Como escolher os melhores utensílios em inox para a sua cozinha?

Para uns, um prazer. Para outros, uma obrigação. O ato de cozinhar é visto com diferentes olhos conforme a personalidade de cada um.

O gosto de cada indivíduo é revelado por sua cozinha. Por um lado, os amantes da culinária costumam investir altas somas nos melhores acessórios para o cômodo.

Com o objetivo de estarem sempre equipados para experimentos gastronômicos. No outro extremo, estão as pessoas que evitam ao máximo o preparo de alimentos em casa.

Estas pessoas costumam ater-se apenas ao que é extremamente básico, como pratos, talheres e um pequeno jogo de panelas.

Independentemente do perfil de cada indivíduo, há algumas dicas valiosas para a escolha de itens de cozinha, que evitam o gasto desnecessário em itens inúteis.

É um cuidado importante, principalmente na compra de produtos em inox, que costumam demandar um investimento mais alto que os demais. Confira:

1. Fixe-se em qual será o uso da cozinha

Uma cozinha profissional deve ser equipada de maneira totalmente diferente de uma residencial. Enquanto no primeiro caso, é preciso ter itens específicos, como uma bancada inox, no segundo o cômodo pode ser mais básico.

Itens extras devem seguir o perfil do proprietário. Pessoas que cozinham profissionalmente, mas o fazem de casa, podem precisar de itens extras.

Portanto, o primeiro passo para garantir uma boa aquisição é ater-se ao objetivo da cozinha. Isso define a necessidade de uma série de aparelhos e acessórios.

2. Preocupe-se em cobrir o básico

Ao ir às compras, é importante ser realista e não se deixar levar por ofertas ou produtos que pareçam úteis ou bonitos.

Por exemplo: aquela tela moeda inox pode estar com um preço imperdível, mas não vai servir para nada, se a cozinha não tem uma churrasqueira.

Assim, em um primeiro momento, o mais indicado é ir às compras com o objetivo de cobrir necessidades básicas, adquirindo itens como:

  • Jogo de panelas;
  • Jogo de louças;
  • Jogo de talheres;
  • Colheres;
  • Espátula;
  • Concha.

Com o tempo, compra-se acessórios extras. Isso evita a compra de artigos que, no fim das contas, não serão usados.

3. Pense em sua rotina

A decoração da casa de uma pessoa, reflete a sua personalidade. Na cozinha, não é diferente: os artigos presentes falam muito sobre o gosto de quem frequenta o local.

Churrasqueiros de plantão, por exemplo, podem ver no kit para churrasco uma necessidade básica. Os amantes de massas podem preferir um jogo de panelas específico para molhos.

Assim como um bom escorredor de macarrão. Quem come mais fora do que em casa atém-se ao básico.

Em suma, é importante pensar na própria rotina e nos próprios hábitos alimentares. Isso ajudará na escolha de itens para a cozinha.

4. Não tenha o preço como único critério de escolha

Não importa o item: panelas, colheres e jogos de louça existem nas mais variadas faixas de preço.

Quando uma pessoa se depara com isso, a tentação de adquirir a mais barata e economizar dinheiro é grande. Acontece que o barato pode sair caro.

Por exemplo: uma grelha de inox para churrasqueira pode ser mais cara, que uma versão feita em um metal menos nobre, mais sua durabilidade será muito mais alta. É preciso pensar no longo prazo.

5. Prefira marcas reconhecidas

Além da ampla variedade de preços, há várias marcas que oferecem os mais diversos itens para a cozinha.

Os produtos das mais famosas podem até ser um pouco mais caros, mas são a melhor opção.

No caso da grelha para churrasqueira, por exemplo, trata-se de um item que está sempre exposto ao calor, ao sal e à gordura. Portanto, precisa ser resistente.

Pode ser que um item de uma marca desconhecida não dure muito e tenha que ser substituída depois de pouco tempo.

6. Pesquise

Preferir marcas reconhecidas e não comprar levando apenas o preço em consideração, não significa que o consumidor não deva pesquisar.

A pesquisa de preços é ainda mais importante no caso de itens mais caros, como a mesa em aço inox. Negociando, é possível conseguir valores bem diferentes em cada estabelecimento.

7. Considere a compra de kits prontos

Outra dica para economizar, é considerar a compra de kits de produtos de cozinha. Algumas lojas vendem pacotes de móveis e utensílios, a preços mais baixos.

Este do que a compra avulsa de cada item. Caso os objetos atendam à sua necessidade, esta é uma boa opção.