análise cautelosa, principalmente para que não ocorra um resultado contrário.
A compra pode ser vantajosa especialmente quando se trata de ferramentas constantemente aplicadas e versáteis.
Afinal, neste caso, o custo com a locação constante a médio e longo prazo poderia se tornar maior do que o investimento inicial com o item.
É importante observar que em grande parte dos casos essa análise é realizada pela construtora, que é a responsável pela execução do projeto de forma literal, envolvendo o contrato da mão-de-obra, máquinas, ferramentas, testes, entre outros aspectos fundamentais para a construção.
As vantagens das bobcats
A busca por bobcat usadas é muito grande, afinal, essa máquina, que também é chamada de mini carregadeira, reúne diversos benefícios devido a essa estrutura.
Como um alto poder de desempenho e versatilidade, pois pode solucionar diversos problemas de carregamento de materiais, mudança de posição e deslocamento.
O pequeno porte permite principalmente o alcance em áreas consideradas quase inacessíveis por outros tipos de equipamentos.
Por esse motivo, atende a determinadas demandas que máquinas de outros portes não conseguem, sendo assim, seu uso pode ser viável para diversas obras.
Conheça a versatilidade do martelete
O martelete pode ser utilizado para diferentes finalidades, em especial, por ser um equipamento que tem como principais funcionalidades perfurar e romper cerâmica e concreto, seja em manutenções ou construções.
Alguns exemplos de uso são:
- Perfuração de concreto asfáltico;
- Abertura de canaletas para tubulação;
- Demolição de vigas;
- Desconstrução de pisos.
É possível encontrar o martelete elétrico, que funciona por meio de motor elétrico e o pneumático, que atua através de ar comprimido.
Para escolher o equipamento ideal, é preciso considerar qual é a energia de impacto necessária para atender as operações da obra.
Além disso, é possível encontrar o martelete perfurador e o rompedor.
A primeira opção reúne os mecanismos básicos, é um tipo de martelete utilizado para perfuração em materiais sintéticos, aço e madeira, através do bloqueio de percussão e com os acessórios necessários, como as brocas cilíndricas.
Já o rompedor, é aplicado para romper o concreto.
No entanto, também reúne as funcionalidades do tipo anterior, além de apresentar mecanismos de controle eletrônico para o ajuste da força e percussão e de golpeador embutido.
O uso do caminhão munck
Da mesma forma que a bobcat e outros equipamentos, o caminhão munck também acaba sendo muito visado para as obras.
Trata-se de uma variação do guindaste, que tem como principal diferença o comando hidráulico.
Comumente o aluguel de caminhão munck é solicitado para a locomoção de máquinas ou cargas pesadas, porém, também pode ser aplicado para remoção de equipamentos, içamento, montagem e desmontagem.
Além do comando hidráulico, o caminhão munck também apresenta um equipamento montado no chassi, sendo essa, uma das principais diferenças dos demais caminhões que são utilizados para a movimentação de grandes cargas.
O uso dessa alternativa varia conforme o equipamento a ser movimentado e a potência do caminhão, por esse motivo, é indispensável ter conhecimento dos itens que serão trabalhados.
Sendo assim, é preciso analisar os materiais e também onde será realizada a operação, pois como é um equipamento de grande porte, é indicado que o solo seja apropriado para evitar que afunde e que as manobras necessárias sejam realizadas de forma segura.
Conforme pode ser notado ao longo do texto, o planejamento é fundamental para que não apenas os custos sejam reduzidos, como também a produtividade e praticidade sejam potencializadas durante uma construção.
Por esse motivo, os equipamentos devem ser escolhidos com cautela, exatamente de acordo com as exigências do serviço e do local em questão.