Existem diversas empresas de toldos em Sorocaba e em muitas outras localidades.
O motivo é a alta procura por estas soluções decorativas: além do apelo estético por elas proporcionado, elas permitem que espaços externos sejam aproveitados até mesmo quando as condições climáticas não estão favoráveis, seja por sol ou chuva excessivos.
Se por um lado é bom ter mais liberdade de escolha, por outro, a existência de muitos estabelecimentos torna mais difícil definir de quem adquirir o produto.
Afinal, uma fábrica de toldos pode ter preços irresistíveis, mas oferecer itens de qualidade duvidosa, que durarão pouquíssimo tempo e só trarão contratempos.
Portanto, é fundamental saber escolher para não se ver às voltas com um produto de origem duvidosa. Confira, a seguir, algumas dicas para fazer uma boa escolha e para manter seu toldo ou cobertura em bom estado por mais tempo:
Compre de um fornecedor de confiança
O primeiro passo para a aquisição de uma cobertura em policarbonato ou em lona de qualidade é certificar-se de que o material é confeccionado e instalado conforme as boas práticas da área. Portanto, é preciso pesquisar a respeito dos fornecedores da área, sua reputação e a qualidade destes produtos.
Vale ressaltar que, por mais que o quesito preço seja importante, ele não é o único fator a ser considerado. Quando ele está muito abaixo da média cobrada no mercado, pode ser um sinal de que o fabricante corta custos usando matéria-prima de baixa qualidade, tecnologia ultrapassada ou um processo produtivo inadequado. Isso significa um produto inferior, que durará muito pouco e/ou demandará manutenções frequentes.
Busque recomendações
Por mais que lonas pareçam um produto simples, como dissemos anteriormente, é fundamental que ela seja adquirida de um fornecedor confiável.
Entretanto, não basta pesquisar: também é muito válido buscar recomendações de pessoas que fizeram uma aquisição do tipo recentemente, de modo a entender sua opinião a respeito de quem lhes vendeu o produto. É importante verificar aspectos como:
A qualidade do item;
O período de garantia;
A qualidade do atendimento;
O cumprimento do prazo de instalação.
Desta maneira, é possível evitar muita dor de cabeça mais para a frente, seja com a má qualidade dos produtos ou dos serviços proporcionados.
Prefira os modelos retráteis automatizados
Ao adquirir toldos e coberturas, pode-se optar por uma versão retratil. Como o seu próprio nome diz, ela se diferencia das versões fixas pelo fato de que pode ser retraída quando não está em uso, o que torna o local mais versátil.
Normalmente, isso acontece por meio da movimentação de uma manivela, que, por sua vez, aciona um mecanismo que possibilita a sua movimentação.
Tal como outros objetos decorativos, a tecnologia também revolucionou tanto o toldo de policarbonato de correr quanto a versão em lona: atualmente, há modelos que funcionam de maneira automática, mediante o acionamento de um controle remoto.
Vale ressaltar que, apesar de a praticidade ser evidente, ela não é a única vantagem de optar por ele. Como o mecanismo que abre e fecha o toldo aplica o nível de força ideal para tal, há menos chances de danos causados pelo excesso dela. Logo, há menos chances de defeitos e a sua vida longa é mais útil.
Escolha um modelo adequado ao clima local
As coberturas feitas de lona e de policarbonato têm uma diferença significativa entre elas: enquanto as primeiras barram a luz do sol, as segundas permitem que ela ultrapasse, mas, ainda assim, impedindo a passagem dos raios UV.
Por conta disso, o clima local é outro elemento chave para assegurar que o produto adquirido será, de fato, útil para seus usuários.
Em locais onde a radiação solar é muito intensa, a lona costuma ser a melhor opção para tornar espaços abertos mais funcionais. Já em locais onde ela não é tão abundante, o policarbonato pode ser útil para aproveitá-la ao máximo.
Higienize os toldos periodicamente
Contudo, não basta adquirir uma cobertura de qualidade para que ela seja útil e funcional: ela também tem que ser bem cuidada.
Felizmente, isso não costuma ser difícil, e uma higienização periódica é suficiente. Além disso, ela é simples, normalmente bastando água e sabão para remover as impurezas.
De qualquer forma, é fundamental seguir as recomendações do fabricante ao longo de todo o procedimento de limpeza.