Como o design industrial tem influenciado arquitetura residencial?

Muitas pessoas tendem a pensar que o design industrial pode imprimir um conceito menos aconchegante, quando aplicado na arquitetura residencial.

Mas, quando se encontra o equilíbrio, é possível construir um espaço muito elegante.

Continue lendo este artigo e veja como alcançar este ideal.

Como surgiu o estilo?

Para quem não sabe, esse estilo foi criado nos Estados Unidos, por volta de 1950. O intuito era aproveitar as instalações de garagens, galpões e fábricas.

Totalmente diferente das residências tradicionais, o novo modelo trazia instalações hidráulicas e elétricas aparentes, com um ar mais rústico.

Atualmente, este estilo pode ser reproduzido em todos os ambientes de uma casa, respeitando as características de cada local e também a maneira de aplicar os materiais.

Aço inox

Além de duráveis, os móveis confeccionados em aço inox, conferem um estilo prático e despojado ao ambiente, podendo ser aplicado em diversos cômodos da casa.

No quarto, por exemplo, penteadeiras ou camas deste material, conferem originalidade ao ambiente.

Muito versátil, o aço inox pode ser combinado, com madeira, por exemplo, trazendo um estilo diferenciado ao ambiente.

Uma mesa para cozinha, pode ter a estrutura em aço e o tampo de madeira. Já uma estante para a sala pode ter chapa de aço, com gavetas e prateleiras em madeira.

O material combina muito com o vidro também. No caso da sala ainda, uma mesa de centro com estrutura em aço e vidro na cobertura, agrega muito estilo.

O metal pode e deve estar presente em ambientes com estilo industrial, desta forma, aqueles armários muito utilizados em escritórios para guardar arquivos ou materiais, pode encaixar-se também no ambiente residencial.

Leve em conta, que estar descascado não é nenhum problema, e sim um toque especial, mostrando a passagem do tempo sobre o objeto.

Se preferir, você pode pintar o móvel, utilizando uma cor que combine com o espaço.

É interessante apostar também, em grandes portas e janelas de ferro. Outra dica interessante é utilizar objetos retrô para incrementar a decoração.

Sabe aquela máquina de costura que a sua avó não utiliza mais? Então, ela poderá ser colocada na estante da sua sala.

A parte da iluminação também merece destaque, assim, abajur de chão, luminária e pendente de metal podem ser utilizados de maneira elegante e funcional.

Piso industrial

O piso industrial epoxi é um revestimento muito usado em garagens e indústrias, muito bonito, ele tem aspecto de porcelanato, não possui juntas e é muito fácil e prático de ser instalado.

Além disso, ele tem outras vantagens:

  • Seguro contra escorregões;
  • Ótima durabilidade;
  • Resistente à sujeira;
  • Funcional.

A aplicação é fácil, assim, basta aplicar a resina em estado líquido sobre o piso, ao secar, e ela irá formar uma única camada, sem juntas, com aspecto uniforme.

Mas, para obter o resultado esperado, é preciso colocar a tinta epoxi em locais livres de sujeira e gordura, pisos soltos ou locais úmidos.

O material não necessita de superfícies bem niveladas. Quando for aplicar, cuide para não marcar o piso, assim, observe o local de início e do fim da aplicação.

No mercado existem diversos tipos de piso epóxi. Há o espatulado ou argamassado, feito com resina epóxi e quartzo, sendo muito resistente à abrasão.

Já o multilayer, além de conferir design industrial para a sua residência, este tipo consegue corrigir ainda, deficiência no piso, uma vez que é mais espesso e resistente, com várias camadas de resina epóxi.

Pintura epóxi

A pintura epóxi, por sua vez, pode tanto ser antiderrapante, quanto lisa, e é muito boa para quem opta pela impermeabilização.

Com acabamento suave, o piso de poliuretano, pode ser utilizado também em ambientes externos.

Pois é resistente contra os raios ultravioleta. Já o autonivelante é um dos que apresenta o melhor acabamento em termos de estética.

Com uma casa moderna e sofisticada, é interessante que o terreno seja cercado de maneira diferente também.

Assim, indica-se a utilização de alambrado, constituído de arame galvanizado preço, um material muito resistente, ideal para estruturas expostas ao sol e à chuva, pois, não costuma apresentar avarias em pouco tempo, tendo ótima durabilidade.

Enfim, agora que você sabe como deixar sua casa com design industrial, utilizando os móveis certos, que podem ser de chapa.

Como as prateleiras da sua sala, ou com estrutura em aço, na constituição de mesas e outros artefatos, basta seguir as dicas e construir um ambiente requintado e diferenciado, com o melhor do estilo industrial.

E para fechar o seu terreno, se você não quiser utilizar o alambrado, pode optar por muro de tijolos com a colocação de arame farpado, garantindo a segurança da sua família.