Equipamentos necessários em uma construção civil

A construção civil consiste nas mais diversas etapas que envolvem as obras, desde verificações, até a construção e manutenção em si.

Dessa forma, é preciso observar que os equipamentos utilizados são variados e podem ser muito distintos para atender às particularidades que cada projeto apresenta, como as betoneiras, caçambas, máquinas de demolição, içamento e o tradicional andaime.

A importância dos andaimes

Os andaimes cruciais para que os trabalhadores possam atuar nas alturas necessárias, independente do tipo de serviço, tais como pinturas, demolições, manutenções e reformas.

Para atender finalidades distintas, no mercado há diferentes tipos de andaimes, como:

  • Fachadeiro: é composto por quadros verticais, horizontais, placas de base, entre outros itens;
  • Industrial: consiste em uma torre quadrada constituída por estruturas tubulares em aço;
  • Suspensos: são sustentados por cabos de aço e apresentam estruturas em travessas de madeira ou metal;
  • Multidirecional: composto por estruturas retas em níveis distintos.

O tipo mais usado é o andaime de ferro, em especial, o fachadeiro, porém, outros materiais também são aplicados para a montagem, como a madeira e o aço.

Além disso, também é interessante citar que normalmente, as opções suspensas são empregadas para serviços de manutenção externa e revestimentos.

Já os multidirecionais e fachadeiros podem ser rodinhas, o que contribui com a mobilidade e com trabalhos de instalações e acabamentos.

No caso dos industriais, são recomendados para trabalhos não tão pesados, como alvenaria, pintura, manutenção predial, entre outras alternativas.

Principais tipos de betoneiras

A betoneira é um equipamento também conhecido como misturador de concreto, afinal, é usada predominantemente para a mistura de materiais, que normalmente envolvem itens como cimento, água, areia e pedra na proporção necessária de acordo com a aplicação.

Existem diferentes tipos desses equipamentos para atender necessidades distintas das construções. Eles se diferem principalmente no que diz respeito à estrutura, tais como:

  • Móvel: refere-se a um caminhão betoneira, com sistema acionado por uma correia de aço acoplada ao motor;
  • Fixa: equipada com um motor;
  • Semi-fixa: semelhante a opção anterior, porém, possui rodas;
  • Automática: acionada por um motor e equipada com esteiras rolantes.

Além dos tipos apresentados, as betoneiras podem ser classificadas de acordo com o processo de descarga: eixo vertical, fixa e basculante. A primeira opção se baseia no princípio de queda livre, ou seja, no tombamento da mistura no interior do tambor.

Na fixa, o eixo permanece na horizontal e a descarga é efetuada por meio da inversão do sentido de rotação do tambor, sendo neste caso chamada também de tambor reversível. Já no caso da basculante, o tambor se inclina para que a descarga seja efetuada.

Os sistemas de mistura também são fatores que podem apresentar variações, porém, os tipos mais comuns são as pivotantes, em que o tambor se movimenta em torno do eixo e rotativas, onde o giro é realizado sobre roletes.

Naturalmente, a eficiência de cada equipamento dependerá muito de cada detalhe detectado no projeto, principalmente no que diz respeito a quantidade necessária para mistura e materiais em questão.

Devido a versatilidade que este item apresenta, o aluguel de betoneira é muito visado, em especial, quando se considera a possibilidade de encontrar equipamentos novos sem preocupações com custo de manutenção e armazenamento.

Principais vantagens do aluguel de caçambas

As caçambas são comumente buscadas para obras dos mais diversos portes, afinal, é preciso que os resíduos tenham um destino adequado. Existem empresas que promovem um suporte completo, retirando os entulhos de forma específica, já que alguns itens podem ser recicláveis.

Por esse motivo, ao procurar por profissionais para efetuar o aluguel de caçamba SP, é indispensável se ater às especificações dos serviços efetuados e os diferenciais que a empresa oferece.

É uma forma de assegurar que os procedimentos necessários serão seguidos e o entulho retirado por mão de obra especializada.

É importante citar que da mesma forma que é importante não exceder a capacidade da caçamba, também é indicado recorrer ao serviço quando uma quantidade considerável de resíduo for atingida, pois evita que seja necessário chamar muitas vezes os profissionais e que prejuízos sejam gerados.

Entre tantas distinções, é preciso que as especificações de cada equipamento sejam observadas de maneira cautelosa. Essa é uma maneira de assegurar que a opção certa será utilizada ou alugada pelos responsáveis de cada etapa do projeto de construção civil em questão.