A energia elétrica que chega em nossas casas, vem de uma rede de distribuição de uma empresa concessionária de serviços de eletricidade.
Até chegar nos interruptores, essa energia passa pelo quadro de mediação agregado ao quadro de distribuição, que mede o consumo mensal de energia elétrica.
Essas são informações que, muitas vezes, desconhecemos, mas que fazem parte substancial do nosso dia a dia, já que a energia elétrica se trata da principal fonte de energia do mundo.
A importância do uso de quadros elétricos
A mesma situação configura-se ao falarmos de quadros elétricos e disjuntores, os quais, mesmo fazendo parte substancial das nossas rotinas, estando presentes até mesmo dentro de nossas próprias casas, passam despercebidos por grande parte das pessoas.
Para que se possa entender, o quadro elétrico é um equipamento elétrico que recebe a energia elétrica das fontes de alimentação.
E trata de distribuí-las aos circuitos destinados. Já os disjuntores, estes são responsáveis por monitorar e controlar a corrente elétrica.
Aquela caixa que distribui a eletricidade na construção é chamada, portanto, de quadro elétrico ou quadro de distribuição. Nela adentram-se os cabos vindos do relógio de medição. Ela é composta de chaves, disjuntores e fusíveis.
Em caso de picos que extrapolam o nível padrão de segurança, os disjuntores interrompem imediatamente a circulação de toda a energia elétrica, protegendo a instalação elétrica contra curtos-circuitos e sobrecargas.
Cada circuito em nossas casas, tem seu próprio dispositivo de segurança no quadro elétrico. Para fins de montagem de quadro elétrico, faz-se necessário saber que existem 2 desses dispositivos:
O IDR – interruptor diferencial residual –, o qual serve para evitar choques elétricos ou deterioração de equipamentos eletrônicos pela corrente de fuga;
O DTM, disjuntor termomagnético, que verifica a temperatura do condutor para que ele não ultrapasse o valor nominal, caso aconteça, ele interrompe o circuito.
Conheça outro itens para garantir a segurança
O aterramento, nesse caso, é de extrema importância para a segurança dos equipamentos e dos usuários dos mesmos. Através dele, as instalações e equipamentos aparelham-se no mesmo potencial.
Fazendo com que a diferença de potencial entre a terra e o aparelho seja o menor possível, não permitindo que fugas de energia, fiquem na superfície de aparelhos elétricos.
Isto é, ele descarrega as cargas eletrostáticas das carcaças dos equipamentos. Sobretudo, o aterramento garante o funcionamento adequado de uma instalação e responsabiliza-se pela segurança, quanto a comprometimentos no funcionamento adequado.
Além dos quadros elétricos, elementos fixos nos estabelecimentos, existe também a fonte de alimentação industrial, que é adequada às mais diversas necessidades da indústria.
Podendo desenvolver diversas funções na automação industrial, captação solar, entre outros. Ela é, portanto, utilizada essencialmente para alimentar equipamentos e cargas elétricas.
Diante do tema a respeito de energia elétrica e sua extensa utilização ao redor do mundo, podemos evidenciar muitos benefícios que ela pode nos oferecer.
Através de equipamentos e controle que passam a ser um facilitador no trabalho do ser humano. Dentre os benefícios dos equipamentos elétricos, a princípio, podemos citar a plaina elétrica.
Esta que facilita os trabalhos de profissionais que desenvolvem técnicas em madeira, por exemplo, tornando por evoluir esse tipo de trabalho.
Para trabalhos de aplainamento de pequenas superfícies de madeiras, assentamentos de portas e outros ajustes pode-se utilizar o aluguel de plaina eletrica, auxiliando no trabalho e tornando por desenvolvê-lo de forma mais minuciosa e eficiente.
É, portanto, muito importante o conhecimento a respeito da energia elétrica, justamente por ela estar inserida amplamente em nosso dia a dia.
Sendo também um grande instrumento facilitador para a humanidade, principalmente quando tratamos do quadro elétrico e disjuntores, pois eles são ferramentas elétricas que estão presentes dentro de nossas próprias casas, para nossa segurança.
Para integral compreensão, as principais vantagens estão listadas a seguir:
- Os quadros elétricos também podem desempenhar funções de proteger, seccionar, medir ou controlar a energia elétrica através dos disjuntores;
- Os quadros elétricos são responsáveis pela distribuição da energia elétrica recebida pelas fontes de alimentação;
- Os disjuntores são um dispositivo de segurança que pode evitar incidentes, tal como destruição de equipamentos e até mesmo incêndios;
- Os disjuntores interrompem a circulação de energia elétrica, caso ocorram picos de energia baseados no padrão de segurança;
- Ao confeccionar o quadro elétrico, não deve se esquecer de deixar espaço de sobra para que eventuais ampliações que se deseje fazer;
- Um aterramento elétrico, é muito importante para a proteção dos equipamentos, mas principalmente para proteger os usuários.