Os materiais de construção civil são variados e quem vai trabalhar nesse setor sabe que é preciso escolher bem cada item para garantir o conforto e a segurança dos usuários.
Além disso, os órgãos fiscalizadores são acionados constantemente para verificar o andamento de obras, identificando se as normas regulamentadoras estão sendo cumpridas.
Isso significa que os profissionais que atuam em um canteiro de obras está sendo resguardado pela legislação vigente, assim como a demonstração de laudos pode ser necessária quando há uma solicitação formal.
Condomínios residenciais são alvos constantes
As construtoras e incorporadoras imobiliárias passaram a investir em projetos que atendem as demandas da população, tanto em imóveis individuais quanto em condomínios residenciais que reúnem apartamentos de diferentes tamanhos.
Para garantir um projeto adequado desde o princípio, é realizada uma consultoria engenharia elétrica para verificar se o bairro em que o empreendimento imobiliário será instalado tem os requisitos básicos para receber diversos imóveis.
Essa consulta abrange os serviços prestados por concessionárias públicas e privadas de energia elétrica, inclusive a disposição de uma rede dedicada para o setor comercial, outra para os empreendimentos comerciais e uma terceira exclusiva para a área industrial.
Isso garante mais qualidade de energia, evitando apagões ou instabilidade na rede.
Após esse processo, os profissionais de diferentes áreas se reúnem com a empresa de projetos eletricos para determinar os espaços que serão contemplados com postes de iluminação pública e a implementação de quadros de distribuição para os imóveis.
A partir do poste de abastecimento de energia individual, o proprietário do imóvel é responsável por toda a instalação interna.
No caso de condomínios residenciais, a própria construtora identifica os pontos de luz interna, assim como a disposição de interruptores e tomadas para os equipamentos elétricos.
Situações específicas podem determinar a contratação de uma empresa engenharia eletrica, como o caso de imóveis que precisam receber aparelhos climatização central, em que os dutos de aquecimento e resfriamento do ar demandam um projeto apropriado.
Nesse caso, apenas os moradores são responsáveis pelos custos de instalação e compra de equipamentos que atendem às necessidades da residência.
Reciclagem de resíduos atende construção civil
A sustentabilidade tem sido pauta em diferentes setores e na construção civil não seria diferente.
A parceria das construtoras e incorporadoras com uma empresa de limpeza pós obra para todos os ambientes é comum e bastante produtiva.
Isso porque todos os resíduos descartados são separados e encaminhados para empresas de reciclagem que aproveitam os diversos materiais que podem ser reaproveitados, como:
- Metais;
- Plásticos;
- Vidro;
- Madeira.
Até mesmo o concreto armado pode ser reutilizado, se transformando em brita e se transformando em blocos, que são aplicados em calçamentos e guias de vias urbanas.
Esse tipo de trabalho atende em grande escala, fazendo uma remoção industrial com máquinas e equipamentos que atendem a carga de material residual.
Área de lazer e garagem protegidos e iluminados
A segurança patrimonial de uma residência está relacionada aos cuidados tomados nas instalações elétricas e no encaminhamento dos resíduos sólidos da construção civil para ambientes adequados.
A economia na conta de energia elétrica pode ir além da instalação de fios e cabos apropriados para cada circuito interno. Isso porque o aproveitamento da luz natural durante o dia também reflete em menos gastos com iluminação artificial.
As portas e janelas devidamente posicionadas em uma residência ajudam nesse aspecto, mas ambientes externos, como a garagem e a área de lazer, também podem receber projetos que valorizam a eficiência energética.
O mercado oferece diferentes materiais de construção para esse casos, como a telha translucida de fibra para cobertura sobre estruturas de metal, madeira ou alvenaria.
Resistente, esse modelo pode ser instalado em intervalos espaçados, permitindo a entrada da luz solar e, ao mesmo tempo, protegendo contra a entrada de raios ultravioleta, que prejudicam a pintura de veículos, ou mesmo de móveis de uma varanda utilizada para descanso.
Outro espaço que recebe esse tipo de material com muita desenvoltura é o jardim de inverno, um lugar aconchegante no interior residencial e que é muito valorizado pelos moradores.
Com um projeto arquitetônico eficiente, desenvolvido por profissionais que pensam no melhor aproveitamento dos recursos naturais, tanto no material utilizado quanto na disponibilidade para a climatização e iluminação de um imóvel, os proprietários só tem a ganhar.
Por isso é importante contar com empresas e escritórios que entendem as necessidades de construção ou reforma imobiliária.
Isso porque eles levam em consideração a legislação ambiental voltada para a engenharia e arquitetura, assim como a remoção e reaproveitamento dos resíduos sólidos da construção civil.