Para começar uma reforma ou uma construção, a construtora deverá planejar todos os passos que precisará tomar para fluir o andamento da construção e atingir todas as etapas e dentro do prazo. A representação da construtora em uma obra, sempre é feita por um arquiteto ou engenheiro.
É por intermédio dele, que recai todas as responsabilidades e obrigações referentes à obra, desde autorizações, plantas, pagamentos de funcionários até o último compressor usado da edificação. Enfim, deve estar a frente e por dentro de tudo que acontece na construção.
Portanto, ele também precisa decidir se o maquinário usado na obra será adquirido ou não, pois precisará colocar em seu planejamento os custos dos equipamentos.
Lembre-se que os aparelhos são pontos importantes à construção, necessita de muito cuidado e avaliação da peça para evitar infortúnios mais para frente.
Pontos positivos em alugar equipamentos para obra
O aluguel de maquinas pode ser uma boa solução, porque é uma medida prática e segura às construtoras ou profissionais autônomos. Conheça algumas de suas vantagens.
Redução de custos;
Escolher o aparelho corretos;
Reduz riscos na compra do equipamento;
Manutenção especializada;
Assistência Técnica;
Aumenta a produtividade.
Alugando equipamentos e/ou ferramentas para obra, independentemente se for pequena, média ou de grande porte, a locação reduz a necessidade de injetar grandes volumes de dinheiro na aquisição de aparelhos novos, resultando em uma diminuição de gastos e aumentando os lucros.
Geralmente, o investimento em aluguel com máquinas é menor que comprar itens novos. Além disso, evita a preocupação e obrigação da manutenção, reparo ou armazenamento do equipamento e de toda a burocracia para adquirir esse produto.
Essa opção também oferece a possibilidade de escolha de qual máquina é a ideal ao tipo de obra que está gerindo. Nesse ramo, pode-se contratar os equipamentos conforme sua necessidade e, também, conta com a disponibilização de tecnologia de ponta voltada à construção civil.
Outra vantagem, é que permite trocar ferramentas, mesmo sem estarem dentro do cronograma, para evitar atrasos no prazo de entrega.
Também reduz riscos na compra do maquinário pois, ao se adquirir, uma requer alguns cuidados e trâmites, logística, despesas, impostos, entre outros, com o aluguel isso não é mais um assunto para ser resolvido pois, afinal, os equipamentos não pertencem à construtora e, sim, a uma prestadora de serviços.
A quarta vantagem é de prestação assistencial e manutenção especializada, pois ao locar qualquer aparelho e ele apresentar algum problema ou risco aos funcionários, pode solicitar o auxílio da empresa contratada.
A última vantagem, é que essas empresas trabalham com maquinário moderno e com ferramentas específicas, resultando em agilidade, eficiência, aumento a produção e cumprimento do cronograma.
Os benefícios de se alugar equipamentos e ferramentas são muitos, entretanto, o gestor da obra precisa colocar um Detector linear nas instalações dos ambientes, pois esse dispositivo é um detector de fumaça, que auxilia que acidentes com fogo aconteçam é prejudiquem funcionários e edificação.
Ele é acionado ao detectar focos de fumaça, liberando as pessoas que saiam do local, sem o menor problema e dando tempo à brigada de incêndio ou bombeiros de chegarem no local.
Qual a função da engenharia ambiental?
Um profissional especializado em engenharia ambiental, tem as suas aptidões voltadas para garantir que nenhum dos recursos naturais sejam prejudicados, elaborando maneiras eficazes de proteção aos recursos.
Eles fiscalizam todas as leis impostas na eliminação de aterro, para assegurar que os resíduos foram descartados da maneira correta. Também cumpre papel fundamental na reciclagem, pois esse profissional é transformam lixo em materiais usáveis, contribuindo com a sustentabilidade.
Seu papel em indústrias e empresas de construção civil são várias e em setores diferentes. Mas de modo geral e genérica, o profissional de engenharia ambiental atua no controle de poluição produzida pelos procedimentos produtivos industriais.
Pois existem leis rigorosas em caso de despejo indevidos de substâncias químicas e derivadas no meio ambiente, resultando em um grande problema de poluição.
Entretanto, eles podem ser parte de equipes colaborando com projetos que visam a sustentabilidade dentro da instituição como automóveis ecológicos, usinas renováveis, máquinas com menos impacto ambiental, entre outras atividades.
Além disso, ele é responsável por realizar a Avaliação preliminar de passivo ambiental que é o levantamento de dados e informações de áreas determinadas e seu entorno.
Faz o levantamento histórico do local e situação atual, criando possíveis agentes impactantes ao meio ambiente que aquela área pode ter. Essa avaliação tem como função evidenciar indícios e fatos, que indicam que a área esteja contaminada pelas atividades desempenhadas no local.
Com isso, permitindo uma investigação mais aprofundada do local, para a confirmação da suspeita ou se ela está isenta de contaminação.
Um engenheiro ambiental pode atuar em vários ramos, entretanto, é interessante tê-lo em uma indústria ou construção, porque ele pode trazer mais segurança ao local de trabalho e evitar possíveis problemas ambientais.