A terraplanagem, ou terraplenagem, é uma das técnicas de extrema importância para a construção civil, pois se cria um solo aterrado que será utilizado como base para a construção de prédios, aeroportos, dentre vários outros projetos.
É importante ressaltar que esse método já era utilizado pelos povos egípcios na construção das monumentais pirâmides. Com o advento da revolução industrial, a criação de novas máquinas foi sendo realizada.
Quais as máquinas usadas na terraplanagem?
A primeira máquina, e a mais conhecida popularmente, é a escavadeira. Seu painel de controle é composto por dois joysticks.
Sua interface é indicada para profissionais mais experientes, principalmente, devido ao fato de que essas máquinas são relativamente mais pesadas e seus processos podem incluir tanto a remoção de materiais, facilitando o assentamento da terra, como também pode ser usada em processos destinados à demolição.
O rolo compactador também pode ser usado em processos de terraplanagem. Possui um trabalho de assentamento bem mais eficiente do que as escavadeiras.
Geralmente são utilizados após haver a descarga de caminhões, onde o solo acaba por ficar disperso, então nesses casos os rolos podem ajudar a uniformizar melhor a terra. Dividem-se em rolos de pneu e os vibratórios.
Podemos também falar também das retroescavadeiras. Considerada uma das máquinas prediletas para trabalho em terraplanagem, principalmente graças à sua versatilidade, que combina a utilidade das carregadeiras.
Além disso, essas máquinas possuem caçambas, o que confere a elas a capacidade de locomover materiais e detritos dentro do canteiro de obras –, com a força das escavadeiras comuns e a escavadeira hidráulica.
O grande problema dessas máquinas é que são destinadas somente a trabalhos de terraplanagem em locais de menor porte.
É possível realizar a Locação de Retroescavadeira por empresas especializadas, onde se paga somente pelo tempo em que serão usadas.
Outra máquina de extrema importância para trabalhos de terraplanagem é o trator agrícola. Seu diferencial está em sua extrema potência e são acoplados a outros equipamentos.
Também podem ser usados para empurrar detritos no solo, criando meios de passagem mais amplos. Sua potência é providenciada por um cardan de trator.
Os processos da terraplanagem
A terraplanagem não se trata somente de um processo onde se aterra o solo para sustentar várias edificações.
Existem diversas etapas para se chegar ao resultado final, e a realização de todas as etapas é de extrema importância, conferindo um solo estável para que se possam ser estruturadas construções civis.
Toda empresa de terraplanagem precisa ficar a par desses passos, pois eles possibilitam que o local atenda às normas da engenharia civil de maneira correta.
A primeira medida a ser tomada é a remoção de árvores e plantas gerais do local. Esse processo também é configurado como desmatamento. Para ele são utilizados serras, pás e as serras automáticas.
Tal procedimento é alvo de muita polêmica e também pode acarretar problemas à empresa responsável pela estruturação do projeto.
A fim de evitar isso, é fundamental que, antes de desmatar, verifique-se com os órgãos governamentais a possibilidade, e também se faça uma consultoria ambiental para compreender se haverá algum tipo de risco às áreas próximas. Também é importante analisar se há vida animal presente nessas áreas.
Após o desmatamento, principalmente se houverem muitas árvores, há que remover os tocos remanescentes. Utilizam-se tratores para tocos maiores e mais fincados ao solo, enquanto os demais podem ser removidos com pás.
Caso seja necessário, é possível realizar queimadas para removê-los totalmente. Se os trabalhadores optarem por realizar isso, é imprescindível que haja um controle absoluto sobre o fogo para evitar que ele se alastre e ocasione incêndios.
Muitas queimadas em florestas são ocasionadas pela falta de atenção na hora da remoção dos tocos.
Por fim, realiza-se a limpeza dos vegetais que sobraram após os processos de queimada e desmatamento – ambos devem ter passado por aprovação nos órgãos responsáveis para serem feitos.
Em casos de solo extremamente úmido é necessário realizar a drenagem. A razão disso é que esses solos, uma vez que não possuem mais árvores, são mais suscetíveis a deslocamentos e erosões.
Quando o solo está totalmente preparado, as máquinas mais pesadas seguem com a compactação para torná-lo o mais uniforme possível para que, então, sejam iniciados os processos de construção civil.