O mercado imobiliário oferece diversos imóveis para ocupação para as mais diferentes finalidades. Pode ser residencial, empresarial, clínica médica ou odontológica, comercial ou industrial.
Para cada modelo estrutural são necessários os mais variados profissionais para colocar toda a construção de pé. Engenheiros, arquitetos, pedreiros, ajudantes em geral, além de encanadores, eletricistas, marceneiros e serralheiros.
O planejamento adequado de um empreendimento imobiliário deve ser desenvolvido englobando as várias etapas e processos de evolução da construção, qualquer que seja a utilidade final.
Os processos devem seguir uma lógica, pois assim há economia de tempo e de material, com desperdício mínimo e redução na produção de resíduos sólidos, o que pode prejudicar o meio ambiente.
Disponibilidade de equipamentos agiliza serviços
A economia de tempo está relacionado com a contratação de profissionais capacitados, devidamente treinados e que utilizam equipamentos de proteção individual dentro do canteiro de obras, incluindo;
- Botas de borracha;
- Luvas grossas;
- Capacete adequado;
- Roupas apropriadas.
Em alguns serviços é necessário o uso de óculos para proteger os olhos, pois muitas maquinas de construção civil produzem partículas que podem prejudicar a visão. Basta lembrar quando é necessário cortar peças metálicas, como barras de ferro, para a construção de vigas ou colunas.
Os trabalhos de marcenaria deixam farpas que podem entrar sob a pele e, por isso, o uso de luvas é indicado pela norma regulamentadora de segurança em canteiro de obras.
Todos os serviços podem ser agilizados com essas ferramentas e equipamentos elétricos que ajudam bastante nos afazeres que englobam o desenvolvimento de projetos imobiliários.
Caso os profissionais contratados não tenham os maquinários adequados para determinadas tarefas, muitas lojas especializadas trabalham com a locação por tempo determinado.
Se torna mais prático alugar ferramentas, pois assim é possível contar com instrumentos novos e que passaram por uma revisão e manutenção preventiva.
Se o equipamento apresentar qualquer tipo de defeito, é possível solicitar a substituição sem qualquer prejuízo, pois são ferramentas que possuem seguro. Vale apenas verificar se tudo está incluído no momento da contratação.
Distribuição de energia para todos os imóveis
O uso desses equipamentos dentro de um canteiro de obras requer a disponibilidade de energia elétrica suficiente para atender a demanda enquanto o imóvel é construído.
As concessionárias públicas e privadas que atendem a população são responsáveis pela instalacao eletrica de alta tensao até um ponto indicado no terreno onde os trabalhos estão sendo realizados.
A partir desse poste principal, a responsabilidade é do proprietário, que precisa contratar um profissional para que faça a distribuição de energia elétrica em diferentes pontos do terreno, até chegar a caixa principal do imóvel.
Esse é um trabalho que requer conhecimento técnico, pois qualquer descarga de energia em um ponto de maneira errada pode causar um acidente de trabalho ou até mesmo prejuízos materiais, como queimar os equipamentos que dependem da eletricidade para funcionar.
Materiais diferentes para composição estrutural
A escolha dos materiais que farão parte dos cômodos deve partir dos proprietários dos imóveis. Muitos deles fazem parte da estrutura final, entre eles:
- Telhas para cobertura;
- Modelo de grade para portão;
- Esquadrias das portas e janelas;
- Maçanetas, interruptores e tomadas.
São detalhes que fazem a diferença no acabamento, e que vão estar presente por um longo período à vista dos moradores. Até mesmo a divisoria com granilite para banheiro deve ser uma escolha bem pensada, pois esse tipo de material é durável e deve combinar com o projeto final.
O piso e o azulejo escolhidos para as áreas que possuem contato com a água precisam ser resistentes à umidade, para evitar qualquer problema estrutural, colocando a obra em risco. Com a escolha certa, acompanhada da opinião de especialistas, é possível manter longe o mofo e as manchas nas paredes.
Na área externa pode ser aplicado um piso poliuretano preço m2 com custo baixo em relação ao benefício que proporciona, tanto estruturalmente quanto visualmente.
Esse material é utilizado em ambientes industriais, mas está sendo adaptado nos espaços residenciais, proporcionando um acabamento visual diferenciado.
Documentação obrigatória para ocupação de imóveis
Para toda construção que é levantada, os proprietários precisam lembrar da parte burocrática. A responsabilidade de profissionais como arquitetos e engenheiros é colocada à prova, já que toda a estrutura passa por uma vistoria obrigatória para que o espaço possa ser ocupado e que pode precisar de um laudo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
No caso de empreendimentos de grande porte, os órgãos públicos exigem a apresentação do AVCB condominio residencial, um documento que indica que a estrutura está dentro dos conformes solicitados, como saída de emergência e equipamentos de combate a incêndio.
Tudo isso serve para que as casas, sobrados e apartamentos sejam seguros e confortáveis para os moradores. Assim, todos são atendidos de maneira apropriada e adequada dentro e fora das moradias.