A betoneira é um equipamento constantemente usado na construção civil, seja para preparação de concreto, argamassa ou de muitos outros produtos de setores distintos, por exemplo, adubos, plásticos e rações.
Quais são os tipos de betoneiras?
Existem diferentes tipos do equipamento, que podem ser classificados de acordo com o método de descarga ou pela mobilidade. Quando se leva o meio de descarga em consideração, há três tipos: basculante, fixa e de eixo vertical.
Enquanto na basculante o tambor onde ocorre a mistura se inclina, na fixa, a descarga ocorre por meio da inversão do sentido de rotação do tambor ou abertura dele. Já no caso da betoneira de eixo vertical, ocorre o tombamento da mistura.
No que diz respeito à classificação que considera a mobilidade, há os seguintes tipos:
- Automática: movida por meio de um motor em sincronia com esteiras rolantes;
- Fixa: equipada com motor;
- Semi-fixa: também apresenta o motor, porém, pode ser removida com facilidade devido suas rodas;
- Móvel: consiste no caminhão betoneira.
As misturas também podem variar, porém, os tipos mais usados são as rotativas, onde os tambores giram sobre roletes e as pivotantes, onde os tambores giram em torno do eixo.
Seja qual for o modelo escolhido, é importante que ocorra a movimentação correta do material, para que o resultado apresente uniformidade.
Por que alugar a betoneira?
Há diversos motivos para realizar o aluguel betoneira, sendo cinco que mais se destacam, entre eles estão:
- Período de trabalho: para períodos de curtos e médios, alugar pode ser uma opção mais viável;
- Menor esforço físico: uma vez alugada, a betoneira realiza com eficácia a mistura necessária;
- Produtividade elevada: o trabalho da betoneira é mais rápido que o esforço humano;
- Versatilidade: não ficará restrito a capacidade de um ou mais equipamentos adquiridos;
- Custos reduzidos: não será preciso gastar com manutenção regularmente.
Os serviços envolvendo a necessidade do equipamento podem variar, consequentemente, as exigências também pode ser distintas para cada um.
Por exemplo, quem está em dúvida em realizar o aluguel de betoneira 400l ou a aquisição, pode se deparar com serviços que exijam outros tipos.
Além do mais, com a locação de betoneira, é possível encontrar os equipamentos modernos que você precisa, sem que tenha que fazer outros investimentos.
Além disso, ao recorrer ao aluguel de betoneira, será possível dispensar custos e preocupações com manutenção ou espaço físico.
Quando o equipamento é adquirido, é necessário gastar em manutenções regulares e ter planejamento para armazená-lo em um local adequado. O estado de conservação depende só do comprador. No entanto, para quem aluga, o cenário é totalmente diferente.
A preocupação, naturalmente, passa a ser a manter o bom estado dos equipamentos alugados durante o tempo de uso.
No setor de construção civil, conforme citado anteriormente, um modelo muito buscado é a betoneira 400 litros com motor, que é usada para o preparo de argamassa e concreto. Esse equipamento se destaca por ter recomendação de carga ideal de 300 litros.
Outro fator importante a ser ressaltado, é que com a locação, muitas vezes a pessoa pode contar com o apoio técnico.
Afinal, seja o seu aluguel de betoneira 400 litros ou qualquer outro tipo, é importante realizar o manuseio adequado do equipamento. Por isso que atualmente diversas empresas oferecem um maior suporte para os locadores.
Principais recomendações para o uso das betoneiras
Naturalmente, alguns procedimentos devem ser seguidos para assegurar que o seu equipamento tenha não apenas um bom desempenho, mas também uma boa preservação.
Além disso, é importante que as pessoas também usem os itens de segurança adequadamente para o trabalho em obras, como óculos de segurança, protetor auricular caso necessário, botinas e luvas.
A lubrificação é um dos pontos cruciais, em alguns casos, indica-se o procedimento antes de cada uso, em outros, a lubrificação diária das engrenagens deve ser feita.
Por isso que ao alugar ou adquirir, é importante ter consciência desse fator, para saber se na hora de operar a betoneira, se a lubrificação está em dia.
A higienização também é muito importante. Em especial, das paredes e pás da betoneira após o uso, para que o excesso de sujeira seja removido.
Não se esqueça de que durante esse procedimento, é preciso se certificar de que o equipamento está desconectado da tomada, caso contrário, acidentes podem ser causados.