Muitos podem até achar que a movimentação de cargas e a logística dizem respeito apenas a empresas e indústrias, mas para o transporte de máquinas pesadas, a construção civil também precisa utilizar determinados equipamentos de transporte.
Os equipamentos e máquinas de grande porte necessitam de movimentação, especialmente, quando são usados em locais diferentes de onde estão alocados.
Além disso, no caso de mudança das estruturas, é necessário realizar a montagem de maquinários, com o intuito de alocar corretamente todas as estruturas.
No entanto, o trabalho de movimentação e transporte de máquinas não é uma tarefa simples, mas sim, demanda uma série de estratégias planejadas, para que a logística seja eficiente.
Além disso, a logística de equipamentos de grande porte demanda o uso de veículos industriais, já que o procedimento não pode ser realizado somente com a força humana.
Com isso, é possível movimentar as máquinas com agilidade e, ainda, garantir a segurança dos colaboradores, minimizando a ocorrência de acidentes.
Equipamentos para movimentação de máquinas de grande porte
Existem uma série de equipamentos que podem ser usados para o transporte e movimentação de máquinas industriais, como é o caso do caminhão guindaste.
Também chamado de guindauto, ou simplesmente guindaste, trabalha com o içamento de máquinas de grande porte, com uma distância percorrida bem grande.
De maneira geral, o guindaste é projetado em um caminhão convencional, com a montagem de um chassi alongado, que torna o veículo próprio para o transporte de grandes cargas, em diferentes alturas e distâncias.
Ágil e eficiente, o guindauto é capaz de operar, até mesmo, em locais confinados e com limitação de altura.
Outra característica do guindaste é a presença de um sistema hidráulico, que permite carregar e descarregar máquinas pesadas por içamento, especialmente em curtas distâncias.
Os guindautos são capazes de operar com uma grande variação de carga, com extensões de 4,5 toneladas até 25 toneladas, e içamento de 10 a 30 metros.
Além dos guindastes, outro equipamento usado na movimentação de máquinas é o elevador plano inclinado, que é projetado para transportar cargas de um nível para o outro, dentro de um mesmo ambiente. O equipamento é essencial para locais com desníveis ou com difícil acesso.
Vale ressaltar que os elevadores de plano inclinado também estão disponíveis em modelos para residências, prédios e salões, com tamanhos menores para abrigar pessoas, principalmente. Entre outros equipamentos de movimentação de carga, destacam-se:
- Empilhadeiras e paleteiras;
- Guindastes fixos e pontes rolantes;
- Pórticos e semi-pórticos;
- Correias planas.
Finalmente, outro equipamento usado no transporte de máquinas pesadas, bem como no resgate de automóveis, é o guincho plataforma.
Esse instrumento pode ser implementado nos mais diversos chassis e possuem diferentes capacidades de carga, dependendo das necessidades de movimentação.
O funcionamento do guincho é relativamente simples, pois conta com um comando hidráulico de fácil acesso, além dos sobre chassis, que facilitam o transporte de cargas.
Além disso, as plataformas contam com guinchos de cabos hidráulicos, para os processos de arraste dos veículos.
Movimentação de máquinas por empresas especializadas
A movimentação e o transporte de cargas, máquinas e materiais pesados não depende somente de equipamentos especiais, mas também de profissionais qualificados em procedimentos de monta carga industrial.
Por esse motivo, quando for necessário realizar as operações logísticas, é preciso procurar por empresas especializadas, que tenham conhecimento técnico no transporte de maquinários industriais.
Além de contar com equipamentos e veículos específicos, os profissionais também seguem corretamente todas as normas técnicas vigentes, em especial, as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Um dos principais regimentos é a NBR 16147:2013, que versa especificamente sobre os Equipamentos de levantamento e movimentação de cargas, com disposições sobre o comissionamento e demais especificações logísticas.
A NBR 16147:2013 também prevê um conjunto de ensaios e verificações para os equipamentos de movimentação de cargas, com o objetivo de manter todos eles em perfeitas condições de funcionamento.
Ou seja, a norma também dita quais são os procedimentos de manutenção, pelos quais os veículos e equipamentos logísticos devem ser submetidos periodicamente.
Tudo isso pode ser cumprido pelo trabalho realizado por uma transportadora de qualidade, que tem o compromisso de realizar a movimentação de máquinas com qualidade e eficiência.
Além disso, a empresa especializada zela pela segurança em todos os procedimentos de transporte, com respeito ao uso de acessórios de proteção individual e demais dispositivos.