O concreto é composto, essencialmente, por cimento, areia e água, podendo contar com o acréscimo de aditivos para produção de variedades desse material, a depender da maneira como será utilizado.
Esse produto é amplamente utilizado em projetos de construção civil, em estruturas de concreto armado ou metálicas, obras subterrâneas, rejuntes, além de várias aplicações em todas as fases de edificação.
A seguir, trataremos brevemente sobre formas de manejo e o tratamento de concreto.
O adensamento e os vibradores para concreto
O adensamento é uma técnica utilizada na construção civil, na fase de beneficiamento do concreto para fabricação de colunas, alicerces, vigas e outros elementos estruturais.
O método compreende a agitação do concreto para compactá-lo, eliminar a presença de possíveis bolhas de ar e do excesso de água da sua composição.
Assim, garante-se que a superfície do material fique plana e fixa, garantindo um acabamento satisfatório à matéria acondicionada dentro das formas para concreto.
O processo de adensamento do concreto é fundamental para projetos de construção civil, garantindo maior resistência e conservação das estruturas feitas a partir desse material: essa vibração impede que a mistura se torne porosa e mantém sua uniformidade, agindo, assim, exatamente na resistência e na capacidade de duração estrutural da obra.
A técnica fornece ao concreto maior nível de adesão e aumenta sua densidade (o que significa torná-lo impermeável), diminuindo a alteração do volume da mistura, evitando, assim, o surgimento de rachaduras nas estruturas.
O procedimento pode ser executado manualmente, por apiloamento (compactação da mistura), socamento ou mecanicamente por processos de centrifugação ou vibração.
Existem alguns tipos disponíveis de vibrador de concreto, sendo que ele pode ser externo ou interno. No primeiro caso, existem os vibradores de parede, rolos compactadores e mesas vibratórias, cada um deles com uma utilização diferente.
Já os internos podem ser as réguas, máquinas vibroacabadoras ou plataformas vibratórias.
Esses são equipamentos que podem ser adquiridos por compra, por aqueles que precisam realizar uma obra de construção civil, porém, se não for interessante comprar vibrador, é possível, em lojas especializadas, realizar o aluguel de vibrador para concreto.
Tais utensílios são constituídos de duas peças principais: um motor vibrador, que garante o movimento do equipamento e a transferência de sua energia, podendo ser uma versão à gasolina ou elétrico, dependendo do modelo em que é feito; e o magote vibrador, que vem na sequência da mangueira do equipamento e serve para realizar o contato com a mistura do concreto, transferindo a energia gerada no motor até a agulha do vibrador.
O equipamento – que pode ser adquirido através de aluguel de vibrador para concreto – é colocado na mistura que dá origem ao concreto, independente de qual seja sua constituição, ainda fresco e conduz a vibração por meio de movimentos rotativos de uma peça que faz parte do interior dessa ferramenta.
O equipamento terá sua potência definida pela frequência e amplitude de sua vibração.
O vibrador serve, portanto, para realizar a correta acomodação do concreto dentro das formas para concreto, por meio de sua armadura metálica, a fim de evitar o surgimento de bolhas de ar e manter a massa mais homogênea.
Vale lembrar que, como o concreto é formado pelo conjunto de alguns elementos (água, cimento, areia e aditivos), é necessário operar o vibrador de forma correta e pelo tempo certo, para não causar o desmembramento desses elementos.
As formas para concreto
As formas para concreto são algumas caixas em formatos distintos, colocadas em uma obra para assegurar o formato geométrico dos elementos de concreto usados nas estruturas dos projetos de construção civil.
Tem como principal função modelar os materiais deste composto para aplicação em diversas funções em uma obra.
As formas podem ser feitas a partir de diversos materiais, como aço, papelão, vidro, madeira ou pvc, e sua utilização depende da resistência necessária e do formato das estruturas empregadas nas obras.
O tratamento de concreto aparente
O concreto aparente é um material composto, basicamente, dos mesmos elementos que o concreto convencional, tendo a diferença que sua aplicação não conta com a junção de nenhum tipo de revestimento, ficando, portanto, aparente na obra em que é empregado.
O Tratamento de concreto aparente é realizado nas áreas superficiais desse tipo de composto, a fim de assegurar a impermeabilização e a proteção do concreto.
Suas etapas são compostas por um lixamento mecânico, o estucamento a partir de argamassa aditivada e a realização de uma pintura de acabamento com função de proteger o material.
A função primordial do tratamento é assegurar que o concreto mantenha sua integridade, atingindo uma vida útil prolongada.
Além disso, o Tratamento de concreto aparente mantém sua aparência agradável, uma vez que elimina todas as impurezas de sua constituição.