Entenda como funciona o aterramento e terraplanagem para construção de muro de gabião

Pode-se definir um Muro de gabião como uma estrutura de contenção. Essas estruturas são obras que tem por objetivo fornecer estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha.

Com isso, ela pode ser responsável por evitar situações como escorregamentos; desabamentos, rastejos e outros inúmeros fenômenos causados pelo peso próprio ou carregamentos externos, dentre eles a construção de edificações, aterramentos e aumento do poro-pressão.

O muro gabião execução é constituído por gaiolas metálicas formadas por fios de aço galvanizado de malhas hexagonais com dupla torção.

Esse material proporciona uma maior resistência às intempéries sem oxidar. Além disso, também pode ser utilizada uma camada de PVC para maior resistência à corrosão.

As gaiolas são preenchidas por pedras e podem ser organizadas tanto manualmente quanto por meio de equipamentos mecânicos comuns. Dentre as vantagens de sua utilização, é possível citar:

  • Flexibilidade;

  • Permeabilidade;

  • Agilidade de execução;

  • Facilidade de execução;

  • Baixo impacto ambiental;

  • Baixo custo.

Depois que há um dimensionamento e o projeto do muro é realizado, é preciso iniciar o processo em si. Para tanto, é necessário iniciar os serviços preliminares e, dentre eles, está a chamada terraplanagem.

Terraplanagem

A terraplanagem pode ser definida como um termo utilizado na construção civil com o objetivo de definir o efeito de terraplenar.

Ou seja, um ato que deixa o terreno com o nivelamento definido por projeto. Esse resultado é alcançado por meio do aterramento de depressões, além da realização de cortes e remoções dos locais nos quais existem materiais em excesso.

No geral, a principal função do Serviço de terraplanagem é aperfeiçoar os terrenos, principalmente com a meta de nivelar, encher e retirar o excesso de solo que lá existe.

Sejam obras de pequeno, médio ou grande porte, a terraplanagem usualmente é realizada. Atualmente, já existem técnicas de execução definidas por normas, além de ter um processo que está em constante evolução.

Para realizar essa técnica, porém, é fundamental saber quais máquinas pesadas são mais indicadas para sua implementação. Além disso, é indispensável que haja uma avaliação prévia do tipo de solo.

Esses cuidados são fundamentais para que a escolha da máquina errada não prejudique o local de trabalho.

Para quem está se perguntando, afinal, como é feita a terraplanagem, depois do estudo que envolve todo o processo, é escolhido o melhor método para o local em questão.

Seja por meio de escavação, por meio de drenagem, por destocamento, por demolição ou, ainda, por meio de compactação de solo.

É fundamental ressaltar que o processo seja feito apenas por profissionais qualificados e competentes. Uma terraplanagem mal realizada pode causar sérios problemas como erosão ou deslizamento de terra.

Aterramento

Mas não é apenas por meio da terraplanagem que um terreno pode ser preparado. Aterrar um terreno significa preencher com terra algum ponto para que ele se torne plano, atingindo o nível da superfície e excluindo os relevos ou ainda para aumentar a medida de uma área específica.

O Sistema de aterramento cria, dessa forma, um relevo ou desnível proposital. Ou seja, o aterro pode ser definido como um processo que garante o grau de desnível dentro de uma área, de acordo com as características demandadas pelo projeto original.

Para se cumprir essa ação de preenchimento, são utilizados, basicamente, terra ou cascalho. Esses materiais podem ser coletados dos resíduos produzidos pelo processo de escavação ou, ainda, comprado de construtoras que possam esses itens em seus estoques.

Quando se fala em terreno para criação de um desnível ou, então, quando é mais benéfico encaixar o projeto dentro das grandes elevações do terreno, tendo em vista o gasto financeiro, é indicado a construção do muro de arrimo. Se estabelecendo como a garantia de sustentação da terra.

É fundamental que não haja confusão entre o aterramento elétrico, que envolve esquemas como o sistema de aterramento tt. Nesse processo, um ponto da fonte de alimentação é diretamente aterrado.

No campo da eletricidade, o aterramento consiste em uma viga colocada na terra e conectada a um fio que percorre toda a casa.

Essa ação tem a função de diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energias e também proteger os usuários de um possível choque.

Foi possível observar a importância fundamental da preparação da terra e dos processos que a envolvem.

Para que essas ações sejam realizadas de maneira correta e garantam o bom andamento da obra, a presença de um profissional especializado é condição central.