Com objetivo de interagir e aproximar a natureza de cada cidadão, os planos de jardinagem e paisagismo para ambientes residenciais têm, cada vez mais, sido incluídos nos projetos arquitetônicos.
Esses espaços são pensados juntamente à elaboração inicial do projeto de construção ou reforma da edificação. Ao contrário do que se imagina, o paisagismo não se trata apenas da criação de um jardim a partir de sementes jogadas ao solo.
Como realizar obras de paisagismo?
O Gerenciamento de obras residenciais é uma opção para que haja coordenação e que tudo seja feito de acordo com o projeto.
O gestor é responsável pela administração da obra e os seus setores, logo, pelos profissionais de cada uma dessas áreas.
O paisagista, profissional habilitado e qualificado para a execução desse tipo de serviço, tem a técnica de oferecer estética, comodidade, equilíbrio e funcionalidade ao ambiente, a partir de elementos botânicos.
Os móveis para jardim também são itens escolhidos de acordo com o estilo do projeto paisagístico.
Ao avaliar qual será a utilização do espaço paisagístico – como espaço para recreação, área de descanso ou local de apreciação – o paisagista estabelece quais são as espécies de plantas adequadas para o ambiente.
O Paisagismo Condomínio fechado Rio Comprido, e demais lugares do país, proporciona este estabelecimento, de acordo com alguns quesitos como, por exemplo:
- O orçamento destinado ao paisagismo e jardinagem;
- As plantas nativas da região;
- As plantas ornamentais;
- Análise da posição e intensidade solar sobre o local;
- As variações climáticas ao decorrer do ano;
- O solo em que as espécies serão implantadas.
O gestor e o paisagista, em conjunto, são capazes de criar ambientes paisagísticos, de acordo com a personalidade e design do projeto, e proporcionam conforto e estética ao ambiente.
Na planilha de orçamento de obra de paisagismo e jardinagem, além dos elementos botânicos, é fundamental que tenha a cotação do bloquete de concreto preço m2. Trata-se do piso de concreto necessário e indicado para esse tipo de projeto paisagístico.
O que é um bloquete de concreto?
O bloquete de concreto é um bloco pré-moldado muito utilizado para projetos de pavimentação. Sua dimensão é de 10cm de largura e 20cm de comprimento, dependendo do modelo.
Sua espessura varia entre 4cm (ideal para movimentação apenas de pedestres), 6cm e 8cm.
O processo de montagem é como um quebra-cabeça: após o nivelamento do solo e a camada de brita, as peças são interligadas como o jogo, e só os blocos das extremidades recebem uma camada de argamassa a fim de garantir o travamento das peças.
A composição final dessa montagem, chama-se piso intertravado de concreto.
Piso intertravado de concreto é, portanto, a junção de vários pavers de concreto. As suas aplicações mais comuns são em vias de acesso, mas há os modelos indicados para a jardinagem.
Pode ser de diversos formatos, cores e tamanhos, e a sua grande utilização é definida por suas características. Tais como:
- Aspecto visual diversificado;
- Facilidade de instalação (portanto não prejudica o tráfego);
- Facilidade de manutenção, reutilização e reciclagem;
- Custo significativamente inferior ao pavimento flexível;
- Durabilidade (por ser resistente à compressão, à abrasão e à ação de agentes agressivos);
- Capacidade de drenagem (dependendo da boa instalação da pavimentação);
- Conforto térmico (absorve o calor da superfície);
- Superfície antiderrapante (adequado tanto para pedestre como para cadeirante);
- Sinalização incorporada ao próprio pavimento (sem necessidade de pintura).
Para completar e finalizar o piso intertravado de bloquetes de concreto, é necessário que as guias de concreto sejam instaladas. Essas guias são os blocos de concreto popularmente conhecidos como meio-fio.
Como o paver, também são peças pré-moldadas que tem a função de fazer o acabamento e contenção do pavimento, a fim de manter sua ordem estrutural e estética. Essas peças são de modelo padrão.
Os tipos de aplicação e instalação do piso intertravado para paisagismo e jardinagem são classificados em guia de concreto para jardim e mini guia de concreto para jardim.
Esses modelos se distinguem conforme suas funções, entretanto são aplicados em conformidade no mesmo ambiente. As guias de concreto para jardim são indicadas e usadas para o calçamento paisagístico do jardim.
Já as mini guias de concreto para jardim, têm sua estrutura reduzida em altura e largura a fim de serem utilizadas para calçadas mais baixas e para servir de limitador físico ao redor das árvores do ambiente do jardim.