Além de fundamentais para a preservação humana e patrimonial, as medidas contra incêndio são obrigatórias em todo estabelecimento, empresa e conjunto residencial. Isso porque os danos causados pelo fogo são trágicos e, em muitos casos, irreversíveis.
Por isso, as normas de segurança devem ser atendidas à risca em um espaço onde pessoas transitam e trabalham.
Não importa o tamanho da estrutura, a quantidade de trabalhadores e clientes ou períodos de funcionamento: toda edificação precisa estar regularizada junto ao Corpo de Bombeiros.
Mas como realizar essa vistoria? É possível fazer isso de forma prática e rápida? Existe a necessidade de contratar uma empresa para gerenciar esse tipo de serviço? Essas são algumas das dúvidas mais comuns e nós vamos respondê-las a seguir.
Projeto técnico: assegurando a vida
Não é preciso dizer como é importante assegurar a vida de todas as pessoas que transitam ou trabalham em um local, certo?
No caso de um incêndio, as consequências podem ser extremamente sérias, desde perda patrimonial considerável até ferimentos graves e óbito.
Portanto, realizar projeto técnico no corpo de bombeiros é uma forma de garantir que o local obedece às normas de segurança exigidas pelos órgãos competentes.
Essas normas não só evitam que o fogo encontre condições propícias para seu surgimento como também que ele possa ser contido ou impedido.
Vale lembrar que, em caso de incêndio, deve-se utilizar todos os aparatos disponíveis para encerrá-lo, sejam toalhas molhadas ou Balde de lixo. Nesse contexto, retirar avcb é uma exigência muito justificável.
Ela pressupõe algumas restrições ao ambiente fiscalizado, dentre elas não manipular ou armazenar naquele local produtos perigosos à saúde humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio sem a devida licença, que só é concedida para estabelecimentos especializados que obedecem a normas ainda mais rígidas.
Como solicitar o AVCB?
O projeto AVCB é obrigatório e deve ser retirado o quanto antes. Mas, somente depois de garantido que o local de risco ou estabelecimento obedece a todas as exigência do Projeto Técnico Simplificado, é possível entrar com o pedido de vistoria junto ao Corpo de Bombeiro.
Então, anote aí! Antes de fazer essa solicitação, certifique-se de que:
- O projeto do Corpo de Bombeiros foi aplicado;
- Os equipamentos contra incêndio estão instalados;
- A validade de recarga dos extintores estão em dia;
- O espaço possui licença para uso.
A partir daí, a edificação receberá a visita do Serviço de Segurança Contra Incêndio da região em que se localiza.
A equipe analisará o local e irá constatar possíveis irregularidades, de forma que será emitido um comunicado solicitando as devidas correções.
Caso esteja tudo de acordo com as normas exigidas, o local será liberado. Vale lembrar que renovação AVCB também é necessária, então vale a pena contar com os serviços de uma empresa que presta assessoria nesse tipo de processo.
Desse modo, fica mais fácil e prático lidar com a vistoria, pois a empresa contratada é responsável por atualizar os documentos, verificar os prazos, comunicar sobre as alterações necessárias e realizar todos os demais serviços relacionados ao processo de obtenção do certificado final.
Fases da vistoria completa
Muitas pessoas acreditam que a vistoria se trata de um processo que dura apenas algumas horas, em um determinado dia, quando a equipe devidamente treinada do Corpo de Bombeiros comparece ao local para realizar a fiscalização. Não é bem assim, pois tudo começa com a elaboração do projeto para obter o AVCB.
Já nessa primeira etapa, é preciso elaborar o projeto junto ao Corpo de Bombeiros, produzindo os devidos memoriais, o projeto isométrico e a entrada processual.
Depois, após aprovado o projeto, haverá um orçamento da obra e alguns procedimentos financeiros necessários.
É preciso, ainda, fornecer todos os dados a respeito do estabelecimento, como planta, projeto de construção, utilização dos espaços, etc.
Além disso, é indispensável uma série de documentos, como Atestado de Conformidade das Instalações Elétricas.
Serviços especializados facilitam o processo
Apesar da longa lista de etapas necessárias, principalmente em alguns casos especiais, ela deve ser seguida rigorosamente. Os casos que necessitam desse tipo de laudo, basicamente, são:
- Construção e reforma;
- Mudança da ocupação;
- Ampliação da área;
- Regularização de áreas de risco;
- Construções provisórias.
Sendo assim, necessitar desse tipo de fiscalização é mais recorrente do que pode parecer. Mas, ao contar com a expertise de uma empresa de assessoria para obtenção do AVCB, é possível economizar tempo e esforço durante o longo processo.
Seja como for, a segurança patrimonial e, principalmente, humana não se discute, de forma que cada etapa para obter o certificado após a visita do Corpo de Bombeiros deve ser executada sem negligência. Assim, o espaço estará protegido contra os variados riscos de incêndio.