Para que a água chegue até a sua torneira, pronta para uso, ela precisa passar por um longo processo de tratamento. Esse procedimento tem início na captação da água natural em rios e barragens, sua condução até as estações de tratamento, para remoção de impurezas, até que esteja pronta para o uso doméstico.
Como é realizado o tratamento de água?
As etapas que compõem o tratamento de água, basicamente, são:
Oxidação;
Coagulação e Floculação;
Decantação;
Filtração;
Desinfecção;
Fluoretação;
Correção de PH;
Acréscimo de sódio.
A oxidação consiste na aplicação de cloro na água a fim de eliminar os metais; Na etapa seguinte é acrescentado sulfato de alumínio, um coagulante que serve para aglutinar as impurezas em flocos.
A próxima etapa do Tratamento da água consiste na decantação, processo em que a água fica em repouso, o que facilita a descida dos flocos para o fundo do reservatório.
Posteriormente é a etapa de filtragem, que remove as impurezas restantes, retirando os odores e sabor das substâncias utilizadas nas etapas anteriores.
As etapas finais correspondem à colocação de cloro para desinfecção; flúor para cáries; sódio para evitar corrosões nas tubulações de água e correção do PH com cal hidratado.
Após passar por todas essas etapas a água está pronta para o consumo sendo armazenada em locais próprios e posteriormente distribuída à população.
Conheça os tipos de poços
Há também a possibilidade de consumo de água extraída de poços particulares, construídos diretamente em terrenos privados. Existem basicamente três tipos de poços:
Poço raso: também chamado de cacimba, poço caipira ou poço amazonas. Esse modelo capta águas mais superficiais dos lençóis freáticos. Esse tipo de construção possui custos mais baixos, mas devido à superficialidade da água, apresenta riscos de contaminação;
Poço semi-artesiano: esse tipo precisa da ajuda de um equipamento, como uma bomba, para a retirada da água. O tipo de bomba utilizado dependerá da profundidade da perfuração. O poço deste tipo possui um custo mais elevado para sua construção, mas em contrapartida oferece uma água mais limpa que a opção anterior, pois é retirada de camadas inferiores;
Poço artesiano manual: esse modelo retira água das profundezas da terra, sendo assim, a água de maior qualidade. Esse tipo não precisa de nenhum tipo de bomba pois, ele jorra água naturalmente.
De maneira geral, a água de poços pode ser consumida sem grandes restrições. Para construir um poço é preciso ter espaço no terreno que comporte as estruturas necessárias de perfuração, que deve ser feita por empresas de engenharia certificadas para essa atividade.
Em algumas cidades, é necessário obter autorização do órgão gestor de recursos hídricos para ter um poço residencial. Esse documento é pessoal, intransferível e tem validade determinada, precisando de renovação.
A preocupação com a questão ambiental pode ser um fator para quem tem interesse em fazer um poço. Com a perfuração correta e operação adequada, os poços não costumam oferecer riscos ambientais.
No entanto, na realização da obra de perfuração podem ocorrer riscos, caso os equipamentos não sejam operados corretamente. Fazer o serviço em empresas confiáveis é uma alternativa para mitigar todos esses riscos.
Equipamentos
Para quem tem instalações mais convencionais como caixas d’água e sofre com a baixa pressão da água que chega aos equipamentos como a máquina de lavar, o problema pode ser resolvido com o uso de um pressurizador.
O equipamento é movido a energia elétrica, mas costuma ser bastante econômico, além de operar de forma silenciosa.
Além de servir para uso com caixas d’água, pode ser usado também com cisternas, instalação que se assemelha ao poço raso.
A baixa pressão da água é um problema no cotidiano doméstico, pois atrapalha o funcionamento adequado dos aparelhos. No caso do chuveiro, ele pode até queimar, caso a quantidade de água seja insuficiente. O uso de Pressurizadores rowa é capaz de resolver esse problema de forma rápida e eficaz.
Para que a água chegue a sua residência e seja usada de maneira adequada, sem incorrer riscos à saúde, ela precisa passar por procedimentos para tratamento.
Proprietários de grandes terrenos podem adotar, ainda, a instalação de poços privados para fornecimento direto de água potável. De qualquer modo, é preciso manter um controle sobre a qualidade da água para não haver riscos de contaminação.