Jacuzzi é um nome proveniente do italiano usado para designar uma banheira de hidromassagem, e é também uma marca registrada. Ou seja, um símbolo utilizado para remeter a uma empresa ou bem de serviço.
Portanto, Jacuzzi remete ao sobrenome de uma família de origem italiana que migrou para a Califórnia, nos Estados Unidos no ano de 1907, onde criou uma empresa voltada a construção de aeronaves.
Ainda, na agricultura, foi responsável pela criação de um sistema de irrigação que funcionava através de bombas hidráulicas.
No ano de 1956, um dos membros da milionária família precisou realizar um tratamento para a artrite reumatoide (uma doença inflamatória que acomete as articulações) cujas dores não cessavam.
Diante disso, a família Jacuzzi desenvolveu um projeto que adaptava o sistema hidráulico anteriormente fabricado para dentro de uma banheira, possibilitando um tratamento de hidroterapia que se mostrou altamente eficaz.
A jacuzzi, posteriormente refinada, configura-se por um conjunto de jatos de água que mantém o líquido em movimento.
Ao longo do tempo, esse sistema foi se popularizando em ambientes domésticos e spas, uma vez que sua principal função é oferecer ao usuário um relaxamento corporal, promovendo uma série de benefícios, como uma maior qualidade de sono.
Utilizações da banheira jacuzzi
As banheiras são usadas, por exemplo, em sessões de hidroterapia, que designa alguns tipos de tratamentos terapêuticos que utilizam as propriedades da água.
Vale lembrar que as primeiras unidades fabricadas destinavam-se, justamente, ao uso hospitalar.
A banheira jacuzzi é um tanque composto por sistemas de aquecimento e de filtração da água, mantendo-a em uma temperatura constante e o líquido limpo.
Um dos seus benefícios é a praticidade de não precisar estar conectada a uma entrada de água, podendo ser enchida com o uso de algum dispositivo externo, como uma mangueira comum.
Ao longo do tempo, as banheiras foram aperfeiçoadas e hoje estão disponíveis em diversos modelos e tamanhos, sendo possível agrupar até sete pessoas de uma vez em alguns deles.
A variedade de modelos garante também alta adaptabilidade ao tipo de decoração do ambiente onde ela é instalada, tanto em ambiente interno como externo.
A manutenção de uma banheira jacuzzi e alguns dispositivos necessários para sua instalação
Por possuir um sistema de filtragem próprio, não é necessário que a água de uma banheira jacuzzi seja trocada com frequência. É preciso, apenas, realizar um processo de drenagem a cada três anos.
Também, recomenda-se proceder a verificação do pH da água duas vezes por semana. O ph consiste em um índice que mede a acidez, e esta deve estar entre 7 e 7,4 (condição de neutralidade).
Além disso, é necessário verificar a alcalinidade (quantidade de substâncias presentes na água) e sua dureza cálcica (concentração de íons de determinados minerais).
Esse tipo de ajuste deve ser realizado de acordo com o que o fabricante determina nos manuais de instrução.
Por exemplo, a higienização e limpeza da banheira deve ser realizada sem a adição de produtos químicos e com uma esponja macia para que não haja desgaste do material.
Há alguns detergentes feitos propriamente para realizar essa limpeza e determinados acessórios próprios, como por exemplo: escovas, rede para remoção de folhas das áreas externas onde ela for instalada, aspiradores específicos de limpeza, etc.
O local onde a banheira será instalada necessita, ainda, de um reservatório de água com capacidade suficiente para enchê-la, uma vez que, como dito anteriormente, isso pode ser feito por um sistema interno, como uma mangueira.
Uma opção é adquirir uma caixa dagua 5000 litros. A instalação desse tipo de banheira também requer a preparação dos sistemas hidráulico e elétrico de uma casa.
É preciso que o profissional responsável pela montagem e pelos procedimentos que acompanham a estrutura da edificação, o tipo de tecnologia da banheira, bem como as dimensões do espaço em que ela será instalada.
Ainda, é preciso que se contrate um serviço de impermeabilização de coberturas planas, uma vez que requer esse procedimento com impermeabilizante para que não haja vazamentos para a estrutura onde a banheira é instalada.
Impermeabilização é um procedimento que evita a infiltração de água através da aplicação de produtos específicos para esse fim.
Por fim, o valor de uma jacuzzi varia de acordo com o modelo, processos que ela oferece e outras informações pertinentes ao produto. O ideal é realizar uma pesquisa de mercado, optando assim pela banheira com melhor custo-benefício.